Sexta-feira, 20 de Abril de 2018
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Corrida Flash Póvoa

Triunfo de Telles Bastos e dos Grupos de Forcados
09 de Agosto de 2009 - 09:22h Crónica por: - Fonte: - Visto: 1225
Corrida Flash Póvoa Foi com meia casa que a Monumental da Póvoa do Varzim recebeu a Primeira Corrida Flash Póvoa.

Para lidar um curro de Veiga Teixeira anunciavam-se os cavaleiros António Maria Brito Paes, Manuel Telles Bastos e o recém doutorado Francisco Palha. Para as pegas os Forcados Amadores de Coruche e das Caldas da Rainha. Cinha Jardim apadrinhava esta corrida em que o grupo de sevilhanas Baila en Pasión actuou no intervalo e no fim do espectáculo, condimentos que aumentavam o interesse numa corrida realizada fora das datas tradicionais da Monumental poveira, mas cujo sucesso justifica repetição.

Brito Paes andou desacertado com os compridos no primeiro toiro do seu lote, mas nos curtos superou-se e cravou ferros de grande nível, sobretudo o primeiro, um ferro de frente com verdade e muita classe. No quarto toiro da noite voltou a não estar bem no início da lide sofrendo diversos toques na montada, para o segundo curto trocou de montada e então animou o público com bons ferros e adornos de alta escola. Pegou o seu primeiro o cabo dos Focados Amadores de Coruche Amorim Lopes e o segundo o forcado Óscar Carvalho das Caldas da Rainha, ambos ao primeiro intento.

Telles Bastos foi o triunfador da noite e espalhou pela arena da Póvoa toda a sua classe e toreria, demonstrando a sua excelente condição de cavaleiro e o bom arranjo das suas montadas. Clássico entre clássicos, provou que não são necessários adornos desmedidos para entusiasmar o público e que não são os cavalos craques com números sempre iguais que definem o bom toureiro, antes o trabalho e a verdade. O seu primeiro toiro, um manso que raspava muito e cedo procurou o refúgio das tábuas, não colaborou, mas permitiu ver a capacidade de lide de Telles Bastos. O quinto proporcionou ao ginete da Torrinha uma grande lide e um grande triunfo. Ferros com verdade, adornados por ares de alta escola, terminando com um palmo de bom nível. Apenas se poderá apontar uma velocidade um pouco excessiva, que o cavaleiro certamente corrigirá com o tempo.

Pegaram à primeira os forcados Francisco Rebelo de Andrade pelas Caldas e Rui Godinho de Coruche, protagonizando duas grandes pegas.

Francisco Palha apresentou-se na Póvoa depois da sua alternativa, não tendo tido os colaborantes que concerteza desejava. No seu primeiro toiro, um manso que dificilmente se arrancava, passou por algumas dificuldades para deixar a ferragem da ordem. Esteve melhor no último toiro da noite cravando alguns bons ferros curtos e terminando com um violino de boa nota. De apontar a feia atitude de atirar o tricórnio ao toiro. Pedro Crispim e Mário Carneiro, pelo Forcados de Coruche e Caldas, respectivamente, pegaram os seus toiros à primeira tentativa.

Balanço positivo de um espectáculo que decorreu em excelente ritmo e que ficou marcado pela juventude e classicismo dos cavaleiros (que bonito é ver dois cavaleiros tourearem de tricórnio!). Dirigiu com acerto o Sr. Nuno Nery a que apenas se poderá apontar alguma benevolência na hora de conceder música.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2018 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a devida autorização.