Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Granja, Murteira Grave + Dias Coutinho = Espetáculo

A Granja presenciou uma agradável tarde de toiros. Houve bons e maus momentos mas monotonia nunca!
16 de Setembro de 2012 - 12:23h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3551
Granja, Murteira Grave + Dias Coutinho = Espetáculo

Foi com meia casa que a praça de toiros da Granja assistiu a uma agradável tarde de toiros. Lidaram-se reses de duas ganadarias que pastam na freguesia, Murteira Grave e Dias Coutinho. No trapio houve diferenças. Os Murteira Graves saíram com mais carne, mais osso e mais cara. Os Dias Coutinho apresentaram-se mais pequenos e com menos pitons. Em termos comportamentais houve mais semelhanças. Expecto o segundo, um Dias Coutinho, o encerro foi bastante colaborador. Se algumas complicações houve nas lides a cavalo, dos toiros não foi a culpa. Atuava Marco José, Filipe Gonçalves e Tiago Carreiras. No final Manuel Comba lidou um Dias Coutinho. Envergavam as jaquetas o GFA de Safara, o GFA de Arronches e o GFA da Póvoa de São Miguel. Disputava-se o prémio para a melhor pega.

 Abriu praça Marco José. Pela frente um excelente Dias Coutinho de pelo negro, ao qual Marco José não teve a capacidade de lhe dar a lide que este merecia. José empenhou-se em sacar cavalos pouco rodados, o desacerto foi uma constante e as colhidas não demoraram em aparecer. Das bancadas assobios, do cornetim avisos e do ruedo um toiro muito por cima do cavaleiro. Uma lide para esquecer (ou não). Mas ante o quarto da tarde, um Murteira Grave de pelagem negra, a história foi outra. José aqui já não inventou e montado nos seus melhores cavalos desenhou uma lide bastante aplaudida pela afición de Granja. O Grave ajudou-o em tudo e José desta vez já não desperdiçou a matéria-prima. Apostou em reuniões na cara do toiro, carregadas de perigo e de verdade. Ganhou a aposta.

Seguiu-se-lhe Filipe Gonçalves que sorteou um lote mais desigual. O seu primeiro, um negro listón com o ferro de Dias Coutinho, saiu com gás mas rapidamente se rachou. Faltou-lhe mobilidade, iniciativa, fundo e casta mas a verdade é que nunca complicou em demasia o labor de Gonçalves. O algarvio transformou as dificuldades em motivação e, ao seu irreverente estilo, esboçou a lide mais aplaudida da tarde. Uma lide com princípio, meio e fim frente a um toiro que pouco lhe ofereceu demonstraram, uma vez mais, que Gonçalves atravessa um magnífico momento. Frente ao quinto, um negro de Murteira Grave, assinou mais uma excelente atuação. Desta vez apostou mais na correção e em fazer as coisas bem, já que a emoção desta feita era propriedade do toiro. Dos tendidos as palmas saíram com facilidade.

A Tiago Carreiras tocou-lhe em sorte um colorado de Murteira Grave e um negro de Dias Coutinho. O Grave mais sério, o Dias Coutinho mais comodo mas ambos bastante colaboradores. Frente ao Grave Carreiras esteve bastante esforçado. Arrancou-se de frente, reuniu com acerto e bregou com toreria. Com o Dias Coutinho apostou nos quiebros mas perdeu a aposta já que houve algum desacerto nas reuniões. Ao cair do pano meteu-se por dentro e cravou um arriscadíssimo par de bandarilhas que a afición da Granja aplaudiu com força.  

 No capítulo das pegas, o GFA de Safara consumou as suas pegas ao primeiro intento por intermedio de Ruben Campaniço e Bruno Valente, respetivamente. Pelo GFA de Arronches, Nuno Rosado consumou à primeira tentativa a pega que viria a ser considerada a melhor da tarde, a do segundo toiro. Manuel Cardoso foi o encarregado de ir à cara do quinto, consumando também ele ao primeiro encontro. Pelo GFA da Póvoa de São Miguel, José André dos Santos pegou ao quarto intento o terceiro da tarde, depois de dobrar Fábio Madeira que saiu lesionado na primeira tentativa. Para a cara do sexto partiu João Timóteo que apenas conseguiu consumar a pega ao sexto intento.

 Fechava o cartel Manuel Comba que “lidou” de más maneiras um negro de Dias Coutinho. Comba tinha dificuldade em reunir e não teve capacidade para templar os desenfreados galopes que este Dias Coutinho imprimia depois da cravagem dos ferros. As colhidas surgiram, e por azar violentíssimas! Um cavalo lesionou-se gravemente, o cavaleiro apeou-se e só não foi colhido por milagre…  Um caus! Das bancadas não demoraram em sair os assobios e as gargalhadas. Desacerto total! Pegou este toiro Álvaro Pereira, dos Amadores de Safara, ao terceiro encontro, sendo ajudado por elementos dos três Grupos presentes em praça.               

                              

                      

Fotos da Corrida de Toiros da Granja.

As fotos captadas pela objectiva de Hugo Veigas na Corrida de Toiros da Granja.
18 de Setembro de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Hugo Veigas
Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja. Fotos da Corrida de Toiros da Granja.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.