Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Passos Manuel proíbe corridas de toiros...

O Ministro do Reino Passos Manuel, manda proibir as corridas de toiros em todo o país.
23 de Agosto de 2014 - 18:02h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2527
Passos Manuel proíbe corridas de toiros...

Manuel da Silva Passos, nasceu em 5 de Janeiro de 1801 em Bouças, actualmente concelho de Matosinhos, distrito do Porto.

Mais conhecido por Passos Manuel, era liçenciado em direito pela Universidade de Coimbra, curso que terminou em 1822, mantendo-se todavia ligado á Universidade quer como estudante quer como activista estudantil.

Influenciado pelas ideias do “Liberalismo” encarnou uma ideologia fortemente ligada aos valores de Revoluçao Francesa e a um certo “esquerdismo liberal” que difundiu largamente durante toda a sua longa carreira politica, foi levado a emigrar para Inglaterra , Bélgica, Espanha e França, tendo neste último país tomado contacto com o mundo intlectual e de pensamento livre o que o levou a reflectir sobre o atraso social e politico do nosso país.

Foi deputado, senador e ministro, sendo considerado um orador capaz de deleitar as mais variadas assembleias com autenticas obras de arte de oratória politica.

Foi ministro do reino por varias vezes, mas talvez tenha sido, o trabalho que desenvolveu como ministro da instruçao, aquele que tenha tido maior impacto nas décadas e anos vindouros, dado que Passos Manuel afirmava constantemente que a situaçao socio-politica do nosso país, tinha origem na fraca escolaridade do povo português.

Mandou criar o ensino secundário, que até aí apenas existia nos coventos e seminários, assim como mandou instalar um Liceu em cada capital de distrito. O primeiro liceu do país, tem justamente o seu nome : “Liceu Nacional Passos Manuel” e situa-se na Calçada do Combro em Lisboa.

Pressionado por uma certa esquerda radical e por alguns parlamentares ávidos de vingaça social contra as classes mais abastadas, por vezes esquecida das mortes e sofrimentos causados ao povo português no periodo das chamadas "lutas liberais" e durante a guerra civil, Passos Manuel manda promulgar em 18 de Janeiro de 1836, o seguinte decreto:

“Considerando que as corridas de touros são um divertimento bárbaro e impróprio de Nações civilizadas, bem assim que semelhantes espetáculos servem unicamente para habituar os homens ao crime e à ferocidade, e desejando eu remover todas as causas que possam impedir ou retardar o aperfeiçoamento moral da Nação Portuguesa, hei por bem decretar que de hora em diante fiquem proibidas em todo o Reino as corridas de touros."

Nove meses depois, as Cortes Gerais suspendem este decreto autorizando de novo a existência de corridas de toiros, para gáudio dos populares e do proprio D.Miguel, a quem eram reconhecidas enormes qualidades como toureiro, a pé e a cavalo, tendo mesmo este mandado construir em Lisboa a Praça de toiros do Campo Santana.

Passos Manuel retira-se da vida politica activa e dedica-se á exploraçao agrícola das suas vastas propriedades, tendo falecido na sua casa de Santarém no dia 18 de Janeiro de 1862.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.