Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Don Juan Carlos de Borbón y Borbón e os toiros

Abdica-se de ser Rey mas nao de ser aficionado, Don Juan presidirá amanha á corrida de Las Ventas.
03 de Junho de 2014 - 18:43h Pedaços de história por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2942
Don Juan Carlos de Borbón y Borbón e os toiros

Don Juan Carlos de Borbón y Borbón nasceu em Roma no dia 5 de Janeiro de 1938.

Foi baptizado em Roma na capela da Ordem de Malta pelo cardeal Andea Pacelli, futuro Papa Pio XII, sendo sua madrinha a Rainha Victória Eugénia e o seu avô materno D. Carlos Tancredo de Borbón, indo em seguida viver com seus pais para Lausane na Suiça.

Neto do Rey Alfonso XIII, descendente directo de Carlos V e de Luis XIV e da Rainha Victória de Inglaterra de quem a sua avó, a Rainha Victória Eugénia era sobrinha-neta, era conhecido entre a sua família por “Juanito”, como lhe chamavam quando menino e jovem para diferenciá-lo de seu pai Juan de Borbón

Viveu parte da sua juventude em Portugal, no Estoril, na famosa casa “Vila Giralda” onde os seus pais passavam habitualmente férias, uma vez que o Conde de Barcelona se exilara em Itália dada a sua imcompatibilidade política com o General Francisco Franco, á altura chefe do estado Espanhol.

Mais tarde o chefe de estado espanhol manda chamar o jovem príncipe a Espanha, com o intuito de lhe proporcionar estudos e uma preparaçao para uma possivel sucessao á frente da naçao, tendo entao “Juanito”, com dez anos de idade, pisado solo espanhol pela primeira vez no ano de 1948.

Depois do falecimento do chefe de estado espanhol, Juan Carlos assumiu definitivamente o poder, sendo proclamado Rei em 22 de Novembro de 1975 com o nome de Juan Carlos I.

Figura central na chamada “ La transición”, Juan Carlos soube tornar Espanha numa monarquia parlamentar moderna, aprovando uma nova constituiçao e tornando Espanha numa naçao moderna e importante no contexto europeu e hispano-americano.

Formado pelas academias militares, entre as quais a Escola Naval de Marín em Pontevedra, Juan Carlos foi sempre um grande desportista em varias áreas, especialmente na vela, disciplina esta de que foi um dos representantes de Espanha nos Jogos Olimpicos de Munich de 1972.

Sao célebres as suas viagens em potentes motos, em que de forma incógnita, se passeava por toda a Espanha, sendo avistado algumas vezes para espanto dos populares que nao imaginavam o jovem Rey conduzindo tao modesto e radical meio de transporte.

Grande aficionado ás corridas de toiros, é frequente vê-lo na praça de las Ventas ou mesmo em Sevilha.

Don Juan, comenta que embora nao tao grande aficionado como sua mae Doña Maria de las Mercedes de Borbón y Oleans, o mundo dos toiros sempre esteve presente na sua vida.

Sao suas as seguintes palavras:

"Siempre apoyaré la Fiesta, de ella nace un mundo cultural y artístico fecundo".

 

 

Fontes: Wikipédia y El Mundo/Toros

 

 

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.