
Vilamoura apostou forte nesta modalidade hípica, com a construção de 2 pistas de sílica, campos de areia, meia centena de boxes, vários restaurantes e bares. Uma verdadeira aldeia equestre inserida num dos mais luxuosos empreendimentos turísticos da Europa.
Com 36 provas em 21 dias, o Tour de Vilamoura foi dominado pelos cavaleiros do Reino Unido. A tradição manteve-se no último dia, com a vitória do inglês Scott Brash no derradeiro Grande Prémio de 2 estrelas.
Os portugueses destacaram-se nas provas de cavalos novos mas nos Grandes Prémios não conseguiram impor-se. A excepção aconteceu no penúltimo Grande Prémio, com vários conjuntos nacionais a conseguirem apurar-se para a barrage. Apesar da enorme expectativa criada, nenhum conseguiu chegar ao pódio. O irlandês Connor Swail foi o grande vencedor desta prova.
No encerramento do Circuito de Vilamoura, Planeta Equestre falou com alguns cavaleiros portugueses para saber o balanço deste mês de competição e quais os seus objectivos para o ano de 2009.