Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Noite de Triunfo para António Telles, Manuel Lupi e Duarte Pinto em Setúbal

Primeira Corrida da Feira Taurina das Festas de Sant´Iago de 2011
31 de Julho de 2011 - 20:58h Crónica por: - Fonte: - Visto: 4256
Noite de Triunfo para António Telles, Manuel Lupi e Duarte Pinto em Setúbal

Sábado, 30 de Julho de 2011

Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros "Carlos Relvas" em Setúbal.

Primeira Corrida da Feira Taurina das Festas de Sant´Iago de 2011 em Setúbal

Graças ao Empresário Senhor João Pedro Bolota, Setúbal  e a sua aficion pôde de novo ver as portas da Centenária Praça de Toiros “Carlos Relvas” abrirem-se para a realização de uma Corrida de Toiros, depois de a mesma ter estado encerrada e sem realização de corridas.

Está muito bonita a Praça, pelo que felicito aqui como aficionado o empenho do Empresário em ter a coragem de pegar nesta praça e assim fazer com que regressem as Corridas de Toiros à mesma.

Um bem Haja Amigo e senhor João Pedro Bolota. Acredito que todos os aficionados saberão agradecer o seu esforço e empenho em reabilitar esta nossa praça de toiros.

Cartel composto pelos Cavaleiros: António Ribeiro Telles - Manuel Lupi e Duarte Pinto

Dois Grupos de Forcados, os Amadores de Setúbal, Capitaneados por António Mirrado e uma Selecção composta por três elementos dos Grupos do Distrito de Setúbal, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores do Montijo, Amadores da Moita e Aposento da Moita, Amadores de Alcochete e Aposento do Barrete Verde, Capitaneados por João Pedro Bolota e que em tempos foi cabo e forcado dos Amadores de Alcochete.

Seis imponentes Toiros da Ganadaria Espanhola dos Herdeiros do Senhor Conde de la Maza,  com Divisa Vermelha e Negra,  Antiguidade de 15 de Agosto de 1963 e cujo efectivo pasta na Finca (Herdade) “Cortijo Arenales” em Moron de la Frontera (Sevilha), tinham pesos entre os 480 e os 545 quilos, saíram quatro toiros de pelagem preta, um burraco e um castanho.

Cerca de três quartos da lotação preenchidos, numa noite de temperatura um pouco fresca, mas durante a qual se passou uma agradável noite de toiros.

Estiveram em plano de triunfo os Cavaleiros António Telles no seu segundo da noite, Manuel Lupi no seu primeiro e Duarte Pinto teve duas agradáveis actuações, com destaque para a sua segunda actuação.

1ª. Parte da Corrida:

António Ribeiro Telles, lidou o primeiro da noite um toiro de pelagem castanha, mas com alguma falta de força nas mãos. Nos ferros compridos que cravou e foram três todos foram de boa nota com destaque para o primeiro que recebeu de praça a praça, pois cravou o mesmo assim que o toiro saiu dos curros.

Mudou de montada e cravou uma serie de quatro ferros curtos, sendo de boa nota o primeiro e quarto, o segundo foi muito bom, o terceiro descaído, a pedido do público cravou mais um ferro de boa nota. Teve sempre o cuidado de tourear e bregar bem antes de executar a cravagem dos ferros.

Agradável actuação deste Cavaleiro, que regressou a Setúbal, três temporadas depois.

Manuel Lupi, lidou o segundo toiro de pelagem negra. Cravou dois ferros compridos, ficando o primeiro descaído e sendo o segundo de boa nota, depois seguiu-se uma série de quatro ferros sendo três de muito boa nota, pois o segundo ficou descaído, o público vibrou até aqui com a sua actuação, pelo que insistentemente pediu mais um ferro, pelo que o cavaleiro mudou de montada, para cravar mais dois ferros de palmo à meia volta. Esteve sempre bem a bregar e a preparar as suas sortes e estando bem no momento das reuniões.

Actuação de Triunfo do Cavaleiro da Barroca D´Alva.

