Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Emoções Fortes na Póvoa de São Miguel

Pegas duras e vistosas marcaram a tradicional corrida de toiros da Póvoa de São Miguel
30 de Setembro de 2012 - 23:57h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3541
Emoções Fortes na Póvoa de São Miguel

Póvoa de São Miguel. 3/4 fortes de público nas bancadas. Festas em honra do santo padroeiro. Nos cavalos, Luís Rouxinol, Tito Semedo e Marco José. Nas pegas, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura e o Grupo de Forcados Amadores da Póvoa de São Miguel. Nos curros, três Murteira Grave e três Varela Crujo. Os hastados lidados primaram pela diversidade de pelagens, apresentaram-se desiguais de trapío mas regra geral comportaram-se bastante bem. Dos Murteira Grave, os dois primeiros saíram com mais quilos e menos pitons, enquanto que o terceiro se apresentou mais “escorrido de carnes” e mais “cornalón”. Dos Varela Crujo o maior e mais sério foi o ultimo, enquanto que os outros dois se mostraram mais pequenos e com menos cara. Em termos comportamentais destacou-se pela positiva o segundo (de Murteira Grave) e o quarto (de Varela Crujo) do encerro.

O primeiro da ordem de Luís Rouxinol foi um Murteira Grave de pelagem burraco. Nobre e com ritmo mas com falta de agressividade e fundo, perseguiu com codícia as montadas do cavaleiro de Pegões até acabar-se-lhe o gás. Depois começou a procurar o refúgio das trincheiras. Rouxinol não esteve a gosto com ele e não o entendeu por completo. Esteve bem mas não “mexeu” com a afición povoense. Frente ao quarto, um burraco de Varela Crujo, desenhou a melhor lide da tarde! O Varela Crujo ajudou-o do início ao fim. Sem dúvida um excelente exemplar de bravura. Com casta, mobilidade, ritmo e presença. Apenas pecou por se recusar em tomar a iniciativa no desenhar das sortes, de resto, nada mais de negativo se lhe pode apontar. Rouxinol aproveitou-o da melhor forma e animou bastante os tendidos da Póvoa de São Miguel.

Tito Semedo esteve mais ausente. O seu primeiro, um imponente colorado de Murteira Grave, viria a revelar-se também num dos melhores toiros da corrida. Com um imenso poder físico, este Murteira Grave imponha o seu respeito no ruedo galopando com decisão atrás dos cavalos e derrotando alto no desenhar nas reuniões. Frente a ele, Semedo esteve correto mas não chegou a aquecer as bancadas.  Houve  mais toiro que toureiro. Ante o quinto, um burraco de Varela Crujo que foi de menos a mais, conectou-se mais com a afición da Póvoa de São Miguel mas, ainda assim, provavelmente houvesse matéria-prima para mais...

Fechava o cartel Marco José. Em sorte tocou-lhe um negro de Murteira Grave que se apresentou mais pequeno e com menos poder que os seus irmãos de camada. Apresentou algumas dificuldades mas cumpriu perfeitamente o seu papel. Frente a ele, José começou hesitante e cometendo alguns erros mas terminou com a afición povoense rendida ao seu toureio. Ao cair do pano saiu-lhe um bonito colorado listón de Varela Crujo mais imponente que os seus irmãos. Mas as suas qualidades ficaram-se pelo trapio, em termos comportamentais talvez tenha sido o pior da corrida. Faltou-lhe casta, entrega, fiereza e mobilidade. Jogou sempre à defesa e nunca tomou a iniciativa. Com tal hastado por diante José deu-lhe a lide possível e retirou-se do redondel.

Nas pegas, foi uma tarde onde a gloria e o fracasso andaram sempre lado a lado. Houve excelentes pegas, pegas impossíveis, pegas fáceis, pegas duras, houve de tudo! Pelo RGFA de Moura, Claudio Pereira pegou o primeiro da tarde à primeira tentativa. O terceiro foi pegado por João Cabrita ao terceiro encontro e o quinto por Carlos Sota, numa excelente pega ao segundo intento, depois de dobrar Xavier Cortegano que saiu lesionado. Pelo GFA da Póvoa de São Miguel, pegou Marco Ramalho o segundo da tarde à sexta tentativa, depois de dobrar Rui Reis. O quarto do encerro foi pegado por Ruben Mestre numa extraordinária pega ao primeiro intento. Fechou a tarde André Batista com uma pega fácil ao segundo encontro.   

Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel

As fotos captadas pela objectiva de Hugo Veigas na Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel
02 de Outubro de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Hugo Veigas
Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel Corrida de Toiros da Póvoa de São Miguel
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.