Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Prótoiro lamenta a morte de três figuras emblemáticas associadas à tauromaquia

Em comunicado, a Prótoiro evoca os três malogrados que nos deixaram
05 de Março de 2018 - 00:22h Notícia por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 859
Prótoiro lamenta a morte de três figuras emblemáticas associadas à tauromaquia

A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia e a Associação Nacional de Toureiros lamentam profundamente a morte de três figuras emblemáticas associadas à tauromaquia, o forcado vilafranquense Vitor Pereira "Mané", o cineasta Francisco Rocha e  Manuel Pereira Cipriano (Badajoz), histórico bandarilheiro e uma das últimas referências da época de ouro dos toureiros de prata nacionais.

Manuel Badajoz tinha 86 anos, era natural de Coruche, e integrou a célebre Quadrilha Maravilha de Manuel dos Santos com José Tinoca e o também já falecido Manuel Barreto. Tomou a alternativa de bandarilheiro a 15 de setembro de 1953 na praça de toiros da Moita, concedida por Pedro Gorjão, após ter prestado provas para bandarilheiro no Cartaxo a 1 de Novembro de 1952.

Ontem realizou-se o funeral de uma inesquecível figura do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, Vítor Pereira.  Tinha 57 anos e era pai dos actuais forcados vilafranquenses José Francisco e Vasco Pereira.

Outra figura da tauromaquia que partiu foi o cineasta Francisco Rocha, que registou nas últimas décadas os momentos mais marcantes da corridas nacionais. Editou inúmeros documentários, como "Mestre Batista", "O Toiro" e "A Mítica Catedral" e foi autor de dezasseis séries editadas, tendo vencido o Festival Mundial de Cinema Amador de Montpellier, em França, com o filme "Campo em Festa". Célebre é também o seu documentário da famosa corrida de toiros de morte em Vila Franca de Xira, em 7 de maio de 1977.

Às famílias e amigos destes  vultos da tauromaquia nacional, a Prótoiro e a Associação Nacional de Toureiros apresentam as mais sentidas condolências.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.