Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Cartaxo Encerrou a Temporada com uma Magnífica Tarde de Toiros

Meia casa assistiu no tauródromo do Cartaxo, a uma boa corrida de toiros, com empenho e boas actuaçãoes de cavaleiros e forcados.
03 de Novembro de 2011 - 19:07h Crónica por: - Fonte: - Visto: 4824
Cartaxo Encerrou a Temporada com uma Magnífica Tarde de Toiros

A corrida do Cartaxo encerrou oficialmente a temporada taurina, com uma meia casa de espectadores que desafiaram a ameaça de mau tempo e com os agasalhos vestidos, assistiram a uma boa corrida de toiros com três cavaleiros que terminaram as suas actuações em território nacional da melhor forma.

Havia um prémio em disputa para a melhor pega da corrida, que foi entregue com inteira justiça a André Mata do Grupo de Forcados Amadores de Alenquer, na terceira pega da tarde.

O curro de toiros da ganadaria Prudêncio, apesar de no geral ter revelado um comportamento reservado e escassez de força, proporcionou um bom jogo graças ao empenho dos cavaleiros em praça e aos três grupos de forcados presentes no cartel.

Abriu praça António Telles que recebeu um toiro escorrido e imponente de cara. Elaborou uma lide regular diante de um toiro parco em força  mas nobre a reunir.

O seu segundo saiu muito bem apresentado e com todas as suas faculdades intactas, andarilho e nobre. Foi com este que se destacou António Telles, elaborando uma lide de três compridos bem colocados e quatro curtos ao piton contrário, na cruz e de cima para baixo. Terminou a sua última actuação com mais um ferro a pedido do público, de excelente nota, deixando já saudades pelos meses de ausência que se seguirão. Bela actuação de António Telles.

João Salgueiro recebeu um desinteressado oponente e despachou a ferragem comprida apenas para atrair a atenção do mesmo. Nos curtos, o toiro nunca quis reunir e revelou escassez de força. O seu melhor ferro foi o quarto curto, onde citou de praça a praça, esperou o arranque do toiro e colocou ao piton contrário e de cima para baixo.

O seu segundo do lote permitiu uma excelente actuação a Salgueiro, que dedicou no ruedo a lide a toda a equipa que consigo trabalhou no ano taurino que findava, onde esteve sempre excelente na brega, cravando um total de cinco ferros curtos citados de frente, ao piton contrário e de colocações exactas. Efectuou os remates com simplicidade e elegância, executando piruetas como adorno. Boa actuação de João Salgueiro que espalhou garra e verdade durante toda a lide.

Duarte Pinto recebeu um manso que tinha a orelha direita partida, que nunca quis dar luta e que cedo desenvolveu crença junto à porta dos cavalos. Duarte Pinto espalhou garra e empenho e deu nitidamente a volta ao oponente. Frases como “Quietos na Trincheira” e “Deixem o toiro comigo”, foram por si proferidas vezes sem conta e sem a ajuda da sua quadrilha, foi capaz de retirar sempre o oponente da crença e cravar ferros ao estribo, com largura nos cites, sempre com toda a atenção do toiro posta em si, algo só possível perante uma lide incrível, com uma entrega assinalável. O seu último ferro foi o melhor de toda a lide, de praça a praça e de cima para baixo. Enorme actuação de Duarte Pinto.

O seu segundo do lote foi mais disponível embora apresentasse pouca força. Se o seu segundo comprido ficou quase na barriga do oponente, o resto da lide é isenta de defeitos. No total foram cinco ferros citados de frente, ao piton contrário e exímios nas colocações, que proporcionaram um término perfeito de temporada a Duarte Pinto que teve no Cartaxo duas extraordinárias actuações.
Só por mera curiosidade, um familiar meu que não é aficionado e que dizia nem sequer apreciar a tauromaquia, acompanhou-me à corrida com algum esforço. No final, saiu sorridente, satisfeito, surpreso pela qualidade do espectáculo e gabou Duarte Pinto durante o tempo que demorou o regresso a casa, chegando mesmo a revelar o desejo de no futuro, repetir uma ida às corridas.

João Guerra do Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo pegou à primeira tentativa, num oponente que partiu a passo e num suave embate até ao grupo que consumou sem complicações de maior.

Telmo Almeida fez o cite mais bonito da tarde/noite mas não conseguiu fixar-se assim que sofreu o derrote na reunião. Pegou á segunda de forma rija, fechando-se à barbela e com todo o grupo a ser sacudido durante a viagem até tábuas, onde aguentou até o grupo aparecer para consumar.

Pelo Grupo de Forcados Amadores da Azambuja, Pedro Sabino viu o toiro partir mas fechou-se fora da cara do grupo. O público manifestou-se e o grupo ciente das responsabilidades repetiu de igual modo ao anterior descrito. Pegou á terceira tentativa com o primeiro ajuda mais próximo.

Hugo Abreu viu o toiro ensarilhar e passar por si. Pegou à segunda tentativa, recuando o necessário, reunindo à barbela e com o grupo a consumar de imediato.

Pelo Grupo de Forcados Amadores de Alenquer, André Mata elaborou um bonito cite, mandou no toiro que partiu cheio de pata e num duro embate em que se fechou à córnea, viajou até ao grupo que consumou uma excelente e rija pega que mereceu com inteira justiça o prémio em disputa. O primeiro ajuda, Edgar Póvoa, ao colocar o forcado na cara, sofreu uma cornada no peito e ficou estatelado em praça. De imediato se gerou o pânico com Edgar Póvoa a sofrer um muito impressionante ataque epiléptico, enquanto bombeiros e forcados se esforçavam em ajudar Edgar Póvoa e em retirar o toiro do perímetro. Após recolher à enfermaria, Edgar Póvoa foi transportado para o hospital de Santarém.

Pedro Coelho fechou a temporada com uma dura e rija pega à segunda tentativa, num oponente que partiu a grande velocidade e cheio de força embateu no forcado que se fechou à barbela, numa dura viagem a direito ao grupo que demonstrou enorme coesão.

Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo

Reportagem fotográfica da Tradicional Corrida de Toiros de Encerramento Oficial da Temporada
01 de Novembro de 2011 - 16:00h Galeria fotográfica por: Rui Porfírio
Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo Corrida de Encerramento da Temporada no Cartaxo
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.