Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Amadores da Moita Triunfam na primeira da Feira de Maio da Moita 2012

Com 1/4 de público nas bancadas,triunfo para os Amadores da Moita que encararam a novilhada como uma oportunidade de futuro para mais actuações em mais e melhores praças, dando o exemplo a todos os intervenientes.
27 de Maio de 2012 - 20:01h Crónica por: - Fonte: - Visto: 4894
Amadores da Moita Triunfam na primeira da Feira de Maio da Moita 2012

A Feira de Maio da Moita 2012 abriu a contenda com a tradicional novilhada, com uma assistência a rondar ¼ de casa, que este ano ano tinha o atractivo extra de a parte do toureio a pé ser uma das etapas do I Ciclo de Novilhadas de Escolas Taurinas.

Porém, muito pouco de toureio se assistiu durante o espectáculo. Se o ciclo de novilhadas tem por objectivos dar rodajem aos alunos das escolas e promover o toureio a pé, então desta vez apenas o primeiro deles foi alcançado.

Pedro Noronha, da Escola de Vila Franca, abriu praça e passou discreto no capote perante o exemplar da Sociedade Agrícola Gregório Oliveira. Dos três pares de bandarilhas, apenas o segundo não resultou. Na muleta foram imensas as dificuldades perante um oponente que humilhava mas com uma viagem curta pelo piton direito. Por entre diversas colhidas e desarmes, foram outras tantas as vezes em que deixou enganchar a muleta, não conseguindo assim sacar faena.

João Rodrigues da Escola da Moita lanceou bem de capote o novilho de José Lupi, com uma série de três verónicas rematadas por uma média. No segundo tércio, dois pares de bandarilhas por cada piton e um violino em  que apenas uma ficou colocada. Na muleta não há passes ligados a descrever. O novilho que tanto prometeu no capote, não humilhou na muleta e encurtava a viagem por ambos os pitons, sendo o defeito ainda maior pelo esquerdo.

Pela Academia do Campo Pequeno, António Fernandes recebeu com o capote o novilho São Torcato sem nada a assinalar. Foram as bandarilhas o seu melhor tércio, com reuniões vistosas e alegres, conseguindo os primeiros aplausos ruidosos da tarde. Na muleta esteve discreto, sem ligação ao oponente que media cada passo que dava e enrolando algumas vezes o engano no novilho.

Quando se esperava  que a história a cavalo melhorasse, e muito, a qualidade do espetáculo, Alexandre Gomes surgiu em praça e cedo tratou de desfazer tamanha esperança, se bem que tenha sido o melhor de toda a tarde, aquele quem mostrou melhores argumentos. O exemplar Conde Cabral não era muito incómodo mas a ferrangem de Alexandre Gomes, no geral resultou descaída. Terminou a lide com um violino sem um dos estribos, que foi arrancado pelo novilho numa violenta colhida.

Verónica Cabaço deixou dois bons compridos à tira ao exemplar Prudêncio. Sem trocar de montada passou para os curtos e destruiu todo o capital dos ferros anteriores. A montada apresentou-se demasiado nervosa, num galope frenético que ora se desviada do novilho, ora se negava ao confronto, tornando a lide penosa.

Cristina Marques teve pela frente o novilho Veiga Teixeira e também ela andou perdida em praça. Os compridos um desastre, pescados a grande distância, ficando o primeiro todo ele a cambalear no astado. Nos curtos, empregou demasiada velocidade por entre reuniões muito aliviadas e más colocações, factores ainda mais evidentes quando quis colocar um violino, que quase junto a tábuas foi emendado para outra coisa bem menos ortodoxa e com outra qualquer designação.

Glória para o Grupo de Forcados Amadores da Moita, que com três pegas à primeira encararam a novilhada como uma oportunidade de futuro para mais e melhores praças, dando o exemplo a todos os intervenientes, recebendo por isso os mais calorosos e generosos aplausos da tarde.

Imagens da novilhada popular na Moita do Ribatejo

Cavaleiros:Alexandre Gomes Verónica Cabaço, Cristina Marques, pegaram os Forcados Amadores da Moita. A pé Pedro Noronha, João Rodrigues, António Fernandes.
26 de Maio de 2012 - 20:00h Galeria fotográfica por: Estevão Nunes
Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo Imagens da novilhada popular  na Moita do Ribatejo
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.