Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Marcos Bastinhas triunfa no Pinhal Novo

Marcos Bastinhas foi o triunfador da corrida de toiros que decorreu ontem integrada nas festas populares do Pinhal novo.
09 de Junho de 2012 - 16:07h Crónica por: - Fonte: - Visto: 5186
Marcos Bastinhas triunfa no Pinhal Novo

Inserida nas Festas Populares do Pinhal Novo, as quais tiveram início no passado dia 5 do corrente mês e tem o seu términus amanhã Domingo 10, realizou-se ontem uma Corrida de Toiros que contou com presença dos Cavaleiros de Alternativa Manuel Telles Bastos e Marcos Bastinhas e o Praticante David Oliveira, os Grupos de Forcados Amadores de Bencatel, Pinhal Novo e Cuba. Foi lidado um curro de toiros da Ganadaria de São Marcos.

Um ano mais em praça desmontável e com preços desde os 15,00 euros, a lotação apresentou cerca de três quartos fortes. Saíram à praça seis toiros de pelagens distintas, muito bem apresentados, com quatro anos de idade e com pesos na ordem dos 480 e os 500 quilos, tendo em conta tratar-se de uma praça de 3ª categoria.

Nesta noite um pouco húmida, presenciámos uma corrida interessante na qual vimos bons momentos de toureio, bem como boas pegas. Pela data de alternativa ou de antiguidade atuaram pela seguinte ordem os intervenientes desta corrida:

Manuel Telles Bastos lidou o primeiro toiro da noite de pelagem preto bragado meano, (por terá a barriga branca, pelo que aqui também se poderá classificar este toiro de negro bragado corrido), perante o qual desenvolveu uma agradável brega dentro do seu habitual estilo clássico, que muito agrada os apreciadores do seu toureio, procurando quase sempre levar atrás da garupa o seu oponente dando vantagem ao mesmo. Pena que depois de bons momentos de brega a finalização das sortes não tenham sido por vezes as melhores, pois alguns ferros não resultaram da melhor maneira  e por outro lado ficaram um pouco dispersos no toiro, tendo pois cravado três ferros compridos com realce para o primeiro e terceiro, que foi mesmo o melhor de todos. Depois de ter mudado de montada passou para a série dos curtos tendo cravado cinco ferros de boa nota, com destaque maior para o primeiro, quarto e quinto. Nesta boa série de ferros os dois últimos foram a pedido do público.

Marcos Bastinhas lidou o segundo toiro da noite um exemplar de pelagem preta, perante o qual desenvolveu uma lide muito boa, tendo estado sempre bem a bregar e a cravar. Cravou uma série de três ferros compridos de muita boa nota, mudou de montada, deixando uma série de três curtos de boa colocação, um ferro de palmo em sorte de violino e um par a duas mãos para assim terminar esta sua atuação em plano de triunfador. É um cavaleiro que mostra estar muito bem a montar, e chega com facilidade às bancadas, agradando o seu estilo de toureio à maior parte dos aficionados.

David Oliveira, cavaleiro praticante, fez a sua apresentação ao público depois de ter prestado provas para a referida categoria no passado domingo em Bencatel, lidou o terceiro toiro da noite de pelagem castanho olho negro, (porque tem uma mancha preta à volta dos dois olhos), depois de uma brega um pouco rápida cravou dois ferros compridos de boa nota, mudou de montada e cravou uma série de três ferros curtos com destaque para o segundo desta série. Este exemplar desde cedo criou querença junto das tábuas, tendo sido um toiro que veio de mais a menos na investida.

Na segunda parte foi necessário alterar a ordem de atuação dos cavaleiros, pois o exemplar que saíu em quarto lugar foi devolvido, por apresentar problemas na pata esquerda.

Lidou assim Marcos Bastinhas o segundo do seu lote (quinto da noite), um toiro de pelagem entrepelado (toiro preto que apresenta pequenas zonas cobertas de pelos brancos espalhados por todo o corpo ou em determinadas zonas do mesmo), aqui neste exemplar não teve uma atuação ao nível da primeira, mas mesmo assim desenvolveu bons momentos de toureio que agradaram ao público. Cravou uma série de dois ferros compridos com destaque para o segundo, mudou de montada e cravou uma série de três curtos, cravando depois dois ferros de palmo com destaque para o segundo terminando a sua lide com um par a duas mãos.

Manuel Telles Bastos, lidou aquele que seria o quarto, ou seja o seu segundo do lote, um exemplar de pelagem preto salpicado ou burraco (toiro preto que apresenta várias manchas brancas na parte inferior do corpo), da série de três ferros compridos destacamos o primeiro e terceiro este em sorte a sesgo, muda de montada e crava uma série de cinco ferros curtos com relevo para o segundo e terceiro, os restantes foram de razoável nota e o primeiro  resultou descaído.

David Oliveira, lidou o sexto e último da noite um exemplar preto bragado meano (negro bragado corrido), perante o qual desenvolveu bons momentos de toureio, cravando três ferros compridos com realce para o segundo e terceiro. Após mudar de montada, cravou uma série de cinco  curtos, com realce para o quarto e quinto em sorte de violino, e por fim terminou a sua actuação com um ferro de palmo de boa qualidade.

Deixamos para o final a apreciação à atuação dos três Grupos de Forcados, que não tiveram tarefa facilitada devido à forma com os toiros investiam no momento da reunião e por falta de algumas eficazes ajudas.

O Grupo de Bencatel pegou o primeiro e quarto da noite, no primeiro foi à cara o forcado Rogério Marques que se fechou à barbela e bem ao terceiro intento, sendo bem ajudado pelo grupo. O quarto foi pegado por Carlos Polme que citou, e recuou bem na cara do toiro, fechando-se à primeira e bem à barbela, executando a melhor pega da noite.

O Grupo da terra coube-lhe pegar o segundo e quinto da noite, no segundo foi à cara o cabo Sandro Patraquim, que esteve bem diante deste toiro executando uma boa pega à córnea ao primeiro intento. O quinto foi pegado pelo forcado Igor Varela que se fechou bem à barbela ao segundo intento.

O Grupo de Cuba, pegou o terceiro e sexto, no terceiro foi à cara o forcado Rogério Guerreiro que só concretizou a pega à terceiro tentativa com ajuda carregada e em sorte pouco vistosa. No sexto foi forcado da cara Valter Valente, que executou uma rija pega ao primeiro intento, sendo esta a segunda melhor pega da noite.

A corrida foi dirigida por  Nuno Nery e assessorado pelo Médico Veterinário Dr. Patacho Matos. 

Os toiros da ganadaria de S. Marcos no geral cumpriram.

No intervalo desta corrida foi feita uma breve homenagem e um agradecimento aos elementos que constituem a Associação Amigos da Festa Brava de Pinhal Novo, da qual faz parte entre outros o José Luis Figueiredo cabo retirado do Grupo de Forcados Amadores do Montijo.

 

 

 

Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo

Cavaleiros Manuel Telles Bastos, Bastinhas Jr. e David Oliveira ,forcados Amadores de Bencatel, Pinhal Novo e Cuba., Ganadaria São Marcos.
09 de Junho de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: arsénio Franco - arseniofotografia@gmail.com
Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo Imagens do Pinhal Novo - Grandiosa corrida de toiros integrada nas festividades populares de Pinhal Novo
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.