Duarte Pinto, lidou o terceiro toiro, o qual foi de menor apresentação da camada, sendo o de menos peso e igualmente de pelagem preta. Cravou dois ferros compridos que ficaram descaídos. Mudou de montada e cravou uma série de quatro ferros curtos, sendo o primeiro e quarto de muito bom nível. A pedido do público crava mais um ferro de boa nota. Actuação agradável.

2ª. Parte da Corrida:

António Ribeiro Telles, lida o quarto toiro da noite de pelagem burraco (capa ou pelagem preta com umas manchas brancas junto das patas). Sem mudar de montada crava um ferro curto de boa nota, resolve então mudar de montada para cravar de seguida quatro ferros curtos, sendo o primeiro e quarto de muito boa nota. A pesdido insistente do público crava mais um bom ferro. Esteve superiormente a bregar, lidar e a estar muito bem nas reuniões. Actuação de grande nível e com sabor a triunfo perante este toiro.

Manuel Lupi, lidou o quinto toiro de pelagem preta, o pior de todos da camada e da noite, pois foi um manso ordinário como na gíria taurina se diz. Cravou dois ferros compridos que ficaram descaídos. Muda de montada e deixa uma série de quatro ferros curtos, sendo o primeiro e quarto os ferros de melhor nível de colocação., o toiro atravessava-se por vezes e tinha arrancadas inesperadas.

Duarte Pinto, lidou o sexto e último toiro da noite com pelagem preta. Cravou uma série de dois ferros compridos, sendo o primeiro de melhor nota. Muda de montada e crava uma série de seis ferros curtos, sendo o primeiro, quarto, quinto e sexto de muito boa nota. Actuação com bastante mérito, factor que lhe concede um agradável triunfo perante este último toiro. 

Noite de glória para os três Cavaleiros que nesta noite poderam deixar a sua marca, agradar ao público e ficarem satisfeitos com as suas actuações, pois poderam brilhar perante um exemplar doa seus respectivos lotes.

Por fim vou aqui evocar as actuações dos Grupos de Forcados presentes nesta Corrida, começando pelo Grupo da terra, os Amadores de Setúbal que pegaram respectivamente:

1º. Toiro, foi pegado pelo seu cabo à primeira tentativa; pega bem executada.

3º. Toiro, foi pegado igualmente à primeira tentativa pelo forcado Fabio Caeiro, pega de bom nível;

5º. Toiro – não conseguiram pegar o mesmo devido às fortes arrancadas que este exemplar tinha, pois assim que sentia o forcado na cabeça sacudia de imediato o forcado ou forcados conforme aconteceu na quarta tentativa, três elementos tiveram de receber assistência médica.

A Selecção de forcados esteve bem através de todos os elementos que foram forcados de cara:

2º. Toiro – foi pegado à primeira tentativa pelo forcado Rui Pereira dos Amadores da Moita, sendo uma rija pega

4º. Toiro foi pegado à primeira tentativa e muito bem pelo cabo do Grupo da Tertúlia Tauromáquica do Montijo Márcio Chapa;

5º. Toiro, foi pegado igualmente muito bem e à córnea pelo forcado Isidoro Cirne dos Amadores do Montijo.

Noite bastante agradável para os forcados, com excepção do que se passou no quinto toiro.

No intervalo e à porta que dá acesso à trincheira, foi descerrada uma placa por um dos seus netos, em memória do anterior Empresário da Praça Senhor Jorge Afonso Pereira dos Santos que já faleceu. Foi igualmente feito um minuto de silêncio em sua memória no final das Cortesias.

A corrida foi dirigida pelo Delegado técnico do Igac, o Senhor António dos Santos (Matador de toiros retirado)

Abrilhantou a corrida a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete

Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros "Carlos Relvas" em Setúbal.

Em praça os Cavaleiros: António Ribeiro Telles - Manuel Lupi e Tomás Pinto Dois Grupos de Forcados, os Amadores de Setúbal e uma Selecção composta por elementos dos Grupos do Distrito de Setúbal , 6 Toiros da Ganadaria Espanhola de Conde de la Maza.
31 de Julho de 2011 - 23:45h Galeria fotográfica por: arsenio Franco - mais fotos em WWW.ARSENIOFOTOGRAFIA.SMUGMUG.COM
Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros Corrida da Reinauguração da Centenária Praça de Toiros
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.