Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Ricardo Porto Nunes - "Esta temporada... foi por vocês!"

Ricardo Porto Nunes, cabo dos Amadores de Arronches, fez um balanço de temporada ao Taurodromo.com.
17 de Novembro de 2012 - 22:31h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 2700
Ricardo Porto Nunes -

Ricardo Porto Nunes tem 37 anos e é o cabo do Grupo de Forcados Amadores de Arronches desde 2006, recebendo o testemunho do anterior cabo, Joaquim Praxedes.

Fardou-se pela primeira vez a 12 de Junho de 1999 na praça de Arronches.


Taurodromo.com (T) - Terminaram a época com um troféu no Cartaxo. Como considera que correu a temporada 2012 para o grupo?
Ricardo nunes - Os troféus são importantes mas não devem de ser o "motor" do grupo. Importante foi termos regressado ao Ribatejo e fazer outra boa actuação como aconteceu no ano passado na Azambuja.
A temporada de 2012 e perante a quantidade e qualidade dos elementos que o grupo dispõe ficou um pouco aquém das expectativas. Tive muitos forcados que pegaram ou ajudaram muito pouco para a qualidade que têm. Desde 2008 que efectuámos sempre mais de 20 corridas, por exemplo em 2010 pegamos 70 touros e este ano ficamos por pouco mais de metade!!!

T - Pegaram um total de 14 corridas, certo? Quais os melhores e piores momentos do grupo na temporada 2012 que gostaria de destacar?
Ricardo Nunes - Não, no total pegámos 15 festejos em Portugal; 11 corridas de touros, 2 festivais, 1 novilhada e 1 aula prática que se revelou uma grande prova de fogo para os mais novos. Em Espanha pegámos 3 corridas de rejones. Assim sendo totalizámos 18 festejos no ano de 2012.
Os momentos menos bons foram as lesões no festival de São Vicente, a favor do nosso companheiro, José Mário Almeida, contraídas por mim, João Cardoso e Ricardo Estrela,  durante a aula prática em Assumar com os cortes de banderilhas nos forcados Diogo Carrilho e Luís Carriço, e nas Meãs do Campo com a lesão do Filipe Redondo.
De destacar, o dia 15 de Setembro em que tivémos duas corridas em simultâneo. Na Granja, touros de Murteira Grave e Dias Coutinho pegados de caras, ambos à primeira tentativa por Manuel Cardoso e Nuno Rosado, que venceu o troféu para a melhor pega e em Monroy, Caceres, touros de Dª. Carmen Valiente, mansos e complicados, com Paulo Florentino à primeira e pelo Fábio Mileu à terceira.

T - Qual ou quais a(s) ganadaria(s) que o grupo mais gostou de pegar na temporada 2012?
Ricardo Nunes - As ganadarias que eu mais gostei de pegar, foram de Vera Sanchez em Tendais Cinfães do Douro, encaste Atanásio Fernandez e do Sr. Manuel Assunção Coimbra, no Cartaxo. São ganadarias que não permitem grandes erros e pedem grupo num todo.

T - Neste defeso, há possibilidade de rumarem ao estrangeiro para pegar?
Ricardo Nunes - Há sempre derivado das boas relações que mantemos com grupos, toureiros, empresários e ganaderos, do outro lado do Atlântico...mas agora falta só acertar as últimas coisas.
Quanto a Espanha, pode sempre haver algo, mas de momento só temos compromissos para Fevereiro, já na nova temporada.


T - 2012 foi mais uma temporada sem bandarilhas de segurança. Como vê o permanente adiar da entrada em vigor do novo regulamento taurino?
Ricardo Nunes - O regulamento taurino está em "banho maria", espero que esteja a ser cozinhado de forma a não causar disturbios intestinais a todos os aficionados. Já começa a preocupar, mas há a Prótoiro. que tem feito, ao que tem sido transmitido, um excelente trabalho de pressão e "negociação", aguardemos sem desesperar...
Quanto às bandarilhas de segurança, serão de segurança num sentido mas noutros aspectos poderão aumentar a perigosidade.
 
Aproveito a oportunidade para agradecer às familias, amigos, simpatizantes, namoradas e esposas, que fizeram milhares de quilómetros para nos honrarem com a sua presença e apoio nas nossas actuações... e também ao Municipio de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção, Mosteiros e Esperança, pela amizade, apoio e presença sempre que possivel. Esta temporada...foi por vocês!!!

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.