" /> " /> " />
Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

A Cenografia do Toureio...

A actividade artistica na "Fiesta Brava"

16 de Agosto de 2010 - 08:33h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1417
A Cenografia do Toureio...

avier Ballester, artista plástico nascido na Cataluña em 1952, dedicou-se á banda desenhada

" underground ", tendo últimamente dedicado alguma da sua arte à " pintura taurina ", tendo apresentado alguns dos seus trabalhos em Madrid na galeria da " Monumental de las Ventas " como promoção da aficion Catalã.

Comenta, de que a " arte taurina " e a festa dos toiros, sejam talvez, uma das expressões artisticas mais exportadas de España e mais conhecidas em todo o planeta Terra.

Também Júlio Pomar, artista plástico português, dedicou algumas das suas obras, esculturas, cerâmicas e pinturas, ao tema em questão. Ilustrou o Livro de Poemas de António Osório chamado " Ofício dos Toiros ".

As corridas de toiros, autênticos " sistemas operativos", cheios de elementos pictóricos, cenografia, adornos e " odores ", elementos " acústico-musicais" , como as bandas de música, funcionam também com os seus " sub-sistemas " próprios, " sub-sistemas " esses em que toureiros, cavalos e cavaleiros, peões, picadores, peões- de- brega, ganadeiros,campinos,forcados, coudeleiros e público, actuam cumprindo autênticas "sub-rotinas" próprias de cada " quite ", embelezando com cada uma delas " o todo " que é sem dúvida o espectáculo taurino.

Sabendo que as corridas de toiros , são espectáculos de elevado valor artistico estético e pictórico, não se tem constatado, últmamente em Portugal, grande actividade artistica associada á festa, o que é por si só de lamentar.

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.