"Abençoada" tarde de toureio no Festival em Vila Viçosa
20 de Março de 2011 - 22:54h | Crónica por: Simão Foles - Fonte: - Visto: 2468 |

Iniciou-se a tarde com uma bênção à comunidade taurina da padroeira de Vila Viçosa e Rainha de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
A Virgem foi levada em ombros à praça pelos cavaleiros e à volta pelos bandarilheiros e pelos cabos dos grupos de forcados.
Realizou-se na tarde do dia do pai.
O segundo festival taurino da Rádio Campanário. Estiveram em praça seis cavaleiros: António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Sónia Matias, João Moura Jr. (substituindo o seu pai por uma lesão), Tiago Carreiras, Miguel Moura.
As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Montemor e Monforte.
Novilhos de varias ganadarias.
O primeiro a tourear foi António Ribeiro Telles. Ao cavaleiro da Torrinha tocou-lhe em sorte um novilho de Passanha. Após dois ferros compridos, começou com os curtos. Toureou com muita classe e muita valentia, com ferros muitos frontais. A pega de Montemor esteve a cargo do forcado Miguel Bibe, foi uma rija pega à 1ª tentativa. António Telles e Miguel Bibe foram muito aplaudidos.
A segunda lide da tarde esteve a cargo de Rui Salvador, que toureou um novilho de Santiago.
O público assobiou ao cavaleiro de Tomar depois de dois ferros compridos não conseguidos.
Rui Salvador queria acabar a sua lide com três ferros curtos mas o público insistiu em cravar mais um e assim fez o cavaleiro, foi uma lide de menos a mais. Para a pega foi para a cara o forcado de Monforte Victor Carreiras que brindou à Rádio Campanário.
A pega realizou – se à 3ª tentativa.
A terceira lide da tarde foi para Sónia Matias que lidou um novilho de Falé Filipe. Sónia Matias brindou a seu pai. Sónia Matias teve uma lide espectacular e muita aplaudida. De facto foi uma das triunfadoras da tarde.
A pega esteve a cargo dos amadores de Montemor, para a cara foi Francisco Cores. Foi uma belíssima pega à 1ª tentativa.
A quarta lide da tarde foi para João Moura Jr. Que lidou um novilho de Francisco Romão Tenório, Moura Ir. Teve grandes recortes de classe. O público teve sempre com Moura Ir.
Depois levou à arena o famoso Merlin que tantas tardes e noites de glória lhe deram a Moura (pai e filho). Com ele fez os melhores momentos da lide. Também foi um dos triunfadores da tarde. A pega esteve a cargo dos amadores de Monforte, à cara foi o forcado Rui Ruço. A pega realizou-se à 3ª tentativa.
A quinta lide da tarde foi para o cavaleiro de Sousel, Tiago Carreiras. Lidou um novilho de Murteira Grave. Ao 3º ferro curto foi buscar o cavalo mais famoso da quadra de Carreiras, o Quirino. Onde com ele mostrou toda
a vontade e garra que tinha, deslum-
brando o público. Acabou em grande.
Para a cara deste novilho foi António Calce e Pinha, uma boa pega à 1ª tentativa.
A última lide da tarde foi para Miguel Moura que toureou um novilho de Francisco Romão Tenório recebeu o novilho com classe e mestria.
Nos ferros curtos mostrou toda a valentia e touraria. Onde foi um dos mais aplaudidos. Finalizou a sua lide com um espectacular ferro de palmo. Levantou o público das bancadas, foi o grande triunfador da tarde. Para a cara do último novilho foi Luís Samarro. A pega realizou-se à 1ª tentativa.
Os mais:
A banda de música da Escola de Música de Alandroal
A actuação dos amadores de Montemor
Lide de Sónia Matias
Lide de João Moura Jr.
Lide de Miguel Moura
Novilho de Falé Filipe