Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Em Alcácer, Troféus para António Telles e Amadores de Vila Franca

Perante meia casa, um calor abrasador e uns "patas blancas" de enorme desilusão, António Telles impôs-se a um manso e os Amadores de Vila Franca venceram o troféu de melhor pega, na vez de Ricardo Patusco.
24 de Junho de 2013 - 13:35h Crónica por: - Fonte: - Visto: 2485
Em Alcácer, Troféus para António Telles e Amadores de Vila Franca

A organização da corrida marcou encontro na praça João Branco Núncio para as 18h15m. Sábia decisão, pois o Verão chegou, deu as boas-vindas em Alcácer do Sal e a corrida efectuou-se sob um calor abrasador, que obrigou a venda de bilhetes para os sectores de sombra que estavam completamente cheios, contrastando com os de sol, polvilhados aqui e acolá por algum público.

O saldo de espectadores mede-se assim numa bem composta meia casa, que assistiu a uma completa desilusão do curro Monteviejo. Os “patas blancas” estavam bem apresentados, tinham peso, trapio e detentores de uma mirada séria que media cada movimento e impunha respeito. Mas excepção feita ao último da corrida lidado por Marcelo Mendes, nunca andaram, não investiram, não responderam aos ferros, nem transmitiram vez alguma e Alcácer foi aguentando o desenrolar da corrida combatendo o calor em detrimento da emoção.

António Telles abriu a praça diante um exemplar de 550Kg de peso, com pouca mobilidade e sem disposição, mas que cumpriu. O cavaleiro da Torrinha pisou terrenos de compromisso para colocar a ferragem perante tão parca matéria-prima, com consequentes toques da cornamenta do oponente nas suas canelas e a partir do segundo curto afinou as distâncias e finalizou uma lide correcta, mas que nunca chegou a empolgar. No quarto coube-lhe em sorte um manso de 560Kg refugiado em tábuas e que jamais de lá saiu. António Telles impôs-se à má fortuna e partiu para cima do astado e rubricou uma grande lide a um manso, com sortes a sesgo, aguentando a mirada do oponente, cravando ao estribo e em terrenos de muito compromisso. No final da lide recuou na quase totalidade da praça até ao pátio de quadrilhas. Recebeu com toda a justiça o troféu entregue, sob protestos das bancadas que preferiram a última de Marcelo Mendes.

Luís Rouxinol também pouco ou nada teve para lidar. O segundo tinha 670Kg de peso, pôs sempre a cara alta nos capotes, na montada e na pega. Sem disponibilidade alguma, permitiu ao cavaleiro de Pegões uma lide sem transmissão, com passagens pelo corredor e a tourear na garupa, com muito mais toureiro do que toiro. Terminou com um bom par de bandarilhas seguido de um ferro de palmo. O quinto foi o mais leve com 480Kg e um manso que nada possibilitou. Rouxinol partiu para cima do oponente, tentou e tentou mexer com o astado, mas nem pisando os terrenos o toiro deu sinal de resposta.

Marcelo Mendes enfrentou o terceiro com 550Kg, muito reservado e sempre de cara alta em todos os momentos. Também sem matéria-prima e perante tanta ausência de disponibilidade, Marcelo Mendes andou aliviado e só ao terceiro curto pisou mais os terrenos e cravou com mais acerto. O último tinha 540Kg e foi o único que se soltou em praça, investindo e carregando nos remates. Marcelo Mendes aproveitou a qualidade do oponente, sentiu-se a gosto, ligou-se com o público e o mesmo correspondeu, pois finalmente havia um confronto limpo em praça. Terminou a lide com a sua melhor sorte de toda a tarde, um par de bandarilhas com que a praça respondeu de pé.

Nos homens das jaquetas estiveram pelos Amadores de Évora, João Oliveira à primeira tentativa, com o toiro a partir determinado e com pata. José Martins ao segundo intento, numa reunião difícil e com uma enorme primeira ajuda. Ricardo Sousa à segunda tentativa.
Pelos Amadores de Vila Franca, Rui Godinho fechou-se ao primeiro intento. O cernelheiro João Santos e o rabejador Carlos Silva efectuaram duas tentativas falhadas de cernelha, com a dupla de campinos a sentir dificuldades no mando do jogo de cabrestos, sendo consumada ao primeiro intento pelo forcado da cara Márcio Francisco. Terminou a tarde Ricardo Patusco com uma pega ao segundo intento, que levou o troféu de melhor pega da tarde.

Imagens da corrida de Alcácer do Sal

Em praça os cavaleiros António Ribeiro Telles ,Luis Rouxinol ,Marcelo Mendes , os Forcadoes Amadores de: Évora, Vila franca para pegarem toiros da ganaderia Monteviejo
24 de Junho de 2013 - 13:34h Galeria fotográfica por: arsénio Franco - arseniofotografia@gmail.com
Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal Imagens da corrida de Alcaçer do Sal
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.