Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Quarenta anos separaram uma efeméride

Quarenta anos separam as Alternativas dos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e ?Parreirita Cigano?, as figuras centrais da ?Primeira Grande Corrida do jornal O MIRANTE, que se realiza dia 29, no Campo Pequeno.
14 de Junho de 2017 - 20:07h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 119
Quarenta anos separaram uma efeméride

Quarenta anos separam as Alternativas dos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira e “Parreirita Cigano”, as figuras centrais da “Primeira Grande Corrida do jornal O MIRANTE, que se realiza dia 29, no Campo Pequeno.

Manuel Jorge de Oliveira tomou a alternativa a 2 de Junho de 1977, concedida por José João Zoio e cedo ascendeu ao lugar de figura do toureio a cavalo, com prestígio reconhecido, não só nas mais importantes praças portuguesas e francesas, como em Espanha, designadamente em Sevilha e Madrid.

Retirado desde 2013, Manuel Jorge de Oliveira tem-se dedicado, de há muito, ao ensino da equitação e à divulgação do cavalo Lusitano um pouco por toda a Europa Central, sobretudo na Alemanha e no Mónaco, onde, ao longo do ano, dá vários estágios de equitação a cavaleiros de diversos países.

Em Portugal, vem transmitido o seu saber a alguns jovens que pretendem vir a ser cavaleiros tauromáquicos, como é o caso de “Parreirita Cigano”, seu aluno, em cujas capacidades Manuel Jorge de Oliveira acredita plenamente, ao ponto de voltar a vestir a casaca, para lhe dar a Alternativa e regressar às arenas por uma noite.

Nada melhor para comemorar 40 anos de alternativa do que através da concessão da Alternativa a um promissor aluno seu, “Parreirita Cigano”, nome com tradições na tauromaquia portuguesa, através de seu pai, Matador de Toiros retirado, que se anunciava com o mesmo nome artístico.

Tão significativo acto terá por testemunhas os cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista, João Maria Branco e Jacobo Botero, sendo lidados seis imponentes toiros da ganadaria Veiga Teixeira, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores do Ribatejo, da Chamusca e do Aposento da Chamusca, capitaneados por Pedro Espinheira, Nuno Marecos e Pedro Coelho dos Reis, respectivamente.

Esta é a primeira corrida de toiros do Jornal “O MIRANTE”, órgão de comunicação social que, desde sempre, tem dado apoio consistente à Festa de Toiros.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2017 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a devida autorização.