Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Tarde muto agradável na Praça João Branco Núncio

Curro da Ganadaria Passanha muito bem apresentado
25 de Junho de 2018 - 20:00h Crónica por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 1015
Tarde muto agradável na Praça João Branco Núncio

Praça de Touros João Branco Núncio, em Alcácer do Sal, recebeu este sábado, dia 23 de Junho, a corrida comemorativa dos 800 anos de existência daquela vila, que decorria em simultâneo com a XXVIII PIMEL, Feira de Turismo e Atividades Económicas.

A corrida teve início às 18 horas e 32 minuto e apresentou três quarto fortes da lotação.

O cartel desta corrida estava composto pelos cavaleiros de alternativa António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e João Moura, Jr, os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e Montemor e seis toiros da Prestigiada Ganadaria  Passanha, que estavem muito bem apresentados e cumpriram no geral proporcionando boas lides e boas pegas.

Corrida com duas partes, sendo a segunda parte com momentos inesquecíveis, como aqueles que iremos aqui descrever.

Primeira parte da corrida

António Ribeiro Telles, lidou o primeiro toiro da tarde de capa preta, com o número 14, nascido no mês de janeiro de 2014 e com o peso de 600 quilos.

O cavaleiro da Torrinha deu início ao seu labor com a cravagem de dois ferros compridos à tira, sendo o primeiro muito bom, e o segundo ficou descaído. na série dos curtos cravou cinco bons ferros, com destaque para os dois primeiros cravados nos médio. Teve uma atuação bastante agradável, cuidando da lide e da brega, bem como preparando bem os cites e as reuniões, perante um toiro voluntarioso. Deu volta à arena em solitário.

Luis Rouxinol, lidou o segundo toiro da tarde de capa preta meano, com o número 90, nascido no mês de maio de 2014 e com o peso de 610 quilos.

O cavaleiro cravou dois ferros à tira com destaque para o segundo, já que o primeiro ficou traseiro, e na série dos curtos cravou quatro ferros e um palmito este nos médios, os anteriores foram todos de boa colocação. Teve uma lide agradável, perante um toiro muito volantorioso e com muita pata. Deu volta à arema acompanhado do forcado

João Moura Jr., lidou o terceiro toiro da tarde de capa preta, com o número 71, nascido no mês de maio de 2014 e com o peso de 525 quilos.

O Cavaleiro deu início à sua atuação com a cravagem de dois ferros compridos, o primeiro ficou descaido e o segundo foi de boa colação, ambos à tira. passou para a série dos curtos e cravou cinco ferros. Uma atuação pouco agradável, dado estar mal nos momentos de reunião. Deu volta à arena na companhia do forcado

Segunda parte da corrida

António Ribeiro Telles, lidou o quarto toiro da tarde de capa preta, com o número 92, nascido no mês de junho de 2014 e com o peso de 550 quilos.

Começou o seu labor cravando dois ferros compridos à tira muito bons, passou à série dos curtos e cravou cinco ferros, com destaque para terceiro, quarto e quinto, este último a pedido do público.

Teve uma grande actuação diante um exemplar que bastante colaborou, pelo que esta sua segunda lide foi muito do agrado do público, com momentos muitos bons de brega e estando muito bem na colocação dos ferros. Deu volta à arena na companhia do forcado e do Ganadeuro Diogo Passanha, volta merecidissima para os três intervenientes.

Luis Rouxinol, lidou o quinto toiro da tarde de capa preta meano com o número 97, nascido no mês de maio de 2014 e com o peso de 520 quilos.

Deu início à sua lide cravando dois bons ferros compridos à tira, passou para a série dos curtos e cravou três ferros de qualidade, a pedido do público cravou um par a duas mãos, sorte que nao lhe saíu muito bem, pelo que pediu permissao para cravar um palmito, sendo este de excelente qualidade.  Agradável atuação perante um toiro que facilitou. Deu volta à arena na companhia do forcado

João Moura Jr., lidou o sexto toiro da tarde de capa preta, com o número 97, nascido no mês de fevereiro de 2014 e com o peso de 605 quilos,

Deu início à sua segunda atuação cravando dois ferros compridos, sendo o segundo muito bom à tira e o segunto ficou descaído, na série dos curtos cravou cinco ferros, com destaque para os três últimos que foram de boa colação, o primeiro ficcou descaído. Teve uma atuação mais do agrado do público, e nao teve pela frente um oponente fácil, já que logo de início e depois de ter saído dos curros em direção à porta das cavalariças, alguns metros mais à direita saltou a trinheira perto do setor 3, sem que tivesse levado algum passe de capote ou tivesse sentido algum ferro. Deu volta à arena na companhia do forcado.

Tarde muito agradável com bons momentos de toureio, boas lides, boas bregas por parte dos bandarilheiros e boas e rijas pegas. 

Os dois Grupos de Forcados em praça, não tiveram uma tarde de fácil.

Ao Grupo de Santarém foram forcados da cara Lourenço Ribeiro, à quarta tentativa no primeiro da tarde, pelo que não deu volta à praça,  António Taurino no terceiro da tarde e João Grave no quinto, ambos pegaram à primeira tentativa.

Ao Grupo de Montemor foram forcados da cara no segundo da tarde Francisco Bissaia Barreto à primeira tentativa, Manuel Ramalho no quarto da tarde e Francisco Borges no sexto, ao segundo intento, com uma excelente primeira ajuda de António Cortes.

Foram merecidas as voltas à arena e muito aplaaudidas pelos aficionados.

Estavam em disputa dois troféus, sendo um atribuído ao Cavaleiro António Telles pelo bom desempenho nas duas lides, e o segundo troféu com a designação ‘João Maria Cortes’, na sua VI Edição, para o melhor grupo em praça, que foi o Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

Os campinos estiveram sempre bem no maneio, e condução de cabrestos na hora de recolherem os toiros., pelo que mereceram os aplausos dos aficionados. Nenhum toiro na hora de recolher teve a colaboração dos bandarilheitros como muitas vezes se costuma ver os mesmos participarem.

Dirigiu e bem a corrida o Senhor Agostinho Borges Delegado do IGAC, assessorado por um Médico Veterinário e por um cornetim.

A Corrida foi abrilhantada pela Banda local.

Uma palavra de agradecimento para a Empresa, pela amável forma  como recebeu o Taurodromo.

 

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.