Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

João Telles destaca-se em Alcochete

João Telles em destaque no Concurso de ganadarias de Alcochete.
12 de Agosto de 2013 - 22:07h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2252
João Telles destaca-se em Alcochete

Realizou-se no passado domingo, dia 11/08/2013, às 18h00, o tradicional Concurso de Ganadarias de Alcochete, integrado no programa das festas do barrete verde e das salinas. A corrida foi dirigida pelo Exmº Sr. João Cantinho e assessorado pela Srª. Drª. Veterinária Francisca silva. Tarde de muito calor, mas que não impediu uma boa entrada de público, registando-se 2/3 de casa forte. O cartel anunciava os cavaleiros João Telles, Miguel Moura e Mateus Prieto, que substituiu o cavaleiro Francisco Palha. Pegaram em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Abriu praça o cavaleiro João Telles. Saiu-lhe em sorte o toiro Prudêncio, com o número 64 e com 590kg de peso, nobre e encastado. Esperou a saída do toiro para uma sorte gaiola, mas o toiro saiu distraído impossibilitando a sorte. Cravou dois bons ferros compridos, no sítio, à tira. Trocou de montada e cravou dois bons ferros curtos e obteve música. O toiro investia franco e não revelou crenças. O cavaleiro deu vantagens ao toiro e cravou mais 3 ferros curtos de praça à praça, com batidas ao pitón contrario. Os ferros foram sempre muito bem rematados. Cravou ainda um sexto ferro de palmo de muito boa nota.

O seu segundo toiro, e 4º da ordem foi o melhor toiro da tarde, era um toiro bravo, apesar da entrada algo reservada em praça e de acusar alguma sensibilidade na mão direita. O João Telles cravou dois bons ferros compridos, mas algo descaídos, trocou de montada e iniciou a lide da tarde com 3 ferros curtos muito bons, sempre bem na brega a deixar o toiro colocado. Teve musica ao 3º curto e ainda cravou mais 3 ferros curtos a afrontar o toiro nos seus terrenos. O 6º foi um grande ferro com o toiro já fechado em tábuas. Volta para cavaleiro e forcado nas duas lides

Mateus Prieto foi o segundo cavaleiro da tarde a entrar em ação, mas não teve sorte no seu lote. O 1º toiro que lidou foi o toiro Núncio, com o número 62 e 555kg de peso, saiu com pata, tinha pouca cara e rachou-se cedo, foi um toiro manso. O cavaleiro cravou dois ferros compridos sem transmissão e com uma passagem em falso. Nos curtos, foi mais do mesmo, e só houve alguma emoção quando o cavaleiro pisou os terrenos ao toiro. Ouviu música ao terceiro curto. O quinto foi um bom violino depois de mais uma passagem em falso.

O segundo toiro era o exemplar de Dias Coutinho com o nº10 e 605kg de peso. Se é habitual dizer que não há 5º mau, este quebrou a tradição, e foi francamente mau. Era manso e cheio de sentido, com inesperados arreões para colher, andou sempre desligado da montada e o cavaleiro deu-lhe a lide possível, fruto também de alguma inexperiência. Cravou 2 ferros compridos sem transmissão com o toiro desligado. Trocou de montada para os ferros curtos e cravou 3 ferros corretos com o toiro a crescer à medida que o castigo se acentuava. O 4º foi um bom violino, em terrenos de dentro, mas descaído. O 5º foi um bom ferro, também em sorte de violino. Inexplicavelmente o cavaleiro tentou cravar mais ferros, com o toiro sem estar em sorte, e à meia volta, num toiro com cada vez mais sentido e menos condições de lide. Perdeu a oportunidade de sair no momento certo. Voltou à praça com dois ferros na mão, cravou mais um violino pescado e o ferro de palmo que trazia não o conseguiu cravar.

Saiu ovacionado, por um público que não dá veleidades. Volta para cavaleiro e forcado só no seu primeiro toiro.

O 3º cavaleiro da tarde foi o jovem Miguel Moura. O primeiro do seu lote com o nº 31 e 550 kg de peso veio da ganadaria Lupi. O cavaleiro quis também fazer uma sorte gaiola mas o toiro saiu reservado e sem emoção. Cravou um bom ferro comprido, mas um segundo algo aliviado.

