Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

II Corrida de Toiros RAPORAL - Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos no Montijo

Comemoração do 45.º Aniversário dos Forcados Amadores do Montijo
27 de Setembro de 2009 - 21:36h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1625
II Corrida de Toiros RAPORAL - Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos no Montijo 2ª. Corrida de Toiros da Raporal - Stec, para encerramento da Temporada no Montijo.

A Festa de Toiros em Portugal, não está muito bem. O que se passou ontem à tarde na Monumental Praça de Touros "Amadeu Augusto dos Santos" no Montijo, não foi um espectáculo muito digno da Aficción de qualquer canto da Geografia Taurina. Creio que todos os Aficionados Portugueses desejam que a Festa Brava, seja um espectáculo sério. Deve haver Seriedade na forma como são montados os cartéis pelos Empresários. Seriedade por parte dos Ganadeiros na selecção criteriosa dos curros de toiros ou novilhos a enviar para uma determinada corrida ou novilhada. Seriedade, desejamos que todos os intervenientes tenham ao participarem num determinado espectáculo. Só assim poderá haver mais público nas bancadas. Só assim poderemos dignificar mais a nossa Festa, e todos quantos se desloquem a uma Praça, sairão por certo satisfeitos e reconhecerão que valeu a pena o preço que pagaram por um bilhete, o que numa corrida e qual foi o artista que mais gostaram de ver actuar e de aplaudir.

Na tarde de 26 de Setembro, a 2ª. Corrida de Toiros da Raporal - Stec, integrada na Feira do Porco e organizada pelo Empresário e Apoderado Abel Correia, para encerramento da Temporada na Praça de Toiros do Montijo, saiu à arena um curro de Novilhos das Ganadarias de Rio Frio e Engº. José Samuel Lupi, que dentro da idade e dos pesos (460 a 565), estavam bem apresentados e cumpriram na generalidade.

Os meus destaques vão primeiramente para a excelente lide a sós do Cavaleiro Manuel Lupi, que lidou o 5º. Novilho, com o qual esteve muito bem a lidar, a bregar, a cravar quer os ferros compridos, quer os curtos, saindo como Triunfador máximo desta corrida.

O jovem e promissor Cavaleiro Miguel Moura, em cada actuação, vem primando pela excelente forma como monta, como conduz as montadas, como toureia e como crava. Quer nos ferros compridos, quer nos ferros curtos ou de palmo. Dá gosto ver este Jovem, no qual sentimos poder vir a ser um caso muito sério como Cavaleiro, quando for mais velho.

A pega do anterior cabo do grupo, José Luís Figueiredo, que brindou aos dois elementos da Comissão Fundadora deste Grupo, Senhores Albino Moura e Engº. José Lupi, executando uma excelente pega à barbela
O Cavaleiro Gilberto Filipe, também esteve muito bem na lide a sós, tendo igualmente tido um desempenho muito positivo.
O Maestro João Moura, que esta temporada, já o tínhamos visto muito bem, desta vez não lhe correram as coisas muito no toiro que lidou a sós.
Do Cavaleiro Alvarito Bronze, O que poderei dizer? Como Aficionado não tenho comentários a tecer.

O Grupo de Forcados Amadores do Montijo, que nesta tarde se fardaram os antigos e os actuais, para festejar e comemorar o seu 45º. Aniversário, tiveram uma tarde bastante positiva com a execução de pegas de muito boa nota, e para isso valeu o esforço e o empenho de alguns antigos e actuais forcados das Jaquetas das Ramagens.

Foram forcados da cara o actual cabo Ricardo Figueiredo que brinda a todos os elementos do grupo e se fecha à segunda, Mário Guardas, brinda a um espectador da bancada, à segunda tentativa, João Damásio , brinda à Senhora Galvão Teles, madrinha do grupo, Isidoro Cirne, brinda à Presidente da Câmara, por ser derrotado com bastante violência, recolheu em maca ao Hospital, sendo dobrado por Élio Lopes, José Luís Figueiredo ao qual já fizemos referência, Pedro Santos (segunda tentativa) e Claudio Bernardino (segunda tentativa).

Propositadamente, deixei para o fim o Sr. Alvarito Bronze, apenas dizendo que às suas duas saídas à arena, me recuso a fazer comentários.
Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.