Coincidindo com a corrida desta tarde em Barcelona, com a presença de José Tomás e Morante de la Puebla, o poeta catalão da Real Academia Espanhola, Pere Gimferrer, escreveu um manifesto de defesa dos toiros, segundo informa a ABC, sob o título 'La Libertad'.
O Prémio Nacional de Poesia de 1998, usou a sua escrita como "escudo" diante dos ataques dos "antis": "Queremos, por ocasião desta Feira de La Mercé, que reunirá dezenas de milhares de pessoas na histórica Monumental de Barcelona, fazer um chamamento a todos os habitantes da Catalunha. Não só os aficionados, mas também todos sem excepção: taurinos, antitaurinos e indiferentes à festa dos toiros.
Queremos recordar a todos os catalães que com a proibição da festa dos toiros, o que poderia ser proibido seria uma parte da liberdade, um espaço de liberdade que todos perderíamos".
E segue o autor de "Arde el Mar" defendendo os toiros e a liberdade: "Cada vez que a liberdade de alguém é negada ou limitada, a liberdade de todos perde peso, debilita-se, e fica diminuida. Queremos recordar diante dos nossos representantes parlamentares que terão de tomar a decisão: não só é a realidade cultural, festiva, tradicional, económica e social dos toiros o que está em jogo: é também a aprópria liberdade".
(Foto: www.burladero.com)
O poeta Pere Gimferrer faz um manifesto pela Liberdade Taurina em Barcelona!
Coincidindo com a corrida desta tarde em Barcelona, com a presença de José Tomás e Morante de la Puebla, o poeta catalão da Real Academia Espanhola, Pere Gimferrer, escreveu um manifesto de defesa dos toiros.
27 de Setembro de 2009 - 11:32h | Notícia por: Ana Martinho - Fonte: Burladero.com - Visto: 988 |