Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Thomas Osborne, comerciante, visionário e aficionado!

Thomas Osborne Mann, funda em "El Puerto de Santa María" uma das mais antigas empresas do Mundo ainda em actividade, as "Bodegas Osborne".
29 de Julho de 2014 - 11:30h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2119
Thomas Osborne, comerciante, visionário e aficionado!

Thomas Osborne terá chegado a “El Puerto de Santa María” no ano de 1781, proveniente de Exeter em Inglaterra.

Refugiado da devastaçao na sua Inglaterra natal, dada a “ guerra dos sete anos”, buscou fortuna em Espanha establecendo-se como exportador de licor “sherry”.

No ano de 1810 possuía já uma dúzia de adegas, vinhos e bebidas que exportava para a sua terra natal e inclusivé para os Estados Unidos ( Boston).

Conta-se que o conhecido escritor Washington Irving terá passado alguns meses em Cádiz, antes de partir para Inglaterra e depois para Boston, ter-lhe-á escrito uma carta pedindo 60 galons do melhor “Xerez Viejo” que possuisse no seu stock, uma vez que este seria apenas um primeiro pedido de muitos que lhe iria enviar. Assim começaria a saga de Thomas Osborne e da sua descendencia que dirige esta empresa há quase 250 anos.

Seu filho também ele de nome Thomas, manda construir em “El Puerto” a terceira praça de toiros “ mas grande del Mundo” , pois sempre lhe agradara juntar a imagem da tauromaquia á do vinho, mas esta empreitada resultou num fracasso comercial, uma vez que Thomas Osborne nao compreendia a forma como eram geridas as corridas, por empresarios pouco sérios e um número enorme de intermediários de toureiros que acabavam por prejudicar a imagem e viabilidade da festa.

A imagem de um toro acompanhará sempre a imagem das empresas Osborne e, talvez a mais conhecida, é a do toro criado por Manuel Prieto que com a sua imponência ornamenta os campos que rodeiam as principais “carreteras” espanholas.

Famosas sao as suas coudelarias e ganadarias, estas últimas com encastes dos mais antigos e nobres da península como “Duque de Verágua” e “Conde de la Corte”.

Actualmente a empresa Grupo Osborne está entre as primeiras empresas de Espanha facturando actualmente várias centenas de milhoes de Euros, sendo uma das mais antigas empresas espanholas ainda em actividade.

Thomas Osborne Mann faleceu em 1854 em El Puerto de santa María.

 

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.