Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Gilberto Filipe e João Paulo os Triunfadores

1ª. Grande Corrida Casa do Benfica do Montijo
31 de Maio de 2015 - 17:36h Crónica por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2197
Gilberto Filipe e João Paulo os Triunfadores

Realizou-se ontem na Monumental Praça de Toiros “Amadeu Augusto dos Santos”, a 1ª. Grande Corrida de Toiros da Casa do Benfica da cidade do Montijo, com um cartel composto por artistas simpatizantes e adeptos do Benfica, como são os cavaleiros Luis Rouxinol, Sónia Matias e Gilberto Filipe, os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Montijo comandados respetivamente por Pedro Espinheira, Márcio Chapa e Ricardo Figueiredo e um curro de toiros da Ganadaria de Cunhal Patrício, Herdeiros, com quatro anos cumpridos.

Cerca de meia casa preencheu as bancadas da praça numa noite ventosa e fria, mas não deixou de transmitir algum calor entre os muitos aficionados que se deslocaram à praça e os artistas que tudo fizeram por estarem bem e agradarem.

Assim foi a corrida e as atuações de cada participante:

Luis Rouxinol como cavaleiro mais antigo foi o primeiro a atuar, lidando um bonito exemplar de pelagem preto, com o peso de 530 quilos e o número 2. Deu início à sua lide cravando três ferros compridos à tira, que foram bem cravados e com muito boa qualidade, na série dos curtos, cravou três ferros com destaque para o segundo e terceiro, cravou depois mais um a pedido do público igualmente muito bom, acabando a sua atuação com a cravagem de um ferro de palmo ou palmito igualmente muito bom. Foi uma atuação muito agradável com bons momentos de toureio e bons cites, os quais nem sempre bem finalizados depois. Mas esta atuação agradou bastante ao público. Bom começo de corrida.

Sónia Matias, lidou o segundo toiro da noite, sendo o mais pesado da corrida, de pelagem preta, bragado corrido e axiblanco, com o peso de 565 quilos e o número 27,. Começou por cravar dois ferros compridos com destaque para o primeiro, já que o segundo ficou descaído, na série dos curtos cravou quatro bons ferros, tendo assim uma agradável atuação, com bons momentos de brega e de toureio.

Gilberto Filipe, lidou o terceiro toiro da noite de pelagem preta e meano, com o peso de 530 quilos e o número 11, Começou a lide cravando dois ferros compridos à tira, de muito boa qualidade, na série dos curtos cravou cinco ferros todos de muito boa qualidade, sendo o quinto e último da série a pedido do público, pelo que teve uma atuação muito boa, chegando forte às bancadas e recebendo os mais calorosos aplausos da noite, terminando a sua atuaçao na qualidade triunfador.

Segunda parte da corrida:

Luis Rouxinol lidou o quarto toiro da noite de pelagem preta, bragado corrido e axiblanco com o peso de 550 quilos e o número 43. Começou a sua lide com a cravagem de três ferros compridos á tira, com destaque para o primeiro e terceiro, na série de cinco curtos, sendo que o último foi a pedido do público, deixou dois ferros muitos bons, o terceiro em sorte de violino, e depois dois ferros em sorte a sesgo, pois este seu segundo toiro do lote, foi muito manso enquereçando-se nas tábuas, e a muito custo e labor por parte do cavaleiro ou dos bandarilheiros de lá saía. Atuação de muito labor e agradável de ver.

Sónia Matias, lidou o quinto toiro da noite de pelagem preta, com o peso de 515 quilos e o número 13. Começou por cravar dois ferros compridos, com realce para o primeiro à tira, uma vez que o segundo ficou traseiro e descaído, na série dos curtos cravou cinco ferros com realce maior para o primeiro, e depois para o quarto e quinto em sorte de violino. Uma atuação cheia de valor e de muita garra, pois teve pela frente um toiro que levantou muitos problemas, mas com a ajuda das montadas, conseguiu uma atuação que agradou ao público.

Gilberto Filpe, lidou o sexto e último toiro da noite de pelagem preta, bragado corrido, com o peso de 535 quilos e o número 19. Deu início ao seu labor cravando dois ferros à tira muito bons, na série de curtos, cravou seis ferros, com realce para segundo e sexto da série que foram muito bons. Atuação bastante agradável, perante um toiro pouco colaborador.

Os três Grupos de Forcados Amadores, não tiveram uma noite muito fácil, no que diz respeito à concretização das pegas

Ao Grupo do Ribatejo coube pegar o primeiro e quarto toiro da noite;

No primeiro foi à cara o forcado Ruben Morais que se fechou à córnea e à primeira tentativa; O quarto toiro foi pegado por João Espinheira à quarta tentativa.

Ao Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, pertenceu pegar o segundo e quinto toiro:

No segundo foi à cara o cabo Márcio Chapa que pegou à terceira tentativa à córnea; No quinto foi à cara o forcado João Caçoete à primeira e à barbela.

Ao Grupo do Montijo coube pegar o terceiro e sexto toiro:

No terceiro foi à cara o forcado Ricardo, que se fechou à primeira; No sexto toiro foi à cara o forcado João Paulo, que consumou a sorte à primeira tentativa, executando a melhor pega da noite.

Estavam em disputa dois prémios para premiar a Melhor Lide a Cavalo e a Melhor Pega. No final o júri decidiu eleger como Triunfadores da noite:

Gilberto Filipe pela sua primeira lide, e o forcado João Paulo dos Amadores do Montijo, na sexta e última pega.

Todos os cavaleiros escutaram música durante as suas atuações,

Os seis oiros lidados estava bem apresentado e cumpriram na generalidade, com exceção do quarto e quinto que foram quanto a nós os piores em termos de lide.

Abrilhantou a Corrida a Banda da Sociedade Filarmónica 1º. de Dezembro de 1854 do Montijo, com um agradável reportório de Pasodobles.

Durante a brega do segundo toiro do lote da cavaleira Sónia Matias, o Bandarilheiro José Russiano foi colhido com violência, sendo levado em braços para a enfermaria da praça, e transferido posteriormente para o Hospital Garcia da Orta, a fim de ser observado em pormenor, sobre possíveis lesões que tenha sofrido, dado que foi bastante maltratado pelo toiro após várias investidas sobre o referido bandarilheiro

Daqui enviamos um abraço e votos das suas rápidas melhoras.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.