Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

António Crujo em entrevista ao Taurodromo.com

A ganadaria Varela Crujo pasta na herdade dos Outeiros em Vila Nova de S. Bento, concelho de Serpa. No dia 1 de Fevereiro serão lidados toiros Varela Crujo no tradicional festival de Mourão. O taurodromo.com foi conhecer melhor o toiro Varela Crujo.
03 de Janeiro de 2013 - 22:20h Entrevista por: - Fonte: - Visto: 3893
António Crujo em entrevista ao Taurodromo.com

Laurentino Carrascosa, mas já com origem em Torrestrella, Hermanos Sampedro, proveniente de Domecq, são encastes que subsistem na actualidade na ganadaria Varela Crujo Herdeiros.

No dia 1 de Fevereiro de 2013 serão lidados toiros da ganadaria Varela Crujo Herdeiros no tradicional festival de Mourão.

O Taurodromo.com foi conhecer o toiro Varela Crujo, que pasta na herdade dos Outeiros, em Vila Nova de S. Bento, no concelho de Serpa.

 

Taurodromo.com: Como se define como ganadero?
António Crujo: Como um grande aficionado, sobretudo um apaixonado pelo toiro e estar dentro da festa com uma enorme seriedade. É assim que eu me defino.

T: Quais as características do toiro Varela Crujo?
A.C: O toiro Varela Crujo é bem definido: morfologicamente é bonito, baixo, musculado de peso entre os 480 e 500 kg e com algum trapio. Quanto ao comportamento, é enraçado, com mobilidade, nobreza e é um toiro que humilha muito. Com boas condições para o toureio a pé.

T: Qual o critério de selecção das reses?
A.C: A seleção é feita nos tentaderos, e o critério é muito exigente. Só são aprovadas vacas que reúnam as condições exigidas. Muita raça tanto nas varas como na muleta, que humilhem muito, com nobreza, um bom galope e recorrido, o que é bastante importante para a selecção.

T: O efectivo é composto por quantas vacas de ventre?
A.C: É composto por 120 vacas de ventre e 5 sementais.

T: Onde gosta ou gostaria de ver lidar os seus toiros?
A.C: Nas praças mais importantes do nosso país, e em Espanha.

T: Prefere criar um toiro para o toureio a pé ou a cavalo?
A.C: Para a lide apeada, pois a ganadaria tem essas características e é onde se vê melhor o toiro em toda a sua plenitude.

T: Quanto à camada 2013 quais são as perspectivas?
A.C: As perspectivas são as melhores. A camada para a temporada 2013 está muito bonita e eu estou confiante quanto ao seu comportamento, mas um pouco apreensivo em relação à situação do país.

T: Dia 1 de Fevereiro serão lidados toiros Varela Crujo no tradicional festival de Mourão. Quais são as expectativas em relação aos primeiros toiros a serem lidados esta temporada?
A.C: As expectativas para o festival são boas. Os toiros estão bonitos e dentro do tipo da ganadaria. Estou confiante!

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.