Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

XXV Aniversário do Falecimento de Paquirri

Francisco Rivera "Paquirri", Toureiro espanhol, nasceu em Zahara de los Atunes (Cádiz), a 23 de Março de 1948, sendo criado em Barbate.
26 de Setembro de 2009 - 02:43h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1608
XXV Aniversário do Falecimento de Paquirri Francisco Rivera "Paquirri", Toureiro espanhol, nasceu em Zahara de los Atunes (Cádiz), a 23 de Março de 1948, sendo criado em Barbate.

Fez o seu Debut (apresentação) como Novilheiro em 1962.

Toureiro poderoso e espectacular, destacando-se a sua pureza no toureio, era valente, dominador, excelente bandarilheiro e um grande estoqueador.

Tomou a alternativa de Matador de Toiros a 11 de Agosto de 1966, na Monumental Praça de Toiros de Barcelona, sendo seu padrinho Paco Camino e como testemunha Santiago Martín "El Viti". Nesta temporada totalizou 19 tardes em Espanha.

A 18 de Maio de 1967, apresenta-se em Madrid para confirmar a alternativa de matador de toiros na Monumental Praça de Toiros de "Las Ventas", tendo como padrinho de novo, o matador Paco Camino e como testemunha José Fuentes. Até final da temporada totaliza 66 tardes em Espanha.

Em 1968, faz uma série de corridas na América Latina, onde conquista os troféus "Escapulario de Oro del Señor de los Milagros" em Lima (Peru), "Del Señor de los Cristales de Cali (Colômbia) e "Del Señor de Monserrate de Bogotá (Colômbia). Em Espanha soma 67 corridas.

Confirmou igualmente a alternativa na Praça de Toiros de México, a 29 de Novembro de 1979, sendo seu padrinho o matador Raul Contreras "Finito" e testemunha Manuel Martínez, com toiros da Ganadaria de José Julián Llaguno, dá duas voltas no seu primeiro e cortou duas orelhas no seu segundo toiro.

Ao longo da sua carreira, alcançou Triunfos em diversas Praças de Toiros, como foram os casos de: 17 de Maio de 1969 em Madrid "Feira de Santo Isidro", praça onde conseguiu triunfar de novo mais cinco vezes, Pamplona em 1970, cortando 6 orelhas. Obtém igualmente triunfos em Castellón, Barcelona, Valência, Pamplona (5 orelhas e 1 rabo em 1971), Vitoria, San Sebastián e Nimes.

Actuou por mais de uma vez na Praça de Toiros do Campo Pequeno, nas célebres Corridas designadas por "Nocturnas de Verão", sendo na altura empresário o Matador de Toiros Manuel dos Santos.

Durante a sua Vida de Matador de Toiros, actuou com vários Matadores, os que a seguir mencionamos, foram os que mais vezes actuaram com "Paquirri": Dâmaso González, Pedro Moía "Niño de La Capea", Sebastián Palomo Linares, José Maria Manzanares, Miguel Márquez, Paco Camino, Santiago Martín "El Viti", Diego Puerta, Paco Alcalde, Luís Francisco Esplá, Miguel Mateo "Miguelin", Curro Romero, Vicente Ruiz "El Soro", Manuel Benítez "El Cordobés", José Luís Galloso, Júlio Robles, Emílio Muñoz, Juan António Ruiz "Espartaco", Rafael de Paula, Roberto Domínguez, Francisco Ruiz Miguel, António Ordoñez., Luís Miguel Domínguin, e Angel Teruel,

A 26 de Setembro de 1984, actuou na Praça de Toiros de Pozoblanco, tenho como alternantes nesta fatídica tarde os Matadores José Cubero "Yiyo" e Vicente Ruiz "El Soro", toiros da Ganadaria de Sayalero y Bandrés. Foi colhido com gravidade pelo toiro "Avispado", a cornada infligida por este toiro, rompeu-lhe as veias ilíaca, safena y femoral, e devido à distância que tinha que percorrer até ao hospital mais próximo, e ao tempo que demorou a lá chegar, veio a falecer na noite desse mesmo dia numa ambulância a caminho do Hospital de Córdoba.

Deste cartel faleceu um ano mais tarde, também vítima de uma cornada, o jovem alternante José Cubero "Yiyo" e "El Soro" foi obrigado a abandonar as arenas em virtude de uma lesão num joelho resultado de uma cornada.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.