Casa Esgotada na comemoração dos 50 anos da Delta em Elvas.
10 de Outubro de 2011 - 12:21h | Crónica por: Simão Foles - Fonte: - Visto: 3547 |
Realizou-se na noite de 8 de Outubro no Coliseu Elvense a comemoração dos 50 anos de Delta Cafés e de homenagem ao comendador Rui Nabeiro com o confronto inédito: MOURAS contra BASTINHAS.
Momentos antes da corrida, nas bilheteiras puseram o cartel de “lotação esgotada”. E foi realmente lotação esgotada, cheia até à bandeira.
O momento era de festa. Antes das cortesias houve o desfile da banda 14 de Janeiro de Elvas e a homenagem ao comendador Rui Nabeiro, que no centro da arena recebeu um caloroso aplauso e agradeceu muito emocionado.
A corrida começou com João Moura que lidou um toiro de Passanha de 490 kilos e pôs o confronto num ponto alto com o cavalo "Merlin" e acabando com o cavalo estranhíssimo índio “mancha-branca” que realmente pôs o público em pé com uma equitação esplêndida com uma pirueta: esplêndido ” MANCHA-BRANCA”.
A primeira pega da noite esteve a cargo dos forcados amadores de Montemor pela cara foi Tiago Telles de Carvalho, uma boa pega à tentativa inicial.
Joaquim Bastinhas lidou um toiro também de Passanha de 550 kilos o cavaleiro desenhou uma boa lide, a um toiro mais reservado do que o primeiro. Bastinhas,terminou a sua prestação com um bom par de bandarilhas.
A segunda pega da noite foi para os Académicos de Elvas à cara foi Gonçalo Machado, que fez uma espectacular pega à 1ª tentativa.
João Moura Jr. teve a melhor lide da primeira parte da corrida, chegando cedo as bancadas com um toiro que pesava 470 kilos ( o menos pesado da corrida ). Moura Jr. protagonizou uma lide espectacular com ferros frontais muito perto do toiro.
A terceira pega da noite ( a segunda do grupo de Montemor ) foi à cara Manuel Dentinho com uma excelente pega à 1ª tentativa .
Marcos Bastinhas Jr. teve outra boa lide com outro toiro de Passanha que pesava 530 kilos e Marcos Bastinhas chegou cedo às bancadas com bons ferros e acabou em grande com um bom par de bandarilhas.
A última pega da primeira parte da corrida foi pelos Académicos de Elvas João Pedro Pimenta que fez uma boa pega à 3ª tentativa.
Ao intervalo foi descerrada uma placa a homenagem ao Comendador Rui Nabeiro com motivo da corrida de touros.
A segunda parte da corrida começou com a lide a duo com os Mouras a darem uma verdadeira aula de toureio, com um toiro de Passanha que pesava 585 (o mais pesado da corrida) a colocarem ferros esplêndidos e bem colocados ,acabaram as suas prestações em Elvas com dois ferros de palmo de boa nota.
A prestação do grupo de forcados de Montemor também acabou com Frederico Caldeira a realizar uma boa pega à primeira tentativa .
Os Bastinhas na lide a duo com outro toiro de Passanha que pesava 580 kilos , também estiveram de boa nota.No inicio da ferragem curta Marcos Bastinhas sofreu uma queda, com o cavalo a "tropeçar" mas sem problemas de maior.Continuou junto a seu pai a fazer uma boa lide a cravar ferros frontais e colocando o público de pé, acabando ambos com dois bons pares de bandarilhas.
Para a última pega da noite foi à cara Tiago Caldeira Fernandes a recolher à enfermaria, ao fazer a 1ª tentativa, o toiro, investindo meteu a cara baixa e pisou-o. Foi dobrado por Roberto Ameixa que realizou a pega à 1ª tentativa.
Desde aqui desejamos as mais rápidas melhoras para Tiago Caldeira Fernandes que tem uma lesão grave.
Está de parabéns o ganadeiro Diogo Passanha pelo curro enviado e também a banda de música 14 de Janeiro de Elvas.
E foi com esta grande corrida de toiros que o Coliseu Elvense encerrou a temporada taurina de 2011.