Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

À conversa com Susana Frieza, cabo do grupo das "Forcadas de Benavente"

As "Forcadas de Benavente" são um exemplo vivo de coragem, valentia e da participação activa das mulheres na festa brava.
24 de Fevereiro de 2012 - 22:19h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 8082
À conversa com Susana Frieza, cabo do grupo das

O grupo de “Forcadas de Benavente” nasceu há três anos.

O gosto pela arte de pegar falou mais alto e a sua primeira actuação foi no dia 1 de Novembro de 2008.

Um grupo de mulheres que são um verdadeiro exemplo de coragem e valentia.

Susana Frieza o cabo do grupo conta como nasceu esta ideia.

 

T:Como nasceu a ideia de formar um grupo de mulheres forcadas em Benavente?

S.F:O grupo nasceu a partir de mim e de outras mulheres, algumas até namoradas de rapazes que faziam parte do grupo masculino na altura, dávamo-nos bem gostávamos de pegar então falámos entre nós “porque não fazer um grupo só de mulheres?”, falámos com o cabo do grupo masculino fizemos uns treinos e atuamos pela primeira vez em público em Benavente na Festa Anual do G.F.A. Benavente.

T:Já participaram em algumas corridas ou festivais?

S.F:Corridas de toiros nunca tivemos possibilidade mas já nos deram oportunidades de participar em alguns festivais de mais responsabilidade.

T:Quantos elementos têm o grupo?

S.F:Actualmente o grupo tem cerca de 12 elementos com idades compreendidas entre os 17 e os 30 anos.

T:Como é que os homens reagem com a existência do vosso grupo, há muito machismo?

S.F:Sim, sentimos que existe um pouco a falta de compreensão. Ouvimos comentários desagradáveis mas são opiniões e nós respeitamos.Não podemos partilhar todos do mesmo idealismo. Mas existem outros que pelo contrário nos apoiam nos dão muita força, vontade e coragem.

T:A família e os amigos o que disseram da ideia de ser forcado (a)?

S.F:Na família aceitaram bem a ideia, uma vez que o meu bisavô era campino, os tios também, os pais muito aficionados e o meu irmão também faz parte de um grupo de forcados e sempre foi o meu braço direito. Já os amigos inicialmente acharam que eu brincava quando dizia o que fazia. Mais tarde tiveram a noção de que falava a sério mas acham que é um ‘desporto’ muito arriscado e apoiam-me. Alguns já foram até ver actuações do grupo.

T:O que está previsto para esta temporada?

S.F:Estamos a preparar a nossa temporada, já fizemos alguns treinos, temos algumas datas já previstas mas nada de concreto ainda. Normalmente os convites vão surgindo ao longo da temporada. Esperamos que nos dêem oportunidades.

T:O que é que as aficionadas(os) podem esperar deste grupo de mulheres?

S.F:Os aficionados (as) podem esperar deste grupo de mulheres, demonstrações de valentia, audácia, respeito e muito espirito de camaradagem.

T:É difícil ser forcado(a)?

S.F:Ser forcado é um misto de emoções, por vezes difíceis de controlar. Prefiro dizer que não é fácil e nem é uma ‘modalidade’ para qualquer um mas a clama e confiança em nós próprios e nos restantes elementos transforma a dificuldade em óptimas recordações.

T:Já algum dos elementos foi colhido?


S.F:Todas nós já sofremos algumas mazelas, tanto em treinos como em espectáculos, escoriações, entorses, arranhões, eu própria já fracturei o nariz e já apanhámos alguns sustos com alguns elementos que chegaram a ser transportados para o hospital mas tudo isso faz parte desta arte.

T:Num mundo onde predominam os homens, que conselho deixa às aficionadas do nosso país?

S.F:Este mundo dos toiros já não é o só dos homens, felizmente a mulher já consegue marcar a sua posição na tauromaquia como em outros sectores.As mulheres que nunca desistam por influência de ninguém. Chegamos onde chegam os homens.

NOTA: (Fotos gentilmente cedidas pela Cabo do Grupo Susana Frieza)

Imagens das "Forcadas de Benavente"

As Forcadas de Benavente demonstrando a sua arte de pegar
22 de Fevereiro de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Susana Frieza
Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das Imagens das
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.