Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

1ª Mega Festival da Associação Encosta-te a Mim...Imperou o frio, vento, chuva e a falta de publico.

31 de Março de 2009 - 00:00h Crónica por: - Fonte: - Visto: 1724
1ª Mega Festival da Associação Encosta-te a Mim...Imperou o frio, vento, chuva e a falta de publico. O dia apresentava-se frio com muito vento e com S. Pedro a brindar as ultimas três lides a cavalo.

De manhã infelizmente só nos foi possível ver as últimas quatro lides a pé já que não foi facultado pela organização do Festival a entrada para fazermos a crónica e mostrar todos os detalhes da festa aos aficionados, mas enfim"

Com o vento a atrapalhar muito as lides a pé os novilhos do ferro coruchense Teixeira investiam com muita dureza no capote e na muleta, todos eles tinham o numero 7 na espádua. Tanto José Luís Gonçalves, como Velásquez, Montoya e Dias Gomes mostraram uns bonitos lances de capote já na muleta os novilhos passavam melhor pela direita do pela esquerda e a criar alguns apuros aos toureiros.

À tarde seguiu-se as lides a cavalo, nas cortesias foi feito um minuto de silêncio em memória do forcado do Amadores de Portalegre, Francisco Matias.

Abriu praça o cavaleiro Rui Salvador, recebeu bem o toiro com um ferro comprido á tira muito bem colocado já o segundo ficou algo traseiro. Após trocar de montada iniciou-se uma boa serie de ferros curtos com o cavaleiro de Tomar a ligar-se bem ao novilho. Sofreu um pequeno toque na montada no 2º ferro após entrar com o cavalo na cara do touro.

O segundo da ordem foi para o rejoneador Raul Martim Burgos, a colocar um primeiro comprido bem colocado e um segundo um pouco descaído. Nos curtos após mudar de montada colocou a ferragem curta um pouco descaída mas bem rematados na cara do touro, mudou ainda de montada no terceiro ferro para colocar um par de bandarilhas descaído terminando com um curto bem colocado.

O terceiro novilho da tarde coube á cavaleira Ana Batista que brindou ao céu em memória de Conchita Citrón. Colocou dois bons ferros compridos e sem trocar de montada mudou para os curtos a levar novilho na garupa do cavalo, até que o novilho começou centrar-se na praça só investindo quando via que tinha hipóteses de colher o cavalo.

O quarto novilho da casa Teixeira coube ao outro rejoneador espanhol José Luís Cañaveral. Nos compridos andou com o novilho entretido na garupa do cavalo com dois compridos bem colocados. Na ferragem curta mudou três vezes de montada e recriou-se bem na cara de um novilho colaborador.

O quinto novilho coube a Brito Paes, colocou a ferragem comprida com um ferro bem colocado e outro mais descaído. Foi na serie dos curtos que o cavaleiro do clã Brito Paes mais se destacou com ligeiras batidas ao piton contrário e com as sortes bem rematadas o cavaleiro lá foi aquecendo as bancadas quando já se sentiam uns chuviscos.

O último da ordem pertenceu a Duarte Pinto que mostrou que está preparado se "doutorar" na arte marialva. Com dois bons ferros compridos. O cavaleiro praticante trocou de montada e iniciou uma boa serie de ferros curtos um pouco descaídos mas bem rematados com o cavalo a entrar bem na cara do toiro.

Quanto á forcadagem, começou bem com uma pega à barbela o forcado Pedro Acabado do Real Grupo de Moura. A segunda pega da tarde foi executada à primeira sem dificuldades de maior pelo forcado da Tertúlia Tauromáquica Terceirense Álvaro Dentinho. A pega ao terceiro da ordem foi executada ao terceiro intento pelo veterano Jesuíno Mesquita em representação dos Amadores de Montemor, com o forcado a sair tocado da pega. A quarta pega foi executada à primeira pelo cabo dos Amadores de Arronches, Ricardo Nunes. A quinta pega da tarde foi executada ao segundo intento por Sandro Patraquim dos Amadores do Pinhal Novo e o sexto da ordem à primeira tentativa intermédio de Manuel Pires dos Amadores do Ramo Grande.

Os novilhos de António Teixeira cumpriram no geral, bem apresentados e todos eles tinham o numero 6 na espádua.

Neste 1º Mega Festival a favor da Associação Encosta-te a Mim foi lamentável assistir à pouquíssima adesão do público que muito abaixo de preencher meia praça da capital do Sorraia.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.