Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Um Grande Curro de Toiros em Lisboa

Numa noite em que o protagonismo maior vai para o curro António Silva, Brito Paes destacou-se, Sónia Matias agarrou o triunfo, Duarte Pinto foi exímio na selecção dos terrenos, Tiago Carreiras exuberante e os Amadores de Santarém varreram à primeira.
21 de Junho de 2013 - 14:07h Crónica por: - Fonte: - Visto: 3309
Um Grande Curro de Toiros em Lisboa

A nocturna de 20 de Junho em Lisboa fez justiça ao anunciado cartel de “Juventude e Competição”. E para que a justiça não fique por meias palavras, a noite do Campo Pequeno foi na realidade uma noite de Seriedade, Juventude e Competição.

Os curro António Silva foi o melhor da noite de Lisboa. Esteve a roçar a perfeição na apresentação, com toiros bem armados, ajustados nas formas, rematados e compostos de carnes. No comportamento, com excepção do último da corrida, foram transversalmente nobres, sérios, com presença, disponíveis para o confronto, empregaram-se no momento da reunião e raras vezes ofereceram comodidade.

Pena que o público não tenha respondido à chamada e tenha preenchido as bancadas em número próximo de metade da lotação da praça. A corrida teve seriedade e emoção, os intervenientes competiram e o curro correspondeu e merecia mais público.

Abriu praça o cavaleiro Marcelo Mendes que confirmou a sua alternativa diante de um exemplar de 560Kg, de nome Lustroso, que investiu nos capotes e perseguiu a montada com o rabo arqueado. Nos compridos a lide de Marcelo Mendes prometia confirmar a consistente temporada que está a efectuar. Mas nos curtos, o craque da quadra pareceu estar em noite pouco inspirada, e como se não bastasse, a montada escorregou e provocou a queda do cavaleiro, com o Lustroso a investir no cavalo.

O segundo da noite surgiu em praça e parecia um toiro saído de uma tela a óleo. O Hermano estava muito bem armado, tinha 570Kg de peso, sério e com trapio, nobre, que partiu sempre primeiro, arrancou a medir, empregou-se no ferro e que Sónia Matias aproveitou para triunfar. Sónia efectuou uma lide ligada, certa no tempo, correcta a cravar e sem exageros nos remates. Colocou o primeiro curto numa emotiva reunião junto a tábuas e destacou-se no terceiro quando reuniu em terrenos de compromisso e deixou o ferro de cima para baixo. Terminou uma boa actuação com um violino.

Brito Paes marcou pontos na nocturna de Lisboa. Efectuou uma lide baseada nos ladeios, nos desplantes e chegou a intrometer-se no corredor, perante um oponente andarilho, com 515Kg de peso, que humilhava e que nunca se rendeu. Entendeu-se desde os compridos com o astado, temperando as sortes e pautou uma actuação de enorme correcção no momento do ferro. Colocou o terceiro curto de forma perfeita e mesmo quando o oponente já aparentava menos força, António Brito Paes continuou irreverente e em destaque até ao final, na melhor actuação da noite.

Quando o quarto saiu da porta dos sustos encheu de imediato a praça. Um toiro muito sério, muito bem apresentado e com uma presença que impunha respeito, distribuída por 515Kg de peso. Duarte Pinto ligou-se de imediato com o oponente e deu-lhe uma lide pautada por enorme correção na brega, onde seleccionou criteriosamente os terrenos e tentou imprimir largura nos cites. Mas o oponente distraía-se com facilidade, revelou-se tardo a reunir e nem sempre as sortes terminaram de forma perfeita. O segundo e o quarto curtos foram os de melhor resultado, numa actuação marcada pelo rigor com que manteve o oponente ligado.

Tiago Carreiras entrou determinado em praça. Viu surgir o Calejero de 538Kg, que tinha som na investida e que humilhava em demasia. Cedo o cavaleiro ligou-se com as bancadas, numa lide alegre em que nunca deu hipóteses de arranque ao astado. Facto que ficou evidente no último curto em que de praça-a-praça galopou até ao oponente, efectuou a batida ainda com o toiro parado e cravou um ferro que recolheu os maiores aplausos da noite. Ao sair acedeu ao pedido de mais um e repetiu a sorte anteriormente descrita, após falhar a primeira tentativa. Com aparato e exuberância, saltou da montada a caminho do pátio de quadrilhas. Uma grande fatia do público gostou do que viu e Tiago Carreiras tornou-se assim o cavaleiro que recebeu a ovação mais ruidosa da noite.

David Oliveira regressava ao Campo Pequeno após triunfo na temporada anterior e brindou a lide no centro da arena ao céu, numa conversa com a sua mãe. Surgiu também ele determinado em praça mas saiu-lhe a fava no sorteio. O oponente de 565Kg de peso não era mau mas foi o pior da noite, andarilho de sobra e um exagero de tão tardo. David Oliveira foi o único cavaleiro a actuar de tricórnio posto. Monta com elegância e controla a montada com apenas uma mão. Não procura o aplauso fácil e molda-se às características do oponente. Efectuou uma lide intermitente, pois nem sempre as reuniões foram as mais ajustadas, fruto das dificuldades que o oponente imprimiu por tão tardo que foi. Ainda assim, uma actuação positiva do cavaleiro de Bucelas.

A noite da forcadagem foi dura. Os “Silvas” empregaram-se nas pegas e levaram a melhor os Amadores de Santarém que pegaram tudo à primeira. João Torres foi para a cara do primeiro da noite e fechou-se ao primeiro intento à córnea. António Grave de Jesus também ele se fechou à córnea e à primeira tentativa. João Brito mandou no cite e no arranque, e reuniu ao primeiro intento, numa noite perfeita para os Amadores de Santarém.
Pelos Amadores de Montemor, Frederico Caldeira teve uma reunião difícil, consumada à terceira tentativa e com as ajudas despejadas até ao grupo consumar. João Maria Caldeira alapou-se à córnea do oponente e teve um primeiro ajuda do outro mundo, que o manteve na cara até ao grupo fechar a pega ao primeiro intento. Fechou a noite José Maria Cortes com uma rija barbela à primeira tentativa, consumada na córnea, com o toiro a empurrar em crescendo até ao grupo.

Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013

No Toureio a cavalo: Sónia Matias ,Brito Paes , Duarte Pinto , Tiago Carreiras , Marcelo Mendes , David Oliveira Forcadoes Amadores de:Santarém , Montemor Ganadarias: António Silva
21 de Junho de 2013 - 00:00h Galeria fotográfica por: Arsénio Franco - arseniofotografia@gmail.com
Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013 Imagens da Corrida de Toiros em Campo Pequeno no dia 20 de Junho de 2013
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.