Trocou de montada e cravou 3 bons ferros curtos, no 2º a entrar pelo toiro a dentro e o 3º com cite de praça à praça, com batida ao piton contrario. Os ferros foram muito bem rematados, com mérito para o bom leque de montadas que o cavaleiro dispõe. Afrontam os toiros nos seus terrenos e depois saem a ladear na cara do toiro. Ouviu música ao terceiro ferro e ainda cravou mais quatro ferros. Que em nossa opinião foi exagerado, tornando a lide muito extensa, nove ferros numa lide é francamente exagerado.

O segundo do seu lote foi o toiro de Passanha. Um bonito e rematado toiro com o nº35 e 580kg de peso. O cavaleiro esperou o oponente sem peões de brega e cravou dois bons ferros compridos, o primeiro algo descaído. Trocou de montada e nos curtos continuou acertado com o cavalo a levar o toiro na garupa. Ouviu música ao segundo curto e ainda cravou mais 2 ferros curtos e dois de palmo, tronando a lide (tal como a anterior) extensa, e com o público (com razão) a não gostar destes “excessos”, com o toiro já esgotado. Volta para cavaleiro e forcado nas duas lides

Mas os grandes protagonistas da tarde, foram os Forcados Amadores de Alcochete. Se pegar seis toiros em solitário já é uma tarefa difícil, pegar seis toiros em solitário num concurso de ganadarias é ainda mais difícil, devido à diversidade de comportamentos, e porque são sempre toiros sérios. Abriu Praça o forcado Fernando Quintela que brindou ao director de corrida, fez uma grande pega à barbela, com uma excelente ajuda de todo o grupo, especial destaque para o 1º e 2º ajudas. O segundo forcado em praça foi o Rubem Duarte com uma pega limpa à barbela na investida forte do manso de Núncio, o forcado foi muito bem ajudado pelo grupo. O 3º toiro da tarde foi pegado pelo forcado João Gonçalves, o forcado fez tudo bem mas o toiro muito esgotado tirou a cara no momento da reunião. Na segunda tentativa o forcado foi buscá-lo a terrenos de compromisso e a pega concretizou-se com o toiro a vir pelo seu caminho sem complicar muito. O quarto da tarde, o bravo de Rio Frio, foi pegado pelo forcado Tomás Vale, com uma primeira tentativa violenta a abrir a porta da trincheira. Pegou à segunda tentativa numa pega rija à barbela.

Para pegar o Dias Coutinho (que já se adivinhava difícil) foi o cabo Vasco Pinto, fez quatro tentativas que foram, mais propriamente quatro grandes pegas, muito duras, com o toiro a “despejar” todo o grupo com enorme aparato, desenvolveu sentido, e nas últimas duas investidas já vinha para colher. Com muita certeza, e muita determinação, apanágio dos grandes cabos, decidiu o forcado ir para a cernelha. Assumo que duvidei desta decisão, porque o forcado já estava muito diminuído, mas foi buscar força não sabemos onde, e concretizou à segunda tentativa de cernelha, com enorme estoicismo e coragem, num toiro impegável cheio de maldade. Fechou a noite o consagrado Nuno Santana com uma pega correta à barbela com o grupo a ajudar irrepreensivelmente.

Em última análise, há que realçar que houve toiros para todos os gostos. O prémio de bravura foi atribuído ao toiro de Rio Frio, e o prémio de apresentação (como já é habitual) para o toiro de Passanha, que concordamos plenamente, bem como o público presente na praça. Não podemos deixar de realçar o facto do João Telles ter sido o único cavaleiro a utilizar bandarilhas de segurança para os forcados, e não percebemos porque é que os outros cavaleiros não o fizeram também. Outro aspeto negativo foi o facto de termos assistido a lides excessivamente extensas, que não beneficiam em nada a festa dos toiros. Tornam excessivamente extensos os espetáculos, tornam-se monótonas e podem ainda deitar por terra a atuação do próprio cavaleiro. Para além de que, na maior parte das vezes comprometem o desempenho dos forcados, com toiros esgotados, a defenderem-se em tábuas, que já não se arrancam francos para a pega.

Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete

Em praça os cavaleiros Joao Telles Jr , Mateus Prieto e Miguel Moura para pegar os 6 toiros em solitário os amadores de Alcochete
12 de Agosto de 2013 - 12:00h Galeria fotográfica por: arsénio Franco - arseniofotografia@gmail.com
Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete Imagens do concurso de ganaderias de Alcochete
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.