Primeira Corrida da Feira de São João em Badajoz
24 de Junho de 2011 - 17:45h | Crónica por: Tomás Foles - Fonte: - Visto: 2205 |
A árvore tem dado bons frutos. Refiro-me aos 3 toreiros que fizeram o paseillo no tauródromo de Badajoz , todos eles foram alunos da escola taurina de patronato da “Diputación de Badajoz”.
A terna era constituída por Javier Solis , Israel Lancho e Júlio Parejo, para lidarem seis toiros de D. luís Albarrán (recentemente falecido) e era aguardada com muita expectativa , já que esta ganadaria não pisava o ruedo da avenida de pardaleras há 29 anos.
Javier Solis no 1º toiro do seu lote recebeu o toiro com veronicas muito templadas estando sempre muito bem com o capote , mostrando que ainda vai dar que falar, mostrando toda a sua raça e valentia quer com a muleta quer com o capote , toureando o melhor toiro da corrida, este toiro era nobre e bravo .
Solis cortou 2 orelhas abrindo logo no 1º toiro a porta grande.
A tragédia chegou no seu segundo toiro , fazendo uma sorte de gaiola , junto das tábuas , quando nada o previa, o toiro investiu fortemente contra o toreiro, batendo forte na sua axila esquerda, sendo o toureiro levado para a enfermaría da praça, foi mais tarde operado na clínica privada Clideba em Badajoz.
Israel Lancho recebeu o seu primeiro toiro com verónicas , mas o vento tirou-lhe brilho às mesmas.
O seu brinde foi aos céus em memoria do seu pai recentemente falecido , esteve desembaraçado,
arriscando muito, mostrando vontade de triunfo, tanto foi o valor que até chegou a dar um beijo no corno do toiro. Com o estoque também esteve certeiro, sendo muito aplaudido . cortou duas orelhas.
O Israel lancho toureou o toiro que lhe tocava em sorte a Solis, toureando e brindando e desejando as melhoras do seu colega, este toiro andou distraído e se interesse na lide .
O Lancho tentou toureiar o sexto da corrida, mas o toiro era quase igual o seu irmão de camada, procurando constantemente as tábuas.
O Júlio Parejo toureou o 3º e 5º da tarde.Parejo mostrou ter mais dificuldades que os seus colegas cortando apenas uma orelha embora tenha estado bem com o capote.
Um destaque para o Fini bandarilheiro de Solis que cravou dois grandes par de bandarilhas foi muito
aplaudido e este agradecendo de montera na mão.
Quanto ao público , meia praça para um aforo de quase 13 mil espectadores.
Para hoje dia de S. João e feriado municipal em Badajoz fazem o paseillo: Enrique Ponce, e os pacenses Miguel Angel Perera e Alejandro Talavante , com toiros de Zalduendo.