Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

RECORTADORES EM VILA FRANCA DE XIRA

No próximo sábado 28 de Junho chegam os melhores recortadores de toiros à praça de toiros de Vila Franca de Xira Às 22:00 horas celebra-se uma competição que reunirá os melhores...
24 de Junho de 2008 - 00:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 2511
RECORTADORES EM VILA FRANCA DE XIRA No próximo sábado 28 de Junho chegam os melhores recortadores de toiros à praça de toiros de Vila Franca de Xira Às 22:00 horas celebra-se uma competição que reunirá os melhores especialistas de Espanha e Portugal nas sortes de recorte, salto e quiebro.

No próximo dia 28 de Junho às 22:00 horas, na praça de toiros de Vila Franca de Xira, celebra-se pela primeira vez um concurso de recortadores com toiros puros. A empresa Tauroleve em conjunto com a Toropasión Espectáculos, entidade gestora dos concursos mais importantes de Espanha - entre eles o de Las Ventas - serão as encarregadas de colocar em marcha este campeonato com as máximas figuras da arte do toureio a corpo limpo.

Este tipo de festejos, actualmente em pleno auge, põe em valor a maestria e toureria de jovens que se enfrentam com a única ajuda do seu corpo a toiros em pontas. Cada vez são mais os aficionados que acodem em massa para presenciar estes eventos esgotando as lotações de muitas praças espanholas. Madrid, Salamanca ou Badajoz são algumas das cidades que já receberam com agrado este vibrante espectáculo.

Todas as sortes serão executadas pelos máximos expoentes de cada modalidade que surpreenderão os assistentes e que os levará a levantar dos seus assentos com perícias incríveis ajustando a cintura aos cornos de toiros de grande trapío destacando o valor,
forma física e desportivismo.

Estes jovens relembrarão as primitivas sortes do toureio a corpo limpo e executarão recortes, saltos e quiebros perante poderosos toiros das acreditadas ganadarias de Fernando Palha, Nuno Casquinha, Casa Prudêncio e Canas Vigouroux.

Entre os reconhecidos toureiros a corpo limpo destacam-se figuras como a do recortador espanhol Sergio Delgado que com os seus excelentes recortes conseguiu conquistar numerosos títulos ao largo da sua carreira. Este espanhol é o único recortador da história que foi proclamado Campeão de Espanha em três ocasiões. Também se destaca a presença de Iván Sánchez, uma das mais firmes figuras do panorama espanhol. Este jovem especialista conquistou os aficionados graças aos seus espectaculares voos sobre os toiros.

Quem presencie este espectáculo na praça poderá observar a perícia do madrileno que com um enorme valor é capaz de saltar por cima dos toiros de diferentes modalidades: volatín, a pés juntos, com tirabuzón, etc.

Está prevista a participação do extremenho Yon Ander García. Este jovem especialista converteu-se na revelação da temporada ao proclamar-se vencedor de várias etapas do campeonato nacional espanhol, entre elas em Múrcia no passado 15 de Março. Yon Ander, nascido em Quintana de la Serena (Badajoz), domina na perfeição a sorte do quiebro, destacando o quiebro de joelhos, e ajusta o impossível em cada um dos seus encontros com o toiro.

VENDA DE ENTRADAS
A partir de 26 de Junho, na bilheteira da empresa na Rua Serpa Pinto (ao lado da loja Singer), e no dia do espectáculo na praça de toiros. Venda de bilhetes nas seguintes agências: Arena, Festival, Cantinho do António e Papelaria Ex-tremis.

A Praça de Toiros Palha Blanco em Vila Franca de Xira encontra-se preparada para receber um espectáculo que permitirá viver, toda a família, a emoção de uma festa autêntica e extremamente popular.

DESENVOLVIMENTO DO ESPECTÁCULO
O espectáculo tem o seu início com o passeio dos especialistas, após o qual se procederá à apresentação de cada um de eles. Um depois do outro cumprimenta a direcção de espectáculo e posteriormente colocar-se-á na sua posição.

Os participantes dividem-se em grupos de três. Cada grupo lidará o toiro que lhe tocou em sorte no sorteio realizado previamente sob a presença do júri e da direcção de corrida.

Em cada toiro os participantes dispõem de 10 minutos para levar a cabo as sortes. Manterse-á sempre a ordem de actuação determinado pelo sorteio mencionado. O tipo de sorte a realizar será livre, pontuando os recortes, saltos e quiebros de 0 a 10 pontos. Um experiente conjunto de especialistas será encarregado de avaliar as perícias dos artistas a corpo limpo. A pontuação será definida em função da pureza, limpeza e dificuldade na execução da sorte realizada.

Lista de especialistas do concurso de recortadores
- Sergio Delgado de Madrid - 3 vezes Campeão de España
- David Ramírez "Peque" de Madrid - Campeão de Guadalajara
- Alberto García "Langosta" de Teruel - Campeão de Teruel
- Jorge Cervera de Valencia - Campeão de Santander
- Yon Ander García de Quintana de Badajoz - Campeão de Múrcia
- Hugo Herrera de Madrid - Campeão de Jerez de la Frontera
- Yoel Rodríguez de Toledo - Campeão de Cuenca
- José Méndez Castejón de Madrid - Campeão de Pozoblanco
- Iván Sánchez de Madrid - Campeão de Albacete
- Raúl Ramírez de Madrid
- José María Navarro de Valência
- Juan José Amores de Valência
- Emanuel Silva de Vila Franca de Xira
- Pedro Carolino de Vila Franca de Xira
- Bruno Carmo de Vila Franca de Xira
- Kali de Vila Franca de Xira
- Gil de Vila Franca de Xira

Mais informação: www.toropasion.net na secção Festejos 2008.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.