Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Tarde entretida mas de pouco público em Cuba

Tarde entretida mas de pouco público na Corrida do 3º Fim de Semana Taurino de Cuba.

12 de Abril de 2010 - 14:51h Crónica por: - Fonte: - Visto: 1710
Tarde entretida mas de pouco público em Cuba

A tarde estava bonita o cartel prometia emoção com três jovens promessas do nosso toureio a cavalo e a conhecida aficion da vila de Cuba prometia uma boa moldura humana….mas não…as expectativas de casa cheia desvaneceram-se com a lotação da Arena Multiusos de Cuba a ficar quase pela meia casa.

Em praça estiveram os cavaleiros João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e Tiago Carreiras. As pegas estavam a cargo dos Amadores de Cuba que cumpriam a sua função a solo diante um curro de toiros S. Martinho.

Iniciou a função o cavaleiro João Moura Caetano, no seu primeiro toiro não teve muita matéria prima para luzir, o astado não apertava muito, era escasso de forças com o cavaleiro limitando-se pouco mais que a colocar a ferragem da ordem. No segundo da sua ordem era um toiro com alguma matéria-prima para lidar. Recebe-o bem nos compridos, mas era nos curtos que se viria a recriar com bonitos adornos na cara do toiro. Sacou do Passapé com sortes ao piton contrário, mas a rês também não dava para tanto.

Quanto a Marcos Bastinhas nota-se que está um cavaleiro mais maduro e as suas actuações são um misto da irreverência de seu pai, Joaquim Bastinhas, com o classicismo do toureio a cavalo português. No seu primeiro toiro deixou bom ambiente, embora o toiro não mostra-se grande codicia, o cavaleiro soube-o levar entretido no cavalo colocando bem a ferragem sempre com a preocupação de chegar ás bancadas. No segundo do seu lote o toiro mostrou melhores qualidades e permitiu ao cavaleiro recriar-se colocando a ferragem da ordem com sortes frontais e bem preparadas, chegando com facilidade ao publico.

Tiago Carreiras no seu primeiro toiro andou discreto sem surpreender, colocou a ferragem da ordem mas nota-se que ainda está longe daquilo que se perspectivava para esta temporada. No segundo do seu lote o único toiro da corrida propriamente dito, também não teve grande matéria-prima para luzir. O toiro teve uma sida intempestiva que o cavaleiro aproveitou para o receber sem bandarilheiros. Nos curtos sacou do Quirino, mas o toiro rapidamente foi a menos e o êxito doutros tempos não foi alcançado.

Relativamente ao Tiago Carreiras, parece-nos que se está a guardar para a Corrida de Alternativa e depois a partir daí dar-se o “booommm” das suas actuações e mostrar aquilo que prometia quando o víamos o ano passado nos nossos “ruedos”.

Emoção e expectativa propriamente dita foi nas pegas, não é porque os Amadores de Cuba tenham feito uma grande actuação, foi mais pelo simbolismo de pegarem seis toiros a solo e por serem muito queridos na sua terra. Com brindes emotivos e reconhecendo aqueles que os têm ajudado, pegaram à primeira, Eduardo Mimoso, Óscar Fitas e o cabo José Horta (a dar e bem o exemplo aos seus rapazes). À segunda pegaram Célio Santos e Valter Guerreiro (pega da tarde) e Miguel Sousa à terceira.

Quanto aos exemplares S. Martinho, os primeiros cinco eram novilhos com o sete na espádua e o ultimo foi o único toiro da corrida com o seis na espádua. As reses não apresentaram dificuldades de maior, embora alguns tenham colocado pequenas dificuldades aos cavaleiros e forcados que com o tempo irão ultrapassar situações idênticas da melhor forma.

Dirigiu com acerto e sem dificuldades o Sr. António Garçoa assessorado do médico veterinário Dr. João Infante.

Uma palavra de apreço para a Tertúlia dos Forcados Amadores de Cuba, organizadora da corrida, pela forma como montou o cartel, apostando e arriscando em contratar três promessas do toureio a cavalo.

A Arena Multiusos de Cuba basicamente é uma praça desmontável que foi adquirida pela Câmara Municipal de Cuba e é grande e mais confortável que determinadas praças feitas em alvenaria, um bem-haja também ao município de Cuba.

No intervalo da Corrida de Toiros foi feita uma homenagem aos elementos Antigo Grupo de Forcados Amadores de Cuba, com a oferta de uma lembrança.

Resultado Artístico:

João Moura Caetano – Volta / Volta

Marcos Bastinhas – Volta / Volta

Tiago Carreiras – Volta / Volta

Forcados Amadores de Cuba (1ª, 1ª, 2ª, 2ª, 3ª e 1ª)

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.