Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Luís Rouxinol em noite triunfal

Corrida das Vindimas na "Carlos Relvas" em Setúbal
02 de Agosto de 2015 - 17:58h Crónica por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2403
Luís Rouxinol em noite triunfal

A Centenária Praça de Toiros “Carlos Relvas” em Setúbal, recebeu no prmeiro dia do mês de agosto uma corrida de toiros inserida na Feira de Sant´Iago e denominada como Corrida das Vindimas.


Noite agradável de verão, registando a praça uma enchente como há muito não se via nesta cidade, sem esgotar a lotação, estiveram muito bem compostas as bancadas dos vários setores, corrida cujo cartel era bem aliciante dado ser constituído por três cavaleiros profissionais, como são João Moura, Luis Rouxinol e Sónia Matias, os valorosos e prestigiados Grupos de Forcados Amadores de Santarém, que comemoram esta temporada 100 anos de existência e Alcochete, e seis toiros da ganadaria Vinhas com  prestigio em Portugal e Espanha.

Das Faias, perto de Pegões veio o Triunfador da noite, que foi Luis Rouxinol, a Figura que mais aplausos recebeu, tendo sido dos três cavaleiros o que melhor esteve ao longo da noite.


A Corrida teve duas partes bem distintas uma da outra a vários níveis.


João Moura, foi o primeiro cavaleiro a atuar e coube-lhe lidar o primeiro toiro da noite, com o peso de 525 quilos, exemplar com muita pata, um toiro bem no tipo do encaste Santacoloma, que proporcionou alguns bons momentos de toureio a esta cavaleiro, quando bregou e lidou exemplarmente este seu primeiro do lote, teve uma atuação muito rápida, ofereceu aos seus fiéis seguidores e ao público em geral bons momentos e bons ferros, quer nos dois compridos dos quais destaco o segundo, e na série de quatro curtos que foram bons e bem cravados, pena ter deixado a montada sofrer dois toques em dois ferros, e dois de palmo com realçe para o primeiro que foi muito bom. Atuação com momentos agradáveis, pena que tivesse recorrido ao apoio dos seus bandarilheiros para colocarem o toiro em sorte, e depois sair após os cites para o momento de reunião e deixar os ferros. Um João Moura longe de outras grandes atuações a que nos habituou.

Luís Rouxinol, lidou o segundo toiro da noite com o peso de 585 quilos exemplar com mais peso da noite, começou a lide cravando três bons ferros compridos, e três ferros curtos com realce para o terceiro, deu por concluida a sua primeira atuação, cravando um bom ferro de palmo. Atuação em crescendo e muito agradável, tendo o público solicitado o seu habitual par de bandarilhas, pedido ao qual resistiu e bem, pois o toiro não tinha condições de lide, para poder cravar o referido par. Deixou pois os aficionados satisfeitos com a sua boa atuação.

Sónia Matias, lidou o terceiro toiro com o peso de 500 quilos, deu início à sua atuação cravando dois bons ferros compridos, passou para a série dos curtos e cravou quatro ferros com destaque para o primeiro, que foi o melhor da série. Deixou um bom ambiente, pois a sua atuação agradou ao público.

João Moura, lidou o quarto da noite e segundo do seu lote com o peso de 515 aquilos, cravou dois bons  ferros compridos com destaque para o primeiro da série, e na série de cinco curtos que foram bons damos destaque ao segundo, terceiro e quarto da série. Desta vez esteve melhor na lide, brega, nao necessitando da ajuda dos bandarilheiros para a colocação do seu oponente. Foi uma atuação muito agradável do cavaleiro de Monforte, que muito agradou ao público, deixando pois bom ambiente desta vez.

Luís Rouxinol, lidou o quinto toiro da noite com o peso de 450 quilos, iniciou a sua atuação com três bons ferros compridos, com destaque para os dois primeiros da série, passou para a série dos curtos e cravou bons ferros, cravou também um ferro de palmo e para finalizar a sua grande atuação cravou um excelente par de bandarilhas. cuidou do toiro, bregando muito bem e cuidando bem dos cites e das reuniões.. Atuação triunfal perante este toiro.

Sónia Matias, lidou o sexto toiro da noite com o peso de 520 quilos, mostrando-se um pouco nervosa no início da sua atuação, pelo que os dois ferros compridos que cravou ficaram bastante descaídos em especial o primeiro, passou para a série dos curtos e cravou com mais acerto quatro ferros,  mostrando-se mais segura perante um oponente manso. Atuação agradavel desta cavaleira.  

Os dois Grupos de Forcados em praça, nao tiveram uma noite muito fácil, pois os toiros nem sempre foram bons colaboradores, porém nao deixaram por mãos alheias os seus créditos de Grupos de prestigio, executando boas pegas.

O Grupo de Forcados Amadores de Santarém pegaram o primeiro, terceiro e quinto da ordem sendo caras os forcados: David Inácio à barbela e à primeira tentativa, sendo bem ajudado pelo grupo; Rubem Giovetti, à primeira e à córnea e Luis Seabra à córnea e à terceira tentativa.

O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, pegaram o segundo, quarto e sexto da ordem, tendo sido caras os forcados: Vasco Pinto à primeira numa dura, emotiva e rija pega, sendo muito bem ajudado pelo grupo. Foi a pega da noite; João Machacaz à segunda e à barbela foi uma uma grande pega e bem ajudado pelo grupo e Fernando Quintela à primeira e muito bem ajudado pelo grupo.

Os toiros desta noite com ferro e divisa da Ganadaria Vinhas, cujo efetivo pasta na Herdade do Zambujal, perto de Águas de Moura, estavam bem apresentados, sem pesos exagerados entre os 450 e os 585 quilos, foram de mais a menos, com exceção para o primeiro e quinto da noite.

Uma palavra de apreço para a atuação dos campinos da Casa Agrícola do Engº. José Samuel Lupi, que estiveram bem na recolha dos toiros.


Igualmente uma palavra de apreço para os Bandarilheiros, que evitaram de intervir no trabalho de condução e maneio dos cabrestos e na recolha dos toiros, só intervindo mesmo, quando os campinos solicitaram a sua colaboração.

Dirigiu a corrida um Delegado do IGAC, assessorado por um Médico Vererinário, um cornetim e um Agente da Autoridade da PSP local

Abrilhantou a Corrida a Banda da Sociedade Filarmónica 1º. de Dezembro de 1854 do Montijo, que interpretou vários Pasodobles do seu vasto reportório, como Joselito Bienvenida, Gato Montes, Amparito Roca, La Puerta Grande, Al Litri e muitos outros.


Queremos aqui deixar o nosso agradecimento como a Equipa do Tauródromo. com é sempre bem tratada pela Empresa do Senhor João Pedro Bolota.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.