Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Toiro Palha e Salgueiro os triunfadores da tarde

Uma boa tarde passada em mais um Concurso de Ganadarias de Évora. Como já vem sendo hábito, este ano contou uma vez mais, com ganadarias portuguesas e espanholas.

17 de Maio de 2010 - 16:29h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2007
Toiro Palha e Salgueiro os triunfadores da tarde

Uma boa tarde passada em mais um Concurso de Ganadarias de Évora. Como já vem sendo hábito, este ano contou uma vez mais, com ganadarias portuguesas e espanholas.

Pelo lado de Portugal estavam exemplares da divisa Palha, Murteira Grave e Passanha. Pelo lado de Espanha estavam exemplares da divisa Miura, Victorino Martin e Dolores Aguirre. Embora todos eles estivessem bem apresentados só o toiro Palha apresentava sinais maiores de bravura.

Para a lide dos toiros a concursos estiveram os cavaleiros António Telles, João Salgueiro e Vítor Ribeiro. Forcados de Montemor e Évora.

Felizmente podemos assistir a uma Arena d´Évora repleta de bom ambiente e com 3/4 de casa.

Abriu praça o cavaleiro António Telles, quis começar em grande e recebeu o Miura de 560Kg com um primeiro ferro “à porta gaiola”, embora bem colocado, o ferro não teve emoção, ou melhor, de emoção é que o toiro não tinha nada… António deu-lhe uma lide adequada a um astado escasso em forças, afocinhando várias vezes na arena. Não houve absolutamente matéria prima nenhuma para lidar, apesar do imenso esforço do cavaleiro, reconhecido pelo publico presente. No seu segundo toiro a lide resultou melhor embora consentisse alguns toques na montada, diante um Murteira Grave de 540Kg. O cavaleiro mais uma vez, esteve esforçado mas o toiro pouco transmitia, tendo arrancadas violentas para atingir a montada. Uma tarde em que António não teve toiros a seu gosto.

João Salgueiro proporcionou duas boas lides, com destaque para a segunda. No seu primeiro toiro um bonito Palha de 560Kg, Salgueiro soube leva-lo entretido na montada e proporcionar uma lide bastante agradável chegando facilmente ao público, foi sem duvida o melhor toiro em praça. No segundo do seu lote um Passanha de 680Kg que embora fosse muito grande, não dificultou em nada o cavaleiro que lhe deu uma lide correcta. O toiro foi colaborando sem apertar muito os terrenos ao cavalo. Destaque para os três últimos ferros dando vantagem ao toiro e colocando a ferragem com batidas ao piton contrário, pondo a praça em delírio.

Vítor Ribeiro teve mais uma boa actuação pautada pelo grande esforço do cavaleiro em sacar o pouco que os toiros tinham. No terceiro da corrida calhou em sorte ao cavaleiro um Victorino Martin, que apesar de boa apresentação, a bravura deixava um pouco a desejar. Cedo se notou que o toiro descaía ligeiramente para tábuas no terreno dos curros, mas Ribeiro andou sempre ligado ao seu oponente e suplantou a falta de qualidade do toiro com a colocação de bons ferros. O último da tarde era outro toiro espanhol desta vez da ganadaria estreante, Dolores Aguirre de 634Kg. Foi um toiro que se distraía facilmente com os movimentos na praça e com crença nas tábuas, mais uma vez “Mávita” teve que se aplicar e com sortes sesgadas contornou as dificuldades de um toiro difícil de lidar.

Quanto à forcadagem a tarde não foi fácil, os toiros pouco se aplicavam nos cavalos e chegavam cheios de “força” aos forcados.

Por Montemor pegaram João Tavares, à primeira uma excelente pega, João Romão Tavares, à quarta com ajudas carregadas e à terceira João Braga com ajudas carregadas após dobrar José Maria Cortes, cabo dos Amadores de Montemor, após uma violenta colhida tendo ficado inanimado na arena.

Por Évora pegaram Bernado Patinhas, cabo do Amadores de Évora, à segunda com uma excelente primeira ajuda, Ricardo Casas Novas à segunda e a pega da tarde intermédio do forcado António Alfacinha.

O júri do Concurso de Ganadarias era composto pelos próprios ganaderos. O Prémio Bravura foi entregue, mais uma vez, à ganadaria Palha e o Prémio Apresentação foi entregue à divisa espanhola de Victorino Martin, este sem consenso do público.

Dirigiu com acerto e sem situações a registar o Sr. Nuno Nery assessorado pelo Médico Veterinário Dr. Matias.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.