Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Amadores de Coruche em destaque na sua terra

Tarde de toiros entretida Coruche na primeira corrida integrada nas Festas da Nª Sª do Castelo.
20 de Agosto de 2012 - 00:02h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3140
Amadores de Coruche em destaque na sua terra

Bancadas muito bem compostas para a primeira corrida em nas Festas em Honra de Nª Sª do Castelo em Coruche. Em praça um cartel de figuras, António Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Pegaram a solo os Amadores de Coruche um imponente curro de toiros Veiga Teixeira.

Antes da crónica propriamente dita, realçar o estado deplorável da arena do tauródromo coruchense, que condicionou diretamente todo o espetáculo. Ao que apuramos a empresa toiros e tauromaquia fez todos os esforços para que a arena se encontrasse em condições, mas fatores externos, como a inundação da arena durante vários dias deixaram a mesma de tal forma enlameada que apesar dos esforços da empresa, a arena não se encontrava em grandes condições.

Quanto à corrida, abriu praça António Telles e não teve tarefa fácil diante um toiro reservado com investidas bruscas. Cumpriu na ferragem comprida, nos curtos o toiro foi a menos e fixou-se no centro da arena sem investir, quando o cavaleiro da Torrinha lhe pisou os terrenos o astado investiu na montada com um violento derrote. No seu segundo toiro a lide teve uns furos acima da anterior. Toureiro de uma só mão, António recebeu o toiro à porta dos curros levando-o entretido na montada. Os compridos foram de boa nota e foi nos curtos que a escola da “Torrinha” veio ao de cima com o cavaleiro a preparar muito bem as sortes, escolhendo os melhores terrenos de investida. Terminou a lide com um ferro a sesgo, com o toiro a descair para tábuas obrigando ainda o maestro a passar algumas vezes em falso.

O mês “louco” de Agosto deixa algumas mazelas nos cavaleiros, mas Luís Rouxinol embora engripado andou ao seu nível habitual. No seu primeiro toiro teve uma lide agradável pautada pelo esforço do cavaleiro, andou bem nos compridos e nos curtos teve que se empregar pisando os terrenos do toiro conseguindo “sacar” bons ferros bem rematados. Como diz o ditado que “não há quinto que seja mau” Rouxinol aproveitou as boas características do “Veiga Teixeira” e desenhou uma boa lide. Colocou três ferros compridos de muito boa nota. Nos curtos o cavaleiro de Pegões “sacou” a Égua Viajante e andou de frente com o toiro com ferros ao estribo bem rematados. Terminou com um bom par de bandarilhas a pedido do público.

A fechar a terna estava o cavaleiro João Salgueiro. O seu primeiro toiro prometia muito quando saiu com “muita pata”. Salgueiro andou bem nos compridos, mas nos curtos o oponente foi a menos, com o cavaleiro de Valada do Ribatejo a empregar-se optando por ferros em terrenos de dentro, citados a curta distância e bem executados. Quanto à segunda lide de João Salgueiro, não há muito para contar, diante um toiro com tão poucas qualidades o cavaleiro resignou-se e limitou-se a tentar colocar a ferragem da ordem e pouco mais.

Quanto à forcadagem a tarde não foi nada fácil, com os Amadores de Coruche a terem-se que empregar para levar de vencido as imponentes investidas dos toiros. Pegou o cabo Amorim Ribeiro Lopes à segunda tentativa, Luís Gonçalves à primeira, Miguel Raposo à primeira, Ricardo Dias à primeira (pega da tarde), João Peseiro à quarta e a sesgo e Alberto Simões à terceira tentativa.

Relativamente aos toiros Veiga Teixeira do ganadero coruchense, todos os exemplares muito bem apresentados com pesos a oscilarem entre os 505 e 590Kgs, quanto ao comportamento destaque-se apenas o quinto da tarde.

Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche

Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche. Em praça António Telles, Luís Rouxinol e João Salgueiro. Pegaram os Amadores de Coruche. Toiros de Veiga Teixeira.
18 de Agosto de 2012 - 19:03h Galeria fotográfica por: Luís Gamito
Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche Imagens da 1ª Corrida das Festas de Coruche
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.