Campo Pequeno trofeu D. José João Zoio

Apesar de ser uma corrida televisionada na passada quinta-feira assistiu-se a uma enchente no Campo Pequeno com a praça totalmente esgotada. A ultima corrida do Abono de 2009, uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa, decidia também quem levava para c
Quinta, 1 de Outubro de 2009 20:30h - Visto: 934 - Autor: Valter Santos - Fonte: Taurodromo.com - A tua Tertulia Digital - Hits: 157
Campo Pequeno trofeu D. José João Zoio
Apesar de ser uma corrida televisionada na passada quinta-feira assistiu-se a uma enchente no Campo Pequeno com a praça totalmente esgotada.

A ultima corrida do Abono de 2009, uma corrida de Gala à Antiga Portuguesa, decidia também quem levava para casa o trofeu D. José João Zoio que dava direito a integrar a o cartel da corrida extra abono a realizar no próximo dia 15, igualmente no Campo Pequeno.

O cartel era composto por Joaquim Bastinhas, António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Paulo Jorge Santos e o praticante Tiago Carreiras, os toiros eram de Eng. Luís Rocha com pesos entre 534Kg e 604Kg, e as pegas estiveram a cargo do G.F.A de Lisboa e G.F.A de Vila Franca de Xira.

Iniciou as lides Joaquim Bastinhas, com o seu estilo próprio muito cedo chegou ao publico, apesar de algumas passagens em falso, teve uma lide regular deixando dois bons ferros curtos.

O segundo da noite coube a António Ribeiro Telles, que o esperou à porta dos curros, e o lidou exemplarmente. No seu jeito clássico escolheu bem os terrenos e preparou as sortes com mestria, fazendo o toiro crescer ao longo da lide, não fosse uma lide tão longa e com tantos ferros e teria mais brilho.

Rui Salvador não entendeu o seu oponente, andou esforçado mas não nos mostrou a valor que todos lhe reconhecemos. Frente a um toiro que veio a menos durante a lide, levou alguns toques na montada, ainda assim, a pedido do publico cravou mais um que nada trouxe de positivo. Já é altura dos que se deslocam as praças entenderem que uma lide longa não significa uma boa lide, e muitas vezes os cavaleiros acabam por estragar boas lides, para não defraudarem o publico que exige sempre mais um ferro, mesmo vendo que o toiro já não tem condições para isso.

A Luís Rouxinol saiu o melhor da noite com uma investida franca e nobre. O cavaleiro de Pegões entregou-se à lide, andou regular nos compridos e nos curtos utilizou o velhote Mustang e a ampla variedades de sortes que este cavalo proporciona para adornar a sua lide. Na primeira praça do país Luís Rouxinol provou porque continua a ser figura ano após ano.

Paulo J. Santos saiu o mais pesado com 604Kg. O cavaleiro vinha com vontade de triunfar em Lisboa mas tal não aconteceu, pisou terrenos proibidos o que lhe valeu alguns toques na montada, deixou no entanto um bom ferro curto o 3º, numa lide demasiado extensa.

Tiago Carreiras voltava ao campo Pequeno depois de uma boa actuação, que desta vez não consegui repetir. Ficou bem evidente que "Quirino", a estrela da sua quadra, lhe faz muita falta. Teve uma lide com alguns toques e ferros cravados fora do sitio, melhor sorte para a próxima, pois todos sabemos que Tiago sabe fazer melhor.

No capitulo das pegas começaram o G.F.A de Lisboa
Francisco Mira (3ª) após algumas tentativas desfeitas e outras em que o forcado não se conseguiu fechar de pernas. Recusou a volta e bem

João Vasco Lucas(1ª), com o toiro a viajar com a cara embaixo e entrar pelo grupo sem problemas.

Pedro Miranda (2ª) na primeira tentativa o forcado fecha-se mas não aguenta os derrotes do toiro saindo da cara do toiro. Na segunda tentativa o focado fecha-se bem à cornea com o grupo a ajudar em especial o primeiro ajuda que deu, com justiça, a volta à arena.

Pelo G. F. A. de Vila Franca de Xira pegaram:
Pedro Castelo, (3ª) depois de duas tentativas em que o forcado não se consegui fechar de pernas à 3ª a pega é consumada com o grupo a ajudar, recusou dar a volta a arena.

Nuno Casquinha,(2ª) na primeira tentativa o toiro derrota forte o forcado sai da cara tenta-se recompor a pega é consumada mas o forcado não esta na cara do toiro. Na segundo intento aguenta alguns derrotes na viagem mas o grupo ajuda.

Vasco Dotti (2ª)fez uma das pegas mais emotivas da noite devido a uma bandarilha que por poucos centímetros não lhe causou nenhuma lesão grave. Na primeira tentativa citou calmo e com confiança mas não se fechou na cara do toiro devido ao forte impacto de sofreu no peito pela bandarilha, fosse esse impacto centímetros a cima na região do pescoço e teríamos agora aqui a discutir uma vez mais a questão das bandarilhas...ate quando IGAC até quando ...quantos mais feridos ou mortes terão de ocorrer... Na segunda tentativa realizou uma boa pega com o grupo a ajudar coeso.

O prémio D. José João Zoio foi entregue a Luís Rouxinol

Este artigo ainda não foi comentado.
Utilize a janela abaixo para comentar este artigo.
Para dar a sua opinião
é necessário estar Autenticado.
Se ainda não é membro do Taurodromo.com, Registe-se Aqui.
Pensamento da semana
Islera: mais que uma vaca, o símbolo da verdade da festa

Islera: mais que uma vaca, o símbolo da verdade da festa

O perigo, a tragédia, a verdade da festa e a mãe do toiro que tirou a vida a "Manolete"
Tertúlia Taurina
 
 
Página Inicial Registar Recuperar Password Notícias dos membros Crónicas dos membros Membros registados
Galerias Fotográficas
Imagens das Aulas Práticas V Encontro Internacional de Escolas TaurinasImagens da Tenta com a Ganadaria Jorge de CarvalhoImagens da Abertura da Temporada em MourãoImagens do 2º Fórum Mundial da Cultura TaurinaImagens do Treino do GFA de Arruda dos VinhosPedro Salvador Apresenta as Máquinas para 2012Imagens da participação dos Alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno nos dias 20, 21 e 22 de Janeiro.Pedro SalvadorAficionados no Parlamento para a discussão petição Nº 2/XII/1, "Solicita o fim das corridas de touros em Portugal"Arte & Emoção com a escola "A Poisada do Campino" na Azambuja Mais Galerias
Crónicas
Cartaxo Encerrou a Temporada com uma Magnífica Tarde de Toiros Vitor Mendes triunfador na ultima do Coliseu de Redondo. António Telles vence Troféu João Núncio em Évora Primeiro Festival Taurino da Laço em Salvaterra de Magos Transmissão em direto do Festival Taurino a favor da Fundação LVida no Campo Pequeno Mais crónicas
Agenda Taurina
DOM - 05 de Fevereiro
Campo Pequeno - Evento Taurino, 15:30h Campo Pequeno - Evento Taurino, 17:00h
SAB - 11 de Fevereiro
Vinhais - Corrida de Toiros, 14:30h Granja - Festival Taurino, 15:15h
DOM - 19 de Fevereiro
Sobral da Adiça - Recortadores, 16:00h Mais espectáculos