Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Sanjoaninas 2015 Apostam na Diversidade e Qualidade Repetindo os Triunfadores de 2014

Diversidade e qualidade são as bases dos cartéis da Feira Taurina de São João de 2015 na Ilha Terceira agendados para os dias 21, 24 e 28 de Junho na Praça de Toiros Ilha Terceira.
17 de Abril de 2015 - 12:39h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 3115
Sanjoaninas 2015 Apostam na Diversidade e Qualidade Repetindo os Triunfadores de 2014

Diversidade e qualidade são as bases dos cartéis da Feira Taurina de São João de 2015 na Ilha Terceira agendados para os dias 21, 24 e 28 de Junho na Praça de Toiros Ilha Terceira. Pela manhã do dia 16 de Abril, no salão João Borba da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, o presidente da maior e mais importante instituição taurina açoriana, Arlindo Teles, destacou que ainda num cenário de crise económica que este ano afectou de forma substancial o orçamento dos festejos taurinos das Sanjoaninas, a Tertúlia preferiu manter a filosofia da sua estratégia e privilegiar a qualidade que o público exige e merece.

Nesses trâmites, privilegiou-se a manutenção do concurso de ganaderias, apostando em ferros conceituados, diversidade idade e trapío dos toiros. Nesse sentido, a organização da feira, recorreu à compra de exemplares fora da região, dada a escassez de animais com idade e trapío que surgiu este ano nas ganaderias açorianas. Entre os ferros vindos do exterior, estão Miura e Vinhas que marcam a sua estreia nos Açores, e o de Jandilla e Assunção Coimbra que regressam à Ilha Terceira. Às ganaderias peninsulares juntam-se as divisas açorianas de Rego Botelho e João Gaspar.

A corrida de toureio a pé continua a merecer lugar de referência, dada a sua importância na promoção da tauromaquia açoriana a nível internacional. Neste espectáculo irão estar presentes os toureiros espanhóis Antonio Ferrera e Diego Urdiales, com o jovem francês Juan Leal que foi o triunfador das Sanjoaninas 2014.

No toureio a cavalo, regressa o cavaleiro triunfador das Sanjoaninas 2014 Vitor Ribeiro, a figura d toureio a cavalo português Luís Rouxinol e o valoroso Gilberto Filipe. A oportunidade abre-se aos cavaleiros locais Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona, na possibilidade de disputarem o prémio de melhor lide com os companheiros peninsulares. As pegas ficarão a cargo dos Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Forcados Amadores do Aposento da Moita e Forcados Amadores do Ramo Grande.

A componente tauromáquica das Sanjoaninas voltará a contar com uma componente de promoção da tauromaquia junto dos mais jovens, com a tradicional “Corrida das Crianças e Idosos”. Para a edição de 2015 este festejo terá a presença de dois jovens toureiros: o novilheiro português “Juanito” e o cavaleiro Manuel Sousa, descendente de açorianos nos Estados Unidos da América. Além das lides de reses bravas e da presença de grupos de forcados juvenis, irão voltar actividades lúdicas taurinas à semelhança do ano anterior.

As festas Sanjoaninas contam ainda com uma forte componente de tauromaquia popular entre eles duas esperas de gado e seis touradas à corda. Para estes festejos estarão presentes grande parte das ganaderias terceirenses, nomeadamente Francisco Sousa, Rego Botelho, Casa Agrícola José Albino Fernandes, Herdeiros de Ezequiel Rodrigues, João Quinteiro (pai), Humberto Filipe, Eliseu Gomes, Herdeiros de Gabriel Ourique, Manuel João Rocha, António Lúcio Ferreira e António José da Rocha Fernandes.

A conferência de apresentação dos festejos taurinos das Sanjoaninas de 2015 encerrou com uma breve sessão de perguntas numa sala cheia de aficionados, e com um discurso Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo José Álamo Meneses. O presidente transmitiu as dificuldades económicas reais do momento, mas realçou a importância de desenvolver a promoção da cidade, neste caso gerada mediante a cultura taurina.

 

Feira Taurina de São João 2015

21 de Junho – 18h00 – Concurso de Ganaderias

Ganaderias: Miura, Jandilla, Vinhas, Rego Botelho, Assunção Coimbra, João Gaspar.

Cavaleiros: Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Gilberto Filipe, Tiago Pamplona, Rui Lopes, João Pamplona.

Forcados: Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Forcados Amadores do Ramo Grande.

 

24 de Junho – 18h00 – Concurso à Portuguesa

Ganaderias: Rego Botelho e Assunção Coimbra.

Cavaleiros: Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Gilberto Filipe.

Forcados: Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Forcados Amadores do Aposento da Moita.

 

28 de Junho – 18h00 – Grandioso Espectáculo

Ganaderias: Jandilla e Rego Botelho.

Matadores de Toiros: António Ferrera, Diego Urdiales e Juan Leal.

 

26 de Junho – 10h30 – Corrida das Crianças e Idosos

 

 

Tauromaquia Popular Sanjoaninas 2015

Dia 20 - Tourada à Corda - Fonte da Ribeirinha – 18h00. Ganaderias: Francisco Sousa Cadelinha; João quinteiro pai; Manuel João Rocha; António Lúcio

Dia 22 - Tourada à Corda - Arco – 18h00. Ganaderia : António José da Rocha Fernandes

Dia 23 – Espera de Gado das Crianças - Rua de São João - 12h00. Ganaderia : Eliseu Gomes

Dia 23 - Tourada à Corda – Terreiro de São Mateus – 18h00. Ganaderia: Casa Agrícola José Albino Fernandes

Dia 24 – Espera de Gado – 13h00. Ganaderia: Eliseu Gomes

Dia 25 - Tourada à Corda – Porto de São Mateus – 18h00. Ganaderia: Ezequiel Rodrigues

Dia 26 - Tourada à Corda – Fonte Vila São Sebastião – 18h00. Ganaderias: Rego Botelho e Humberto Filipe

Dia 28 - Tourada à Corda – Porto Pipas – 15h00. Ganaderias: João Quinteiro Pai e Gabriel Ourique

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.