Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Maestro Victor Mendes homenageado na Semana da Cultura Tauromáquica

A 28ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica (SCT), organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorre a partir desta sexta-feira, 23 de junho, até dia 29
23 de Junho de 2017 - 16:29h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 915
Maestro Victor Mendes homenageado na Semana da Cultura Tauromáquica

A 28.ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica (SCT), organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorre a partir desta sexta-feira, 23 de junho, até dia 29.

A iniciativa pretende aprofundar os conhecimentos e vivência da tauromaquia, sendo o grande homenageado desta edição o Maestro Victor Mendes. É um dos nomes de maior relevância do toureio em Portugal, Espanha, França e América Latina, tendo atingido patamares de projeção e excelência que poucos alcançam nesta arte.

A homenagem realiza-se através de uma grande exposição, no edifício do Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira (R. Luís de Camões), com o tema “Victor Mendes. Toureio Universal”, que promete mais uma vez surpreender o público. A inauguração está marcada para dia 24, sábado, pelas 18h30.

Complementando a exposição haverá um programa de três colóquios (ver em anexo), no mesmo local, com oradores e moderadores de destaque, para debater temas que permitem enriquecer o nosso conhecimento sobre o Maestro e sobre a Tauromaquia (ver programa abaixo).

Na noite do dia 24, é de destacar também uma Novilhada, na Praça de Toiros “Palha Blanco”, com jovens valores da Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira) e escolas convidadas de Espanha e México (o programa pode ser visto em anexo).

A SCT inclui ainda o lançamento do livro “Rituais de Bravura”, que também assinala os 85 anos do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O momento decorrerá no dia 29, quinta-feira, pelas 18h30, na Praça de Toiros “Palha Blanco”, no antigo espaço do “Redondel”.

As Tertúlias da cidade também se apresentam ao público no dia 25, no Jardim Municipal Constantino Palha, para um dia de convívio e alegria, fora do seu espaço habitual. Algumas delas, abrem as portas das suas sedes também durante a semana.

A restante programação é intensa e variada, incluindo um espetáculo de Fado e Flamenco; uma exibição equestre, um Treino de Forcados aberto ao público ou uma ida ao campo para conhecer os toiros das Esperas do Colete Encarnado.

 

A programação completa pode ser conhecida aqui.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.