A primeira de Arruda dos Vinhos com pouco para contar
17 de Agosto de 2014 - 19:42h | Crónica por: Fernanda Rita - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2416 |
A praça de toiros josé Marques Simões, recebeu ontem à noite, com meia casa preenchida uma corrida mista por ocasião da grande feira taurina/2014, em Arruda dos Vinhos.
O cartel era composto pelos cavaleiros Filipe Gonçalves e Manuel Lupi, o matador de toiros Paco Velasquez e o novilheiro Manuel Dias Gomes. Pegaram os forcados amadores de Vila Franca de Xira. Lidaram-se toiros da ganadaria Eng. Jorge Carvalho.
A lide a duo de Filipe Gonçalves e Manuel Lupi não resultou, frente a um oponente que acabou por servir, faltando-lhe alguma raça. Este tipo de lides nada vem acrescentar à festa.
Filipe Gonçalves teve por diante um manso que a seguir ao segundo curto procurou as tábuas. Até ao quarto curto a colocação da ferragem teve nota positiva. Terminou a lide com um par de bandarilhas que não resultou da melhor forma. Repetiu a sorte, sentindo algumas dificuldades para cravar o segundo par.
Manuel Lupi também não teve a lide sonhada. O toiro era manso e nem sempre as sortes resultaram da forma mais desejada.
Paco Velasquez no primeiro do seu lote pouco fez. O exemplar era complicado tinha pouca nobreza e pouco recorrido. Destaque apenas para o bom par de bandarilhas colocado por Joaquim Oliveira. O segundo do seu lote tinha alguma qualidade, mas Paco Velasquez não soube tirar partido da matéria-prima que teve por diante. Andou desconfiado, acusando alguma falta de rodagem durante a faena.
Manuel Dias Gomes teve por diante dois exemplares complicados do Eng. Jorge Carvalho. Em ambos os toiros andou com muito mérito, valentia e ofício. Destaque para o primeiro par de bandarilhas colocado por Claudio Miguel e Filipe Gravito.
Pelos amadores de Vila Franca de Xira pegaram António Faria que consumou ao segundo intento, com o forcado da cara a fechar-se à córnea. Francisco Faria concretiza à primeira tentativa sem dificuldades e Vasco Pereira pega à primeira tentativa.
O curro enviado pelo Eng. Jorge Carvalho saiu bem apresentado, manso, à excepção do último toiro da corrida que acabou por ter alguma qualidade.