Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

Pasodoble "Marcial eres el más grande !"

Artigo de José Ferreira, relembrando Marcial Lalanda del Pino.

20 de Agosto de 2010 - 12:31h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1359
Pasodoble

Marcial Lalanda del Pino, nasceu nos arredores de Madrid em 20 de Setembro de 1903, tendo tirado a alternativa em Sevilha na Real Maestranza em 21 de Setembro de 1921, sendo seu padrinho Juan Belmonte e testemunha Jiménez Moreno " Chicuelo ",confirmando a alternativa em 7 de Maio de 1922 pelas mãos de Juan Luis de La Rosa.

Nesta mesma corrida deu-se a trágica morte do matador Manuel Granero em que um toiro de nome

" poucapena " o colheu num olho desfazendo-lhe a cabeça, num espectáculo de maior dramatismo de sempre das festas de toiros.

Toureu mais de 3 000 reses, e actuou durante 28 temporadas e criou para si mesmo a imagem de

" torero aritemético" sendo as suas faenas o mais puras e exactas, como de somas ariteméticas se tratasse, no cálculo dos terrenos, distâncias e resultados artisticos finais.

Toureou com grandes nomes como Juan Belmonte e Joselito, preferindo o estilo deste último e optando por colher bastantes ensinamentos do próprio que adaptou á sua forma de tourear.

Protagonizou o filme " Viva Madrid , que és mi pueblo !" onde se fazia a apologia da hospitalidade e simpatia dos Madrileños e do povo espanhol.

O Maestro Martín Domingo compôs um " pasedoble " que ainda hoje é muito interpretado pela bandas de música em quase todas as praças de toiros.

Hemingway disse sobre ele:

" Lalanda puede enfrentarse con cualquier toro y con todos ellos puede hacer un trabajo hábil y sincero. Como torero completo y científico es el mejor que hay en España, es el maestro indiscutible de la lidia actual "

Faleceu em 1990 com a idade de 87 anos, em Madrid quando dormia uma " siesta ".

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.