Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Fernando Santos será condecorado em Alcobaça

No próximo dia 11 Setembro pelas 14 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcobaça, em sessão solene, o Presidente da referida Autarquia condecorará o seu filho da terra, o matador de toiros Fernando dos Santos, com a medalha de Mérito de Honra
02 de Setembro de 2017 - 01:47h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1031
Fernando Santos será condecorado em Alcobaça

No próximo dia 11 Setembro pelas 14 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcobaça, em sessão solene, o Presidente da referida Autarquia condecorará o seu filho da terra, o matador de toiros Fernando dos Santos, com a medalha de Mérito de Honra.

Matador de Toiros Fernando dos Santos, um pouco da sua história…

Fernando dos Santos é natural da Póvoa de Alcobaça.
 
Muito cedo se empregou no comércio, já que a sua ascendência humilde não pôde proporcionar mais estudos, para além dos elementares.
 
Não se vislumbrava, na sua infância e adolescência, que viesse a tornar-se um dos grandes intérpretes da arte do toureio apeado, já que poucas oportunidades tinha de assistir a corridas de toiros.
 
Mas, o seu espírito de aventura de modo algum se confinava aos estreitos horizontes de um balcão e à pacatez de uma vida sem grandes ilusões, embora também sem sobressaltos.
 
Depressa  descobre  que  se  poderá  realizar  como  toureiro  e  o  “gusanillo”  da  afición  toma-o definitivamente, começando a frequentar escolas de toureio, onde com afã e muita coragem, procura descobrir os segredos da arte que eternizou Manolete.
 
Aos 18 anos Fernando dos Santos já mostrava, em frente a rezes bravas, a sua enorme bravura e  as  excelentes  qualidades  artísticas,  começando  aí  a  desenhar-se  o  que  viria  a  ser  a  sua grande carreira de matador de toiros.
 
Como Novilheiro, exibe-se em várias praças portuguesas, sendo visto pelo grande Pepe  Luís Vazques, que o protege e lhe cede a sua ganadaria para treino.
 
No início da sua carreira, recebe ainda a benéfica ajuda do empresário José Guerra, vendo-se depressa  rodeado  de  uma  auréola  de  admiração  e  simpatia  que  o  seguiria  em  crescente aumento, ao longo de toda a sua carreira.
 
Como  todos  os  que  se  pretendem  lançar  nos  difíceis,  mas  gloriosos,  caminhos  do  toureio apeado, Fernando dos Santos, demanda a Espanha, onde consegue nas suas exigentes praças, muitos  êxitos  e  adquire  a  necessária  experiência  a  caminho  da  cobiçada  alternativa  de Matador de Toiros.

Antes de obter a sua alternativa em Espanha, Fernando dos Santos, ainda como Novilheiro, volta a exibir-se em Portugal, arrastando atrás de si multidões de admiradores que esgotam as lotações das praças onde se exibe.
 
Volta a Espanha e em Mérida, no dia 9 de Outubro de 1966, conquista a sua alternativa como Matador  de  Toiros.  Muitos  foram  os  Portugueses  que  se  deslocaram,  propositadamente, àquela  praça,  para  testemunharem  a  cerimónia  que  consagrou,  definitivamente,  Fernando dos Santos como Matador de Toiros. Foi este importante momento da sua carreira  
Ainda em Espanha, desta feita na Meca do Toureio – Praça Monumental de Madrid, Fernando dos Santos confirma a  sua alternativa em 12 de Outubro de 1968, conseguindo um enorme êxito, tendo sido apadrinhado por Adolfo Avila – “El Paquiro”.
 
Fernando  dos  Santos,  como  muitos  outros  toureiros  portugueses,  demanda  terras  além atlântico, indo procurar nas grandes praças do México, a continuidade dos êxitos que já tivera em Portugal e em Espanha.
 
É na Monumental do México que Fernando dos Santos obtém a sua alternativa mexicana, em 22 de Fevereiro de 1970, apadrinhado pelo famoso Miguel Meteo – “Miguelin”.
 
No México, Fernando dos Santos, atinge o expoente máximo da sua carreira, conseguindo aí chegar  ao  primeiro  plano  do  toureio  mexicano  e  consagra-se,  definitivamente,  entre  as figuras inesquecíveis que pisaram praças mexicanas.
 
Mas não forma só aplausos, flores e glória  que Fernando dos Santos obteve na sua  carreira mexicana,  as  numerosas  cicatrizes  que  ornamentam  o  seu  corpo,  são  o  testemunho  de algumas duras cornadas que, para além da dor e da angústia, são o símbolo de muita valência e da audácia com que se empenhava na luta.
 
Fernando dos Santos regressa a Portugal em 1972 e enceta um novo capítulo da sua carreira, o de Empresário Tauromáquico. Tal feito, permitiu que no ano de 1977 houvesse uma Praça de Toiros desmontável, em Albufeira. 


O ano de 1982 é para Fernando dos Santos um ano de inovação e mudança, com um espírito e uma  visão  empreendedora  e  arrojada,  inaugura,  no  ano  de  1982  a  Praça  de  Toiros  de Albufeira,  considerada  um  imóvel  moderno,  útil  e  dinâmico,  pois  a  sua  estrutura  abarca escritórios, lojas e apartamentos. É também neste ano, que nesta mesma Praça de Toiros, se
despede das arenas.

Foi também Empresário da mais importante Praça de Toiros do País - Campo Pequeno, entre os  anos  de  1985  e  1993,  proporcionando  a  presença  de  muitas  das  glórias  nacionais  e internacionais do toureio a cavalo e do toureio apeado.
 
É notável o seu esforço em fazer afirmar as grandes potencialidades da Festa de Toiros, com espectáculos  de  animação  turística  por  excelência.  A  prová-lo  está  o  grande  número  de corridas  que  vem  realizando  no  Algarve  –  Albufeira,  onde  tem  obtido  assinalável  êxito  e oferecido aos muitos milhares de turistas, que demandam aquela privilegiada província, um
espectáculo de gloriosas tradições, genuinamente ibérico onde, para além da tradição, a cor, a arte e a coragem se encontram perfeitamente concatenadas.
 
Além disso, auxilia os jovens cujo sonho passa por serem figuras do toureio, quer a cavalo, quer apeado, possibilitando-lhes a participação em novilhadas que dinamizada na sua Praça de toiros em Albufeira.
 
A  sua  dedicação  e  paixão  pela  tauromaquia  é  de  uma  grandiosidade  tal  que,  cria  uma ganadaria de toiro bravo, bastante conceituada tanto em Portugal, como em Espanha. 


E  “Como  parar  é  morrer”,  Fernando  dos  Santos,  no  ano  de  2014,  torna-se  Empresário  da Praça de Toiros da Nazaré.
 
Actualmente divide grande parte do seu tempo entre a Praça de Toiros de Albufeira, a Praça de Toiros da Nazaré,  a sua ganadaria  e  a criação de uma coudelaria de raça lusitana, não esquecendo a sua família, pilar fundamental e essencial para a sua alegria e o seu bem-estar.
 
Reconhecido pelo seu mérito e valor, a Autarquia da sua Terra natal – Alcobaça, vai entregar-lhe,  no  próximo  dia  11  de  setembro,  no  Salão  Nobre  da  Câmara  a  medalha  de  Mérito  da referida Autarquia.

No próximo dia 11 Setembro pelas 14 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Alcobaça, em sessão solene, o Presidente da referida Autarquia condecorará o seu filho da terra, o matador de toiros Fernando dos Santos, com a medalha de Mérito de Honra.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.