Sábado, 11 de Julho de 2020
Taurodromo.com A tauromaquia mais perto de si.

PRÓTOIRO convida Associações e Tertúlias

PRÓTOIRO convida Associações e Tertúlias a integrarem a Federação Portuguesa das Associações Taurinas.

16 de Novembro de 2010 - 11:02h Notícia por: - Fonte: PRÓTOIRO - Visto: 854
PRÓTOIRO convida Associações e Tertúlias

PRÓTOIRO convida Associações e Tertúlias a integrarem a Federação Portuguesa das Associações Taurinas.

Comunicado PRÓTOIRO:

A PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, nasceu em Maio deste ano com o propósito de defender e de promover a tauromaquia em Portugal.

            É certo que a actividade da PRÓTOIRO, neste primeiro ano da sua existência, não foi tão visível como todos gostariam. Reconhecendo e até partilhando esta visão, temos contudo de salientar que foram criadas as bases para que a defesa e a promoção da Tauromaquia em Portugal se faça de forma organizada e reflectida: a verdade é que existe hoje legalmente uma associação cujo propósito é defender a tauromaquia e a economia ligada à Festa Brava. Podia ter sido feito mais, mas este não foi um ano perdido.

            O grande desafio nos próximos anos será, por isso, aproveitar e potenciar a estrutura já criada, o que só se conseguirá aumentando a representatividade e a base de trabalho da Federação: mais pessoas, mais ideias, mais influência, mais consenso, mais eficácia.

            A PRÓTOIRO, como qualquer associação de direito privado, assenta numa Assembleia-Geral, onde cada um dos Associados tem direito a um voto, que servirá para eleger a Direcção e para estabelecer as directrizes que nortearão a actividade da Federação. Desta forma, procurou-se que a PRÓTOIRO fosse realmente a expressão de todos os corpos que compõem a Festa, e salienta-se que, desta forma, as várias Tertúlias e Clubes Taurinos, que não representam mais do que as várias correntes da aficíon, tenham o mesmo, ou mais peso do que as associações dos profissionais da Festa. Na prática, uma tertúlia que seja associada na PRÓTOIRO tem exactamente os mesmos votos que a Associação Nacional de Grupos de Forcados, ou que a Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, por exemplo.

            Neste momento, a única tertúlia associada da PRÓTOIRO é a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, cujo presidente, Arlindo Teles, é também Vice-Presidente da Direcção da PRÓTOIRO. Os restantes Vice-Presidentes da Direcção da PRÓTOIRO são, relembre-se, José Fernando Potier (ANGF), Paulo Pessoa de Carvalho (APET) e João Santos Andrade (APCTL), sendo Presidente da PRÓTOIRO João Ribeiro Telles (SNTP).

            Esta Direcção da PRÓTOIRO reunir-se-á, no início do mês de Dezembro, para debater a actuação passada e futura da PRÓTOIRO, para que, no ano de 2011, esta Federação possa desempenhar o papel que até à data não passou de intenção.

            No entanto, para que a PRÓTOIRO possa ter o sucesso que almeja é desejável e necessário que tenha mais do que cinco associados, pois só assim se conseguirá que esta seja a expressão global da Festa de Toiros em Portugal.

            Por isso lembramos que se podem associar à PRÓTOIRO todas as tertúlias, clubes taurinos ou outros que, não tendo fins lucrativos, tenham personalidade jurídica. Ou seja, as empresas não se podem tornar associadas da PRÓTOIRO, mas podem fazê-lo todas as associações que, tendo um fim taurino, possuam um número de identificação de pessoa colectiva.

            As tertúlias e os clubes taurinos que pretendam fazer parte da PRÓTOIRO serão, ainda este ano, formalmente convidados a associar-se à PRÓTOIRO. No entanto, para que tais convites possam ser enviados, é necessário que as tertúlias e clubes taurinos manifestem essa intenção e nos forneçam os contactos para onde possamos enviar os respectivos convites.

            Apelamos, por isso, a todas as associações que pretendam fazer parte da PRÓTOIRO que nos informem acerca da respectiva denominação e contactos, fazendo-o para o e-mail da PRÓTOIRO: geral@protoiro.com

            A PRÓTOIRO nasceu para unir e para ser uma plataforma de defesa e de promoção da Festa, e é o local indicado para se ter uma participação activa, útil e efectiva no panorama tauromáquico nacional.

            Por isso, e para que se não diga que a PRÓTOIRO nasceu para servir alguns, fica feito o convite a todos aqueles que pretendem contribuir para o fomento, enraizamento e progresso da tauromaquia em Portugal para se juntarem à Federação Portuguesa das Associações Taurinas.

Juntos seremos mais fortes e conseguiremos fazer o que só alguns não conseguem.

 

Permanecendo ao dispor, subscrevemo-nos, 

A Direcção da PRÓTOIRO

Desenvolvido por PrimerDev Lda
Copyright ©2007-2020 Taurodromo.com, Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo, sem a expressa autorização.