Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Amadores de Cascais Vencem troféu para o melhor grupo em praça em Santo António das Areias

Os Forcados Amadores de Cascais venceram ontem o troféu para o melhor grupo em praça em Santo António das Areias.
28 de Abril de 2013 - 21:26h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2138
Amadores de Cascais Vencem troféu para o melhor grupo em praça em Santo António das Areias

A Casa do Povo de Santo António das Areias, em conjunto com o empresário José Luís Zambujeira, levou a efeito ontem, sábado dia 27 de Abril, um festival taurino de beneficência a favor da construção do lar de idosos desta localidade.

Um cartel composto por seis cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo, Sónia Matias, Marcos Bastinhas, Tiago Carreiras e o amador Luís Rouxinol Jr, três grupos de forcados amadores: de Cascais (os vencedores), Portalegre e Monforte que disputaram entre si o troféu para o melhor grupo em praça numa tarde em que foram lidados 6 toiros de Varela Crujo bem apresentados com 4 anos de idade, saíram com pata mas desde cedo "racharam", mas no geral acabaram por cumprir.

A causa era nobre e a castiça praça de toiros de Santo António das Areias registou meia casa forte.

Abriu a função Joaquim Bastinhas que comemora esta temporada 30 anos de alternativa. O cavaleiro de Elvas andou muito discreto cumprindo apenas a colocação da ferragem.

Seguiu-se Tito Semedo que andou muito aliviado nas sortes, mostrando por vezes alguma hesitação no momento de cravar o ferro. Terminou a lide com um ferro em sorte violino.

Sónia Matias teve por diante um Varela Crujo feio de cara, saiu com muita pata mas que cedo se apagou. Nos compridos pecou pelo excesso de velocidade. Já nos curtos andou ao seu estilo alegre.

Marcos Bastinhas aproveitou inicialmente a viagem do toiro que também veio a menos durante a lide. Destaque positivo para a colocação de uma rosa, terminando a lide com um par de bandarilhas que aqueceu o público nas bancadas.

Tiago Carreiras, na minha opinião, deixou escapar o triunfo pelas mãos…. Mas de resto a lide foi agradável. Colocou dois compridos de boa nota. Coloca dois curtos de cortar a respiração em terrenos de compromisso entusiasmando o público. Quanto a mim pecou pela colocação dos dois últimos ferros curtos, ao faltar toiro no momento da reunião, acabando a insistência por ser inimiga ao cravar em sorte cambiada, resultando dois ferros pescados, que poderiam ter tido outra emoção.

 Já diz o ditado que “filho de peixe sabe nadar” … não se deixando intimidar pela idade dos 4 anos, o cavaleiro amador Luís Rouxinol Jr, mostrou a sua raça, vontade e valor que lhe corre nas veias frente ao exemplar mais pequeno de Varela Crujo.

Quanto aos forcados amadores:

Cascais pega os dois toiros à primeira tentativa.

Portalegre concretizou ao primeiro e terceiro intento

Monforte a consumou duas pegas à primeira.

 No final o júri composto pelos três cabos dos respectivos grupos de forcados atribuiu o troféu Casa do Povo de Santo António das Areias aos amadores de Cascais.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.