Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

"Cuqui": um jovem que ambiciona Ser Figura do Toureio

O Taurodromo.com foi conhecer o Novilheiro Joaquim Ribeiro "Cuqui", um jovem cheio de ilusões que sonha um dia ser figura do toureio.
28 de Novembro de 2012 - 09:54h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 3347

Tem 21 anos é natural de Lisboa, é do Real Madrid, adora ouvir Flamenco e o seu maior sonho é ser figura do toureio e que o toureio a pé em Portugal ganhe a importância de outrora.O Taurodromo.com foi conhecer o novilheiro Joaquim Ribeiro “Cuqui”, um jovem cheio de ilusões.

 

T: Quem é o "Cuqui"?

J.R.C: O Cuqui é um novilheiro com picadores que tem em mente ser Figura do Toureio. Vivo "25" horas do dia a pensar e a lutar em conseguir sê-lo.

 

T: Como surgiu a paixão pelo toureio a pé?

J.R.C: Desde muito pequeno que acompanhava o meu pai às tradicionais largadas de toiros na Moita e noutras terras. Passado uns anos entrei na Escola de Toureio da Moita com o Maestro Armando Soares. Assim surgiu esta paixão.

 

T: Como tem sido o teu percurso até aos dias de hoje? 

J.R.C: Difícil sem dúvida. Comecei com o Maestro Armando Soares na Escola de Toureio da Moita, depois estive um tempo com os matadores Parrita e Procuna e cerca de um ano na Escola de Vila Franca de Xira com o Maestro José Júlio. Depois entrei na Escola de Badajoz e estive 3 anos com os Maestros Luís Reina e Antoñete. Debutei com picadores no dia 1 de Abril em Aguascalientes e estive a viver 8 meses no México. Gostaria de agradecer um dia a todas estas pessoas que me ajudaram. Neste momento estou em Portugal a passar uma parte do inverno. Penso regressar novamente ao México no início do ano.

 

T: É difícil ser toureiro?  Quais são as dificuldades que mais se depara no toureio?  

J.R.C: Penso que qualquer profissão é difícil, mas esta é sem dúvida uma das mais difíceis, mas também muito bonita. Existem muitas, mas a principal é ter de estar longe da família e por vezes abdicar de certas coisas que qualquer pessoa vê como natural!

 

T: Para além do toureio, que outras paixões têm na vida?

J.R.C: Paixões só tourear, tenho outros gostos como fazer desporto (atletismo e ciclismo) ou estar com amigos e família.

 

T: O que sente quando está à frente de uma rês brava?

J.R.C: Depende de cada animal. Medo, e respeito de um animal complicado e bravo, nobre com classe. Digamos que é como estar com uma mulher e poder acariciá-la. São tão difíceis de explicar os sentimentos que só estando diante de uma vaca, novilho ou toiro se pode sentir e entender.

 

T: Que balanço faz da temporada 2012?

J.R.C: Foi uma temporada bonita, porque pude dar um passo mais à frente. Debutei com picadores, mas gostaria de ter toureado mais em Portugal e Espanha. Toureei 5 novilhadas no México em praças de primeira e o festival de abertura de temporada em Mourão. Quero sempre mais e melhor, só assim posso conseguir o que quero.

 

T: Até hoje qual foi o momento mais marcante da sua carreira?

J.R.C: Penso que a tarde do debute com picadores foi uma tarde bonita, completa e que desfrutei e fiz desfrutar o público. Um dia importante para mim sem dúvida!

 

T: Qual é o seu maior sonho?

J.R.C: Ser Figura do Toureio e poder fazer com que o toureio a pé em Portugal volte a ter importância.

 

T: Quais são as suas referências no toureio?

J.R.C: Portuguesas sem dúvida os Maestros Victor Mendes e José Luís Gonçalves. Em Espanha Morante , “El Juli” y Jose Maria Manzanares. Estou horas e horas a ver vídeos destes toureiros, tento aprender o mais que posso de cada um deles.

 

T: Qual o seu desejo para 2013?

J.R.C: O desejo de poder continuar a desfrutar do toureio e poder seguir vivendo em toureiro e que todas as pessoas possam ter saúde e trabalho para viver.

 

Imagens de Joaquim Ribeiro "Cuqui"

Algumas imagens gentilmente cedidas pelo jovem Novilheiro Portugûes Joaquim Ribeiro "Cuqui".
21 de Novembro de 2012 - 00:00h Galeria fotográfica por: Joaquim Ribeiro "Cuqui"
Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro Imagens de Joaquim Ribeiro
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.