Sábado, 20 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

À conversa com António cardoso-Nene.

Leia a breve entrevista do empresário taurino António Cardoso, mais conhecido como "Nene", ao Taurodromo.com. Saiba quais são as expectativas para a Feira do Toiro-Toiro, em Alcochete.
08 de Agosto de 2014 - 22:30h Entrevista por: - Fonte: Taurodromo.com - Visto: 2611
À conversa com António cardoso-Nene.

Arranca já este domingo, dia 10  de Agosto, a "Feira do Toiro-Toiro", em Alcochete.

O empresário taurino António Cardoso mais conhecido por "Nene", falou ao Taurodromo.com das expectativas e da verdadeira essência desta feira.

 

T:Que expectativas tem em relação a esta feira ?
A.C:As expetativas são enormes, penso que a feira está equilibrada, sendo os cartéis das Corridas de Toiros diversificados na essência do toiro-toiro, com toureiros consagrados e com toureiros do futuro. A nível dos forcados estarão presentes três grupos com grandes pergaminhos e que não deixarão de honrar as jaquetas que vestem. Havendo um simbolismo importante: a despedida de João Salvação cabo dos forcados amadores do aposento do Barrete Verde de Alcochete.

T: Em tempos de crise foi difícil organizar a Feira do Toiro-Toiro?
A.C:É sempre dificil organizar uma feira numa Praça de grade responsabilidade como é a Praça de Toiros de Alcochete. É um facto que todos os intervenientes da festa estão de mãos dadas, preparados para levar a temporada ao potencial mais elevado. Por isso, não foi assim tão dificil montar a feira do toiro em Alcochete. Penso que estão presentes todos os intervenientes que eu idealizei e que e mostraram agradados pelo convite. Com certeza que alguém ficou insatisfeito por não estar presente. Mas futuramente terão a oportunidade de estar presentes nesta tão carismática feira do toiro em Alcochete.

T:Como caracteriza cada uma das corridas para os 3 dias de feira?
A.C:Cada corrida é uma Corrida, sendo que no dia 10 - na sua abertura - terá que ser uma Corrida diferente, porque é um concurso de ganadarias e onde os toureiros terão que respeitar o toiro lidando-os de maneira própria para que se defina a bravura dos toiros que vão sair em Praça. A Corrida do dia 12 poderá ser considerada como uma Corrida definida pela qualidade dos toiros Lupi, em que os toureiros presentes vão explanar na Praça de Toiros de Alcochete todas as suas virtudes e valor artístico, para sairem como triunfadores.
No dia 14, no culminar da feira penso que será uma Corrida evocativa do século XVIII de Gala à Antiga Portuguesa, onde estarão presentes desde o consagrado João Moura até ao mais recente cavaleiro de alternativa J. Botero, estando representado em Praça o presente e o futuro da festa. Terminando numa grande disputa entre o Alentejo e o Ribatejo representado pelo Grupo de Forcados de Évora e pelo Grupo de Forcados de Alcochete, que ambos irão enfrentar um curro de toiros de Fernandes de Castro, direi eu.., digno da monumental de Madrid.

T:A empresa apostou fortemente no elemento principal da festa o toiro, porquê o nome da Feira Toiro-Toiro?
A.C:O elemento principal da festa é o toiro, sendo que é a essência principal do espetáculo. Tanto em Alcochete como nas outras Praças que administro. Tive sempre o cuidado de escolher toiros com apresentação e trapio, sendo que a primeira Praça que administrei durante vários anos foi Alcochete. Como em Portugal se anunciavam novilhos de três anos como toiros e sempre foi timbre desta empresa lidar toiros de quatro e cinco anos já feitos, decidi chamar à feira do toiro-toiro para que se percebesse que não se lidava novilhos mas sim toiros de quatro/cinco anos

T:Qual o segredo da empresa para levar os aficionados à Feira do Toiro-Toiro, em Alcochete?
A.C:O segredo da empresa para levar os aficionados a todas as Praças é a credibilidade na organização dos eventos de à 34 anos a esta parte. Com esta credibilidade adquirida pela seriedade, profissionalismo desta empresa, seguramente que os aficionados vão estar em massa na feira do toiro-toiro em Alcochete pela qualidade da feira e pela certeza que Toiros e Tauromaquia não irá defraudar o público que vai estar presente

T:Uma mensagem para os aficionados....
A.C:A mensagem que posso deixar aos aficionados é que estejam presentes nas Corridas de Toiros da época taurina de 2014 e nas seguintes que não se esqueçam que Toiros e Tauromaquia é uma empresa defensora da festa de toiros em Portugal com verdade e que sempre a defendeu como um marco da cultura portuguesa.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.