" /> " /> " />
Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Évora, a "Catedral" do Forcado

Évora foi a Capital do Forcado, tendo decorrido na Arena D'Évora, "pela mão" do empresário Carlos Pegado e da sua empresa Terra Brava, uma festa de homenagem a essa grande figura da tauromaquia portuguesa que é o Forcado.
31 de Março de 2008 - 00:00h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1462
Évora, a Como a equipa do Taurodromo teve oportunidade de referir, no passado Sábado, dia 29, Évora foi a Capital do Forcado, tendo decorrido na Arena D'Évora, "pela mão" do empresário Carlos Pegado e da sua empresa Terra Brava, uma festa de homenagem a essa grande figura da tauromaquia portuguesa que é o Forcado.

A Festa, na qual quase todos os Grupos de Forcados fizeram questão de estar presentes, começou logo a seguir ao almoço, pelas 14 horas, com casa cheia, numa demonstração de algumas Sortes antigas, como a Sorte Gaiola, a Casa da Guarda, a Pega de Costas, a pega na Cadeira a ainda a pega de Cernelha.

A seguir, realizou-se um torneio de "Pegas de Cernelha", o qual contou com a participação de 28 Grupos de Forcados Amadores, que, por eliminatórias, se enfrentaram com uma manada de Mertolengas.

Neste torneio, saiu triunfador o Grupo de Forcados Amadores de Alter-do-Chão, tendo ficado em segundo lugar o Grupo de Forcados Amadores de Montemor.

À noite, com cerca de ¾ da praça cheia, realizou-se uma Corrida de Toiros à Portuguesa, com a presença dos cavaleiros João Salgueiro, Victor Ribeiro e o praticante Manuel Lupi, para lidar toiros de Manuel Coimbra. As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados amadores de Montemor e Évora.

No final da Festa, todos estavam bastante agradados. Os aficionados, que tiveram a oportunidade de revisitar e de reviver práticas taurinas outrora realizadas e de assistir a uma Corrida de elevada qualidade, os Grupos de Forcados presentes, que viram a figura que representam ser homenageada e, por último, a organização, a empresa TerraBrava, de Carlos Pegado, que, pela sua grande iniciativa, vão tornando, cada vez mais, Évora na Capital do Forcado.

Não perca a reportagem fotográfica de toda a Festa do Forcado aqui, no Taurodromo.com.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.