Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Grande Tarde de Toiros em Vila Vranca

A faena de Mora no último toiro da tarde, a lide de génio de António Telles no quarto, as pegas de Ricardo Castelo e de Márcio Francisco dos Amadores de Vila Franca e a entrega de João Telles Jr, fizeram uma grande tarde de toiros na Palha Blanco.
09 de Julho de 2012 - 23:59h Crónica por: - Fonte: - Visto: 4927
Grande Tarde de Toiros em Vila Vranca

A Corrida Comemorativa do 80º aniversário das Festas do Colete Encarnado de Vila Franca de Xira, foi uma entre a dezena de espectáculos taurinos que se realizaram desde Quinta-feira de norte a sul do país.

Mais não foi apena mais uma corrida, pois a Palha Blanco tem-se distinguido nos últimos anos por não apresentar toiros “nhoc-nhoc” nos seus cartéis (salvo o infortúnio próprio da imprevisibilidade da matéria-prima), com implicações directas para com os intervenientes que ali queiram apresentar-se, impossibilitados de trazerem as lides preparadas de casa, empregam-se para darem a volta aos oponentes e tornando ainda mais exigente, o já exigente público de Vila Franca.

A corrida de ontem foi mais uma grande tarde de toiros em Vila Franca, teve uma casa quase cheia e confirmou todos os factores acima descritos, com um curro Oliveira Irmãos sem excesso de peso, de exemplares ásperos e sérios, toque de banda apenas quando assim se justificou, proporcionando um espectáculo intenso e bem agradável. Uma grande lide de António Ribeiro Telles no quarto da corrida, duas lides de grande entrega de João Telles Jr (em especial frente ao segundo exemplar, que se revelou muito complicado) e uma grandiosa faena e demonstração de valor de David Mora ao último da tarde.

O primeiro exemplar da tarde chorreado na pelagem e com 550Kg de peso, entrou distraído para os compridos, após ter sido recebido à porta gaiola por António Ribeiro Telles. Nos curtos, o comportamento do oponente agravou-se, sempre muito reservado e quando partia, partia a choto. O cavaleiro da Torrinha bregou sem grandes resultados práticos, com a preocupação em fixar o oponente, sofreu alguns toques e deixou a ferragem ora descaída, ora pescada. Foi nos dois últimos ferros que surgiu a assinatura Telles, com dois ferros ao estribo, entrando pelo toiro adentro.

No segundo do seu lote, recebeu um oponente flavo, bisco no pitón esquerdo e com as mesmas características do exemplar anterior. António Telles deixou a ferragem comprida descaída mas foi nos curtos que deu um recital de classe e toreria. De brega difícil e eficaz, sempre com uma gestão incrível da velocidade com que fixou o astado na montada, preparou as sortes e seleccionou os terrenos. A partir do segundo curto, blindou os defeitos do oponente e cravou ao estribo, sempre em crescendo de qualidade. Terminou uma lide cheia de génio e que merecia perpetuar-se no tempo, cravando novamente ao estribo e nos médios, deixando de pé a Palha Blanco, que tão a gosto pela actuação que presenciou, obrigou o cavaleiro da Torrinha a efectuar duas voltas ao ruedo.

O segundo da corrida tinha 525 Kg de peso, chorreado e carregado de maldade, investiu e bateu que se fartou, adiantou-se uma barbaridade, cortando todas as saídas de João Telles Jr, logo que aprendeu a viagem para o primeiro comprido que falhou. Nos curtos, Telles Jr mudou para sorte cambiada no terceiro ferro, enganou a viagem do oponente e cravou finalmente um ferro isento de qualquer toque ou empurrão. Só que o exemplar tinha memória para tudo, revelando no ferro seguinte já saber o que fazer, voltando a complicar todo o trabalho. Foi a entrega inesgotável  de “Ginja” e a variabilidade nas sortes que evitou males maiores para o cavaleiro, que enfrentou o exemplar mais complicado de toda a corrida.

O quinto tinha 515Kg de peso, flavo, entrou em praça debaixo de aplausos, perseguindo João Telles Jr com codicia e franco nas investidas para os compridos. Nos curtos manseou para tábuas, obrigando Ginja a trabalho de sobra para o retirar da querença. A ferragem foi colocada a cilhas passadas, com quiebros executados longe do oponente.

 

Os Amadores de Vila Franca tiveram uma tarde bem dura mas de grande valentia. Os exemplares Oliveira Irmãos não tinham o peso de muitos comboios anunciados noutros cartéis mas embatiam de forma rija, com os posteriores sempre a carregar mais velocidade, sacudiam assim que sentiam e dificultaram a vida do grupo.

O cabo Ricardo Castelo citou com toreria, medindo cada passo de forma a fixar o astado, mandou no arranque e reuniu à córnea, suportando sucessivos derrotes, com a coesão do grupo a consumar a pega ao primeiro intento.

Ricardo Pereira pegou à terceira tentativa com as ajudas carregadas, que foram uma vez mais desmanchadas pelo poder do oponente.

Márcio Francisco efectuou um bonito cite em silêncio, mandou no arranque e reunindo à córnea num embate bem rijo. Aguentou a viagem que fugiu ao grupo sempre a sacudir com muita violência. O grupo fechou a pega ao primeiro intento.

Ricardo Patusco pegou à terceira tentativa com as ajudas muito carregadas.

 

David Mora teve o melhor lote a seu favor e o forte vento que se fazia sentir na Palha Blanco contra si. O terceiro da corrida tinha 442Kg, má apresentação de córnea, áspero e pouco fundo pelo pitón esquerdo. Passou no capote sem nada a assinalar, tal como no tércio de bandarilhas. Na muleta executou passes templados pela mão direita, interrompidas pelo vento que teimava em enganchar o engano no oponente (numa delas resolvida por um molinete). A melhor série é a primeira de naturais, rematadas por um elegante passe de peito. 

O último da corrida tinha 457Kg de peso, humilhava em demasia e era de uma apresentação irrepreensível, que de imediato recebeu os aplausos da Palha Blanco. Mora executou uma larga afarolada de joelhos junto ao sector 1 e lanceou à verónica, com o oponente a revelar recorrido e repetindo a gosto. Ainda chamou o astado ao capote para um quite de chicuelinas que executou no centro do ruedo. No segundo tércio, o primeiro e o terceiro par de bandarilhas foram colocados de cima para baixo. Aproveitando o facto de o vento soprar com menos força, David Mora toureou com a muleta por ambos os lados, com passes templados (duas das séries com muitos muletazos) e rematados por passes de peito com muita verticalidade. O diestro madrileno tirou partido do excelente oponente que enfrentou, ligou passes e mais passes, ora em cite cruzado, ora adiantando a muleta, terminando as últimas séries de circulares invertidos, rematadas por trincherazos que desfizeram a Palha Blanco em aplausos. Terminou uma grande actuação com duas voltas ao ruedo vilafranquense.

Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira

Em praça António Telles, João Telles jr. a pé o Matador de Toiros espanhol David Mora. Foram lidados toiros da ganadaria Oliveira Irmãos. Pegaram os Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.
09 de Julho de 2012 - 00:15h Galeria fotográfica por: Estevão Nunes
Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira Imagens da corrida de toiros mista em Vila Franca de Xira
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.