Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

" O Príncipe de Jerez ", Rafael de Paula...

Artigo de José Ferreira, hoje fazendo alusão ao matador de toiros Rafael de Paula.

09 de Novembro de 2010 - 07:43h Notícia por: - Fonte: - Visto: 1405

Rafael Soto Moreno de " apodo " Rafael de Paula, nasceu no Bairro de Santiago em Jerez de la Frontera no ano de 1940, sendo originário de uma família " gitana ". Nascido logo a seguir á guerra civil espanhola, encontrou na vida de toureiro uma saída para a sua humilde condição.

Apresentou-se em várias novilhadas em Sevilha, Ronda e várias outras praças da região da Andaluzia, tendo morto o seu primeiro novilho na Finca " La Martelilla ", novilho esse oferecido pelo Marquês de Domecq que ouvira falar muito do Jerezano "Gitanillo de Santiago ".

Recebeu alternativa na praça de toiros de Ronda em 1960, tendo como padrinho Júlio Aparício e como testemunha António Ordoñez, lidando toiros da ganadaria de D. Atanasio Fernández, tendo confirmado a alternativa 14 anos depois em Madrid, sendo seu padrinho José Luis Galloso e Julio Robles foi testemunha.

Diz-se do seu toureio com o capote, um dos melhores de sempre ou simplesmente
"magistral ", tendo trazido ás suas lides uma beleza e o sentimento " gitano " próprio do toreio " Flamenco ".
Na opinião de um grande critico tauromáquico as suas faenas antológicas " dão vida a uma pintura " ou ainda alguém escreveu " nasceu um partido taurino, o de Rafael de Paula".
Admirador de grandes figuras da tauromaquia, como Juan Belmonte, Chicuelo, Ordoñez, Pepe Luis Vásquez, afirma que o melhor terá sido Joselito " El Gallo ".

No ano 2000 tentou retirar-se das arenas continuando até 2002, ano em que lhe foi atribuida pelo Governo Espanhol, a Medalha de Ouro das Belas Artes.

Foi apoderado de José António Morante Camacho, tendo voltado a frequentar as praças de touros por causa deste e do seu toureio que apelida de " verdadeiro y clássico ".

São suas as seguintes palavras : " nací torero y moriré torero".

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2024 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.