Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Grande Corrida da Caras - Campo Pequeno - 11 de Setembro

11 de Setembro de 2008 - 00:00h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2326
Grande Corrida da Caras - Campo Pequeno - 11 de Setembro Hoje, dia 11 de Setembro realizou-se, na Monumental do Campo Pequeno, mais uma edição da Grande Corrida da conceituada revista portuguesa "Caras", que assinalou o 13º aniversário desta revista.

Foi uma corrida agradável que, contou com aproximadamente meia casa, numa corrida que marcou o regresso da estação televisiva SIC à Festa Brava.

Dirigiu a Corrida, sem quaisquer incidências, o Delegado Técnico do IGAC, o Sr. Lourenço Luzio, auxiliado pelo veterinária, a D. Francisca Claudino.

Abrilhantou a corrida a Banda do Samouco - Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Como o Taurodromo.com já noticiou, o cartel para esta corrida esteve constituído pelos cavaleiros João Moura Jr. e Manuel Lupi e pelo novilheiro João Augusto Moura. As pegas estiveram a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e do Aposento da Moita.

Relativamente ao curro para esta corrida, pertenceu à Ganadaria Rio Frio, que se apresentou bem, com bons exemplares, mas que deram lides desiguais. Os exemplares para o toureio a pé eram da Ganadaria de João Moura.

Abriu a corrida o cavaleiro João Moura Jr., montando o Lince, para lidar o primeiro exemplar da noite da Ganadaria de Rio Frio, de seu nome Flausino, com nº de costado 58 e 518 Kg. O cavaleiro recebeu o toiro em praça e iniciou a sua lide com dois compridos de muito boas maneiras. O cavaleiro alternou a sua montada para o Castelha com o qual iniciou uma muito boa actuação, pisando os terrenos do toiro, tentando, sabiamente, tirá-lo dos seus terrenos, uma vez que este se refugiava nas tábuas, e cravando sempre de alto a baixo, com ferros de muito bom nível. No entanto, a sua montada escorregou, tendo caído na arena e sido atingido pelo toiro. Após este incidente, o cavaleiro trocou de montada e voltou à praça para fazer mais uns ferros de muito bom nível, sempre cravados de alto a baixo. No geral, o cavaleiro esteve muito bem, onde mostrou a sua garra e a sua técnica.

Pegou pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, José Maria Cortes, à primeira tentativa, com uma muito boa pega, na qual se soube aguentar muito bem.

O segundo toiro da corrida de 528 Kg e de seu nome Barbel, com o nº de costado 57, coube ao cavaleiro Manuel Lupi.
Manuel Lupi iniciou a sua lide com um magnífico comprido. O cavaleiro prosseguiu com um segundo comprido muito bom, também. Manuel Lupi alternou de montada e seguiu a sua actuação sempre com ferros muito bons, quer nos curtos quer nos compridos, no seu estilo, algo mais clássico, consentindo e rematando sempre muito bem. O cavaleiro soube interpretar e medir os terrenos do toiro e, ao longo de toda a sua lide cravou de modo firme e bonito, também devido à boa entrega por parte do toiro, que soube colaborar. O cavaleiro teve uma lide muito bem executada, com o público a vibrar com a sua actuação.

Pegou este belo exemplar da Ganadaria Rio Frio Luís Fera pelo Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, à primeira tentativa, com uma pega, à barbela, de muito bom nível.

Para o toureio a pé, João Augusto Moura entrou na arena para lidar o terceiro exemplar da noite, de seu nome Pateiro, com 442 Kg, e nº de costado 157, da ganadaria João Moura. O novilheiro iniciou a sua actuação com uma faena de muito bom nível, com um toureio de capote no qual o novilheiro mostrou muita técnica. Prosseguiu o segundo tércio do toureio a pé com a sorte de bandarilhas com o bandarilheiro Nuno Gonçalves com um bom par de bandarilhas. Seguidamente, Claúdio Miguel soube entrar nos terrenos do toiro, e cravou um belo par de bandarilhas. Prosseguiu João Augusto Moura com uma faena de muleta cheia de técnica, muito bem executada, parando, templando e mandando, sempre. O novilheiro soube tirar de forma muito astuta o toiro das tábuas e, portanto, dos seus terrenos, e fazer uma magnífica faena, levando o público ao rubro, que o aplaudiu quase ininterruptamente.


A corrida prosseguiu com o cavaleiro João Moura Jr., montado no Barbeiro, e o quarto toiro da noite. Este, era um exemplar de Rio Frio com o nome Finca, com 566 Kg, e com nº de costado 51. Logo à sua saída, o toiro mostrou-se algo distraído, mas o cavaleiro soube prender a fraca atenção deste exemplar, tendo iniciado a sua lide com dois bons compridos, bastante bem colocados. João Moura Jr. alternou de montada e, apesar deste ter sido um toiro que não se afigurou muito fácil, o cavaleiro prosseguiu a sua actuação, puxando o toiro para os médios, cravando ao estribo. Foi uma lide na qual João Moura Jr. não teve quaisquer erros a salientar, tendo tido uma lide agradável e limpa, durante a qual soube sempre trazer o toiro para os médios, tendo brindado o público presente com uma boa actuação.

A pega deste toiro esteve a cargo do forcado João pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor, tendo esta sido, uma pega difícil, apenas concretizada à quarta tentativa.

O cavaleiro Manuel Lupi entrou na arena para lidar o quinto toiro da corrida que lhe calhou em sorte. Era um toiro da ganadaria Rio Frio, com 552 Kg, com nº de costado 53 e de seu nome Borrego. Manuel Lupi iniciou a sua lide com um bom primeiro comprido, muito bem rematado, e continuou com outro ferro comprido, clássico, muito bem colocado. O cavaleiro trocou de montada, para o Viriato, e continuou a sua lide, atacando o toiro, não o deixando descair para as tábuas, mantendo-o nos médios, cravando ferros, clássicos, muito bem colocados ao estribo. O cavaleiro teve uma lide completamente limpa, sem qualquer erro a apontar, brindando o público com uma brilhante actuação.

Pegou o quinto toiro da noite, Gustavo Martins pelo Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita, à segunda tentativa, com uma boa pega.

Para lidar a pé o sexto e último toiro da noite, de seu nome Oculista, com 504 Kg e nº 69 da ganadaria João Moura, entrou novamente na arena João Augusto Moura. O novilheiro iniciou a sua faena toureando à verónica de forma irrepreensível. Prosseguiu o bandarilheiro Pedro Gonçalves com um belíssimo par de bandarilhas e seguiu Cláudio Miguel com um outro bom par de bandarilhas, pena foi que uma das bandarilhas se tenha soltado. Continuou o novilheiro João Augusto Moura a tentar as séries quer pela direita quer pela esquerda, tendo estado sempre muito bem, rematando com um bonito recorte. Durante toda a sua faena, o novilheiro mostrou o sangue de matador que lhe corre nas veias. No final, o novilheiro soube-se enquadrar muito bem, para simular a estucada final, e foi bastante aplaudido pelo público, pela sua brilhante actuação.

Este foi mais um agradável espectáculo realizado na Monumental do Campo Pequeno, nesta Temporada, com um bom cartel.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.