Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

III Encontro Internacional de Escolas Taurinas

III Encontro Internacional de Escolas Taurinas em Arruda dos Vinhos e Lisboa.

26 de Janeiro de 2010 - 14:08h Notícia por: - Fonte: Pedro Faria - Visto: 1079
III Encontro Internacional de Escolas Taurinas

Ainda relativamente ao III Encontro Internacional de Escolas Taurinas em Arruda dos Vinhos e Lisboa recebemos a seguinte noticia do Sr. Pedro Faria:

De 21 a 24 de Fevereiro de 2010, realizou-se pela terceira vez consecutiva o III Encontro Internacional de Escolas Taurinas, organizado pela Fundação João Alberto Faria, Tertúlia “O Piriquita” e Sociedade Campo pequeno S.A. com o apoio da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos.

Na quinta-feira, com o sol já recortando as verdes encostas da vila de Arruda, lidaram-se reses da Ganadaria de Falé Filipe.

Foi uma tarde rica de ensinamentos e experiências, onde a qualidade das bezerras permitiu aos alunos mostrarem as qualidades e o toureio que levam dentro.

Na sexta, logo pela manhã, na Adema foi o tentadero de Canas Vigorou, com a orientação do maestro Victor Mendes e dos respectivos professores das varias escolas presentes, proporcionando um tentadero de muito interesse.

À tarde também na Herdade da Adema, tentaram-se 6 bezerras da Ganadaria Palha, possibilitando assim aos alunos vindos de Espanha, França, México e Portugal a experiência única de tentarem numa Ganadeira lendária e de referência no panorama taurino mundial.

Pelas 22 horas, na Sede da tertúlia “O Piriquita”, o Coronel José Henriques tomou a palavra, falando de “ Torería e Rivalidad”. Uma vez mais o Coronel José Henriques proporcionou a todos os alunos e aficionados uma noite memorável, fazendo uma palestra de grande nível, carregada de entusiasmo, sensibilidade e muita “Torería”. Nesta noite participaram também os Maestros Vítor Mendes, Tito de San Bernardo, José Luis Bote e Gomes Escorial.

No sábado pela manhã os alunos tiveram uma aula de toureio de salão na praça de toiros de Arruda dos Vinhos. À tarde lidaram-se 6 bravas bezerras da ganadaria de São Torcato, onde os alunos proporcionaram grandes momentos de toureio.

À noite, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, o director da revista 6 Toros 6, José Carlos Arévalo, conferenciou sobre “ Ser Toureiro no século XXI”. De seguida houve uma conversa taurina com o tema “ O comportamento e futuro dos principais encastes”. O Coronel José Henriques foi o moderador e estiveram presentes José Carlos Arévalo e os Ganaderos D. Eduardo Miura e Dr. Joaquim Grave. Esta noite também ficará para a história, pela qualidade do debate e importância de todos os intervenientes.

No domingo o dia foi inteiramente passado em Lisboa, na Praça de Toiros do Campo Pequeno.

De manha os alunos tiverem a oportunidade de fazer uma visita à praça, acompanhados pelo Dr. Paulo Pereira, onde explicou toda a importância e historia desta praça emblemática.

A Tarde começou com a conferência “ Informação e formação do público taurino”, pelos jornalistas José Carlos Arévalo e Francisco Morgado.

Às 5 em ponto da tarde começou a Aula Pratica de Toureio, com 6 novilhos da ganadaria de São Torcato. A classe e bravura dos novilhos, o empenho, a arte e sentimento que todos os alunos demonstraram, proporcionaram ao muito público presente uma tarde de bastante interesse taurino, terminando assim este evento com uma jornada de enorme êxito.

De certo que ficará para sempre na memória destes rapazes, o dia em que puderam demonstrar todo o seu toureio na importante Praça de Toiros do Campo Pequeno.

Obrigado a todos os que tornaram possível a concretização deste III Encontro de Escolas Taurinas; Ganaderos João Folque, Joaquim Alves, Pedro Canas Vigoroux e Carlos Falé Filipe. Ao Maestro Vítor Mendes, ao Rafael Trancas, ao matador José Luis Gonçalves, ao jornalista Francisco Morgado, ao Sr. Nuno Casquinha e também ao Coronel José Henriques, pela sua simpatia, disponibilidade e paixão taurina.

Ao Jornalista José Carlos Arévalo e ao Ganadero D. Eduardo Miura, que muito nos honraram com a sua presença e sabedoria taurina.

Gostaríamos de agradecer também a todos os órgãos de comunicação social que colaboraram na promoção deste evento.

É com o sentimento de missão cumprida que os objectivos deste curso foram totalmente alcançados: Promover a cultura taurina e apoiar os jovens portugueses na concretização dos seus sonhos.

O nosso maior desejo, neste novo ano que se inicia, é “reanimar” a Festa, contagiando todos com uma energia cativante e positiva, fazendo acreditar que é possível com a ajuda e tolerância de todos, dignificar e enriquecer uma manifestação cultural que é de todos e para todos.

É urgente “fazer” para que a festa se faça “sentir”!

E Viva a Festa! Vivam os aficionados! Viva o Toiro!

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.