Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Estudantes garantem garraiada em maio

Movimento contesta volte-face do Conselho de Veteranos de Coimbra e assegura evento para que todos possam escolher
03 de Abril de 2018 - 18:13h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 823
Estudantes garantem garraiada em maio

Em defesa dos valores democráticos e, acima de tudo, pelo direito de poder escolher, a garraiada vai realizar-se à margem da Queima das Fitas e pode mesmo regressar a Coimbra. A garantia é do movimento Coimbra dos Estudantes, para quem a volte-face do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra representa um ataque a uma academia que se quer inclusiva e respeitadora.

Após a primeira reunião do Conselho de Veteranos, a 21 de março, foi anunciado que a garraiada iria continuar inserida na Queima das Fitas, permitindo que a esmagadora maioria dos estudantes em Coimbra pudessem escolher e decidir quanto à sua participam num evento com 115 anos de história.

Era um sinal positivo que o Conselho de Veteranos estava a dar, não sujeitando perto de 20 mil alunos à vontade, quase inquisitória, de 5500 estudantes, manifestada num referendo marcado por inúmeras irregularidades.

“As manobras de diversos órgãos da academia mostram como todo este processo foi tortuoso e enviesado, não estando à altura dos valores de liberdade da academia de Coimbra, que foram usurpados por interesses pessoais”, defende Ricardo Marques, presidente do movimento Coimbra dos Estudantes, ao que acrescenta: “Este processo mostrou claramente que há muitos estudantes a quererem a continuação da garraiada, não aceitando uma academia de proibições”.

Perante tudo isto os estudantes irão organizar a garraiada, num exemplo de liberdade e mobilização cívica pelos valores da academia de Coimbra e por uma universidade para todos.